Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Hepatite A no calendário de vacinação

Reclamamos deles, com motivo. Mas quando acertam, precisamos aplaudir: o Senado aprovou ontem  a inclusão de novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação da Criança, entre elas a de prevenção contra a hepatite A. O próximo passo será a sanção do presidente Lula*.


Julien Harneis - Wikimedia Commons 
Fiz um levantamento de quanto gastei com essas vacinas no primeiro ano da minha filha (2007 e 2008), em clínicas particulares. Somando todas as doses das vacinas de hepatite A, varicela e pneumococo, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada sete valente - que serão agora disponibilizadas gratuitamente pelo SUS - foram R$ 1.139,00.

Na época eu pensava: o que minha filha tem de mais importante que a maior parte das crianças brasileiras, que lhe dá o direito à proteção contra doenças que matarão muitas que não tiverem essa oportunidade? Ah sim, eu tenho cartão de crédito com um bom limite e posso parcelar as vacinas em 3 vezes sem juros. Tsc tsc tsc... Injustiça social sendo corrigida, ainda que tardiamente, por nossos parlamentares.

Lembrei dos meus alunos da alfabetização de jovens e adultos, que certa vez discutindo sobre o tema saúde falavam sobre a verdade absoluta de que dinheiro comprava saúde. Usei vários argumentos para tentar convencê-los de que isso não estava correto, citando casos de celebridades com câncer, hiv etc. Sem sucesso. Para eles, esses casos eram exceções.

Não, dinheiro não é sinônimo de saúde. Por outro lado, é sinônimo de oportunidades de prevenção e de atendimento médico-hospitalar de qualidade.

Minhas lindas irmãs, que fazem dois anos neste mês de novembro, nasceram num hospital público aqui de Brasília. No meio do parto, faltou luz e o hospital não tinha gerador. A médica gritou: "Segura, para de fazer força, que eu vou buscar uma lanterna lá no meu carro". Inacreditável. Depois as mulheres paridas ficaram num quarto com chuveiro frio, deitadas em péssimos colchões, sem analgesia. No meio da madrugada, a mãe biológica das meninas precisou ligar-nos pedindo mais roupa para as crianças, porque estava muito frio e no hospital não havia cobertas. Conto isso pra vocês com meus olhos cheios de lágrimas.

Prezados parlamentares: obrigada por esse importante passo que deram ontem, rumo à garantia de oportunidade de prevenção para todos os nossos brasileirinhos. Mas por favor, imploro, invistam mais na saúde pública deste País. Façam valer o direito à saúde disposto no artigo 6º de nossa Constituição Federal.

Tenho até um projeto de lei para propôr a vocês: representantes eleitos do povo, estados e Distrito Federal e seus familiares diretos podem utilizar-se apenas do SUS e de escolas públicas. No caso de utilização de serviços particulares, ficam sujeitos à perda do mandato e inelegibilidade por 8 anos. Que tal?


* Atualização em 11/12/2010:
Eu falava que devíamos aplaudir quando o Congresso acerta, né? Pois bem, o projeto de lei citado neste post foi vetado pelo presidente Lula ontem, simplesmente porque algumas das vacinas propostas já haviam sido recentemente incluídas no calendário básico de vacinação da criança. Fui conferir no portal do Ministério da Saúde e é isso mesmo. Inclusive uma das vacinas disponibilizadas atualmente, a pneumocócica conjugada dez valente, é superior à  proposta no projeto de lei - pneumocócica conjugada sete valente. Resultado? Nossas crianças continuarão sem vacina gratuita de hepatite A e varicela. #epicfail

0 comentário(s):

Postar um comentário

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?