Hoje é sexta-feira - dia da minha aplicação semanal do Interferon. A escolha da sexta foi estratégica: como os efeitos colaterais são piores nos primeiros dias, tenho mais possibilidade de estar apta para o trabalho durante a semana. Além disso, aos sábados e domingos conto com maior apoio da minha família.
Hoje fiz a 24º aplicação - 5 meses e pouquinho de tratamento. Às vezes parece muito. Às vezes parece pouco, porque nem cheguei ainda à metade.
O dia de hoje é como se fosse um "dia D". (O interessante é que o tratamento é cheio de "dias D", ou seja, são vários os momentos cruciais, vários veredictos ao longo do processo. Algumas vitórias, algumas derrotas, e assim se vai caminhando.)
Histórico de "dias D":
- 4ª semana de tratamento. Exame: PCR qualitativo. Resultado: ainda detectou o vírus. Comentário: é natural, já que meu genótipo é o mais resistente ao tratamento (1).
- 12ª semana. Exame: PCR quantitativo. Resultado: era pra dar zerado, mas não deu. Caiu bastante, mas não o que deveria. Comentário: isso significa que "não sou uma boa respondedora". Minhas chances de cura? 40%.
- 24ª semana. Exame: PCR qualitativo. Resultado: aguardando. Comentário: não poderá detectar o vírus no meu sangue. Se ainda detectar, não compensa continuar o tratamento. Minhas chances seriam de 1%. Tenho muita fé, mas também sou realista. Estou ciente das possibilidades. E fazendo a parte que me cabe.
Agradeço o apoio de todos que se solidarizam comigo a cada sexta-feira. Parece contraditório, mas desejo do fundo do coração continuar passando por isso por mais muuuuitos meses - pois seria sinal de que o tratamento estaria funcionando e que eu continuaria com chances.
Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
24ª semana de tratamento
Postado por
Ana Flor | Twitter: @AnimandoC

Marcadores:
Tratamento da hepatite C
Assine o feed ou receba os artigos por email. Siga o blog no Twitter
Artigos Relacionados:
8 comentários:
Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!
PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
De novo, a força do pensamento comanda tudo...
ResponderExcluirForça, amiga!
Flor, estamos aguardando o resultado da 24ª semana. Alguma novidade? Eu, mais do que ninguém, sei que você sairá bem desta parada.
ResponderExcluirAmigos, o resultado do PCR da 24ª semana está previsto para 12 de maio. Aguenta, coração!
ResponderExcluirFé é a certeza do que não pode se ver
ResponderExcluirEsperança que do céu vem para acender
Chama viva em nós
Que move o coração de Deus
E traz a existência até o impossível
Fé que muda a história de quem crer
E o tempo faz até retroceder
Pela fé tenho forças para tocar em Deus
Pela fé eu posso ver o impossível
Já me enxergo no milagre
Que eu sei que vou viver
É a fé que me protege do inimigo
Pela fé eu vou lutar
Pela fé eu vou vencer
Pela fé em ti Jesus vou viver
Em janeiro descobri ser portador da hepatite c, depois de varios exames comecei o tratamento com interferon peg e ribavirina. Na 12 semana o pcr deu negativo, mas eu já vinha lutando para continuar o tratamento pois o meu organismo não aceitava os medicamentos , Hemoglobina caia para 6
ResponderExcluirplaquetas 49000, neutrofilos chegaram a 500. Passei a tomar outras injeçoes para tentar manter estes indices melhorados como eritropoetina para hemoglobina 3 por semana e filgastrim para os leucocitos 2 por semana. as hemoglobinas não deram resultados onde tive que fazer transfusao de sangue por 3 vezes. Cheguei a achar que havia estabilizado em 10 mas recentemente voltaram a cair para 7,5 e as plaquetas abaixaram mais. Já completei 20 semanas mas o meu medico disse que terei que interromper o tratamento, pois não estava mais suportando os efeitos e que eu estava em alto risco. Meu genotipo é o 3 , farei esta semana novo PCR para verificar se continua negativado e o que me sobrou é rezar para que se mantenha .
Me esforcei e sofri demais para chegar ao fim espero que tenha valido a pena pois a decepção de parar o tratamento tão perto não consigo nem descrever.
Abçs e sorte a todos
Ao anônimo do dia 18 de dezembro.
ResponderExcluirMeu caro amigo, não desanime, continue com fé, nunca se esqueça que Deus não dá o frio maior que o coberto. Somos bambus, envergamos mas não quebramos,e ainda por cima saimos mais fortalecidos em nossas jornadas. Sou portadora da HCV, fiz o tratamento por 48 semanas, infelizmente não negativei, me colocaram em um novo grupo de tratamento, aguardando esses novos medicamentos. Minha consulta será maio/2012, sinceramente espero não precisar de um novo tratament, tenho fé que tere uma grata surpresa em minha próxima consulta.
Gostaria de saber se álguem conseguiu ficar curado, pois em todos os blogs que vejo,não vejo nada sobre a cura e sim que não conseguiram negativar o vírus.Vocês conhecem álguém?
ExcluirGraças a Deus, muitas pessoas ficam curadas sim. Se você ler os comentários de vários artigos deste blog, felizmente verá muitos relatos nesse sentido.
Excluir