Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 5 de junho de 2011

Hepatite C crônica: exames necessários

Como qualquer doença crônica, a hepatite C exige atenção. Um acompanhamento periódico com seu médico assistente - que pode ser um infecto, gastro ou hepatologista - é essencial para verificar a evolução do quadro e possibilitar as intervenções que se fizerem necessárias, no tempo certo.

Foto: Prefeitura de Olinda - Flickr CC


Em meu caso, a cada seis meses tenho consulta com meu super-infectologista Dr. José David Urbaez Brito [leia em Médicos porque o escolhi], quando faço uma série de exames para acompanhar meu estado de saúde em geral. 

Dr. José David Urbaez Brito - infectologista
Brasília (DF) Fone: (61) 3245-6129 
[infelizmente, não atende mais pela Cassi]

Há 10 anos, essa rotina de exames seria traumática, mas como conto pra vocês no post Dicas para vencer o medo no blog Apenas Mulheres de Verdade, meu pânico de tirar sangue foi totalmente superado. 

Assim, todos os meses de maio e novembro tenho consulta e faço exames de sangue de rotina, incluindo o perfil hepático. Uma vez por ano (maio), faço também uma ultrassonografia de abdome superior.

Neste ano, mais uma vez e graças a Deus, meus exames mostraram um quadro estável. TGO, TGP e GGT acima do normal, mas de acordo com o esperado no caso de portadores de hepatite C. As funções hepáticas estão preservadas e, como pode ser observado na ultrassonografia, o fígado está normal. A única alteração é um hemangioma já conhecido há tempos, que é inocente e não tem relação com a hepatite.

A quem interessar possa, alguns resultados (clique na imagem para ampliar):

Reparem que a queda das taxas em 2009 refere-se ao período em que me encontrava em tratamento (interferon/ribavirina)


Para completar o acompanhamento, a cada três anos sou submetida a uma biópsia hepática, para verificar a evolução da fibrose no fígado. A próxima biópsia está próxima (prevista para o final deste ano), mas ainda tenho a esperança de poder evitá-la realizando um novo procedimento aprovado pela Anvisa no segundo semestre de 2010: elastografia transitória. Trata-se de um equipamento similar a um ultrassom, registrado com o nome de Fibroscan, que é capaz de diagnosticar com precisão o grau de fibrose no fígado. Ele evita o procedimento invasivo que é a biópsia e todos os riscos nela envolvidos.

O objetivo deste post foi, em primeiro lugar, contar que tudo vai bem com a Ana Flor. =D
Além disso, fica o alerta aos leitores para o acompanhamento adequado de doenças crônicas, mesmo quando o quadro não costuma alterar-se de um exame para o outro (como vem ocorrendo, graças a Deus, comigo).

E você que acha que não tem hepatite C, mas nunca fez o exame, não deixe de ler o post Hepatite C: posso estar infectado sem saber?
Pior é que pode. 

24 comentários:

  1. Qual seria o periodo da janela imunológica para as Hepatites?

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo,
    A janela imunológica da hepatite C é de 70 dias. Leia mais aqui: Transfusões de sangue são 100% seguras atualmente?

    A propósito, obrigada pela visita e pelo comentário. Você acabou de entrar para a história do Animando-C por ter sido o autor do comentário número 1.000. Muito legal!

    Obrigada a todos os queridos leitores e comentaristas deste blog! Obrigada por partilharem toda essa trajetória comigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Flor,

    Sua mãe não poderia ter um jeito mais carinhoso de chamar as filhas: FLOR!!!!

    Também sou portador do bichinho C, ja fiz o tratamento e não obtive resposta, sou genótipo 1.

    Estou sem tratamento ha quase seis meses e essa semana estou voltando ao médico para ver se recomeço ou não!

    Semana passada fiz meus exames para ver a carga viral e etc: TGO, TGP tudo normal, dentro dos padrões. A ultrassonografia do abdômem mostrou td ok.

    Estou esperando resposta do exame da craga viral.

    Espero que o fibroscan seja logo disponibilizado no Brasil.

    Tenho 40 anos, moro em Boa Vista, tenho um filho de 15, divorciado, contador, funcionario público do TJ. Peguei HCV transfusão de sangue aos 16 anos, descobri que tinha hepatite C em 2004.

    Parabéns pelo site.

    Vamos lutar para viver muito e com qualidade de vida e ter uma vida de qualidade!

    Bjos.

    Mário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mario, como vc esta, gostei da sua declaração e va
      mos sim viver muito com qualidade de vida e primeira-
      mente com muita FÉ EM NOSSO PAI CELESTIAL.

      Excluir
    2. boa tarde ana flor ; vc conhece rio de janeiro ... pois é aqui já tem esse aparelho fibroscan; no hospital do fundão na ilha do governador. entre no site www.hospital do fundão .com.br . eu fiz o meu lá e é muito tranquilo . boa sorte e fique com deus ! bja

      Excluir
    3. oi ana boa tarde ! eu tenho consulta dia 11 de setembro com a minha médica para ser encaminhada para começar os documentos necessarios para poder pegar as medicações ; muitos me falam que as reações dos medicamentos são horriveis ; mais estou tranquila pois cada organismo reage de uma forma diferente e tenho fé em deus que tudo vai ser muito tranquilo pra mim . deus da o frio conforme o cobertor ! sou guerreira . bjs

      Excluir
  4. Oi Ana,

    Para divulgar no site que o fobroscan já está disponível no Hospital Albert Eisten:
    http://www.einstein.br/Hospital/Noticias/novo-equipamento-substitui-biopsia-no-diagnostico-de-fibrose-hepatica.aspx

    Abrços.

    Mário

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana

    Mesmo estando negativada há 6 anos, falo exames regularmente, a cada 4 meses. Minha médica "generala"(rs) pede todos necessários e mais alguns.Haja sangue!
    Ultrasonografia anual e PCR idem .
    Mas acho importante, necessário,pois sempre sabemos como estão as coisas.Faço quantos precisar e só tenho a agradecer por estar bem.

    um abraço carinhoso
    e sempre aqui (mesmo sem comentar)admirando seu trabalho e torcendo por você!

    ResponderExcluir
  6. oi ana ! tambem sou uma vencedora como voce nao pelo epatit c mas por um tumor maligno mas jesus nos deu a vitoria e vai ser para sempre beijos

    ResponderExcluir
  7. O Fibroscan pode ser realizado em Belo Horizonte na clinica Hepscan: hepscan.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana.

    Nem sei se você ainda aparece por aqui, mas preciso tirar uma dúvida...

    Nesta semana fiz um exame Anti HCV, e veio como "Não Reagente", mas o índice de leitura veio como 0.90 (a referência diz que é positivo acima de 1.0).

    Sei que, às vezes, esse índice de leitura só serve para assustar. Então vamos aos fatos:

    Sim, eu tenho tatuagens, mas fiz a última a mais de um ano (dezembro/2011).

    Sei que esta não é a forma mais comum de contágio, mas a última relação sexual que tive foi em Julho/2012.

    Considerando a janela imunológica da hepatite C (que vi aqui e em outros lugares que não passa de 80 dias) posso ficar tranquila com relação a esse 0.90 que veio me tirar o sossego?

    Sei que você não é especialista, mas a opinião de alguém que já passou por isso pode ser e grande valia.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você mencionou, não sou especialista, mas "não reagente" é negativo, independente do indice.
      Entendo sua preocupação e confesso que em seu lugar eu faria outro exame em outro laboratório só pra tirar a teima e esquecer essa história de vez! :)

      Excluir
  9. Mas aposto que dará "não reagente" de novo. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Voltei para contar sobre o segundo resultado. Fiz hoje, no mesmo laboratório, e o resultado já saiu! Sua aposta foi certeira!

      * Não Reagente
      * Índice de leitura: 0.18

      Dá para acreditar nessa variação? É só para me deixar preocupada mesmo... rs

      Bom, vim aqui dizer isso e te agradecer. Apesar de ser tudo apenas uma opinião sua, fiquei mais tranquila antes de refazer o exame, acredita?

      Acho super legal o tipo de atitude que você tomou, criando esse blog para ajudar quem está passando por isso ou tem dúvida ou curiosidade sobre o assunto.

      E tenho que dizer que o nome é bem apropriado!

      Um abraço bem apertado, e obrigada novamente!

      Excluir
    2. Uhuuuu Que boa notícia pra começar meu dia. Parabéns!!

      Excluir
  10. Oie!

    Muuuuuito obrigada pela resposta!

    Eu realmente quero fazer outro exame, e acho que farei isso logo na semana que vem.

    Depois volto aqui para te contar.

    ;)

    ResponderExcluir
  11. oi! queria te parabenizar pelo blog. estou muito apreensiva pois meu exame anti-hcv deu reagente. estou desesperada, aguardando o resultado do qualitativo, e torcendo pra dar negativo. sei q posso ter tido contato com o vírus, mas q o organismo pode ter combatido e posso não ter mais o vírus, mas queria saber quais as chances q tenho de dar negativo. já vi em outro site q é em torno de 15%. será q é isso mesmo? o meu médico falou q a a chance é quase zero de dar negativo. depois volto aqui pra contar o resultado. obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de dizer algo sobre o fibroscan. quem precisa fazer o exame e tiver plano de saude que cobre a Biopsia de figado deverá procurar seus direitos na justiça pois existem vários julgados de liminares e ações que os juizes deferem a realização do exame. Para os que já pagaram , o certo é pedir o reembolso do convenio. Não existe sentido limitar um exame que é invasivo , não expõe o paciente a nenhum risco e ainda sai mais barato para o convênio , pois na biópsia hepática além de possuir vários risco( tanto que o paciente assina um termo de consentimento informado para poder realizar este exame) o convenio gasta mais pois o paciente interna , usa um leito do hospital anestesia etc. A lista a a ANS não é taxativa ela muitas vezes é exemplificativa e somente o médico poderá saber o que é melhor para o paciente o convênio não é o dono da verdade.

    ResponderExcluir
  13. Estou em tratamento com terapia tripla (Telaprevir+Ribavirina+PegInterferon). Meus piores efeitos colaterais até o momento, estou na semana 5, foram rash cutâneo leve (grau 1), coceira em várias partes do corpo, febre baixa (<38 graus) várias vezes por semana, diárreia leve, alteração no humor leve, anemia. Estou tentando levar a vida normalmente, atenta as limitações, trabalhando, fazendo atividade física para manter o corpo em movimento mas sem preocupações com desempenho ou emagrecimento.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, fiquei feliz Por descobrir este site. Tem alguns meses que descobri que tenho hepatite c do genotipo 1 subtipo 1b, estou meio perdida não sei muitas coisas sobre, e sou muito ansiosa, fico preocupada ,com medo e muito insegura cm td isto. Tenho tido muito apoio do meu marido; mas qto mais leio a respeito fico mais tensa. Acho que a próximo exame vai ser pra ver a fibrose, ainda estou com o exame da genotipagem pra levar pro médico na segunda. Vou estar sempre por aqui agora para aprender e encontrar pessoas como vcs, para ter mais experiências. Quero tbm encontrar algum grupo de bate papo com pessoas que vivem esta mesma experiências! Creio em Deus que tds dará certo para cada um de nós.Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri que to com hepatite c tem 9 meses eh não comecei fazer tratamento,to desesperada to com muito medo...

      Excluir
  15. Quais os riscos da biópsia hepática ?

    ResponderExcluir
  16. Fiz o teste de hepatite e deu reagente, mas so consegui marcar exame pelo sus so em agosto de 2018,posso correr risco de morte pela demora?

    ResponderExcluir
  17. Descobrir que tenho hepatite c ha 9 meses mas não consegui fzr o tratamento ainda pode agravar pela demora?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?