Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Portadores de hepatite C recebem indenização por omissão do Estado

Numa sociedade capitalista onde o dinheiro muitas vezes acaba prevalecendo sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, talvez essa seja uma boa notícia: será que continuaremos presenciando tanta omissão se isso começar a doer no bolso?

Duas ações indenizatórias foram ganhas por pacientes com hepatite C, ambas no valor de R$ 60 mil (não paga o sofrimento, mas dá um animozinho, né?). A União Federal foi considerada culpada por omissão no alerta e divulgação da hepatite C e o município de Porto Alegre foi condenado solidariamente por caber à Vigilância Epidemiológica Municipal a realização de testes para diagnosticar as doenças epidêmicas transmissíveis.

Acredito que agora muitas pessoas que apresentam comprometimento hepático F3 ou F4, tendo chegado nesse estágio por falta de esclarecimento e encaminhamento adequado, buscarão o mesmo caminho.

Saiba mais:

7 comentários:

  1. boa tarde tenho 40 anos, estou em tratamento a sete meses , mas não sei o meu comprometimento hepatico ,so a carga viral 4065 milhoes , não faço parte de nenhum grupo de risco , e entrei na justiça para receber auxilio doença , descobri a doença na doação de sangue , antes disso nunca me foi pedido nenhum exame para detcção!
    Neia
    ne_ia_d@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho 29 anos. Ao nascer em 1981, tive várias complicações de saúde e recebi transfusão de sangue por diversas vezes. A parti dos 15 anos, procurei deversas especialidades médicas, pois tinha muitos problemas de saúde. Em várias consultas, com diferentes especialistas, sempre relatei meu histórico por achar que poderia ter algo a ver com o meu passado.
    Cansada de não descobrirem nada, procurei na internet... Foi num site de certa Ong, que algo me chamou a atenção - QUEM REALIZOU TRANSFUÇÃO SANGUÍNIA ANTES DE 1992 PODE ESTAR COM HEPATITE C. Curiosa, li todo o artigo.
    Em minha próxima consulta, pedi a médica que me receitasse o exame. Ainda tive de ouvir que dificilmente teria a doença mas, por CONSIÊNCIA, me daria a receita.
    Não deu outra. Possitivo para Hepatite C, genótipo 1 e 4 (muito raro ter dois).
    Ao receber o diagnóstico, os sentimentos se misturavam... medo, raiva, impunidade... pois foram mais de 14 anos me tratando com diversos médicos, e nunca seguer insinuaram que seria bom fazer o tal exame e (antes disso) eu nunca havia ouvido falar sobre essa doença.
    Se não tivesse pesquisado de uma forma outra, sabe-se lá quando eu iria descobrir o problema... ou seria mais uma a morrer um dia por CAUSAS DESCOMHECIDAS!
    A omissão é tão grande, que os próprios médicos desconhecem o problema.
    Hoje eu sei que a coseira que tive por 5 meses durante minha gravidez em 2005 se deu pela Hepatite. Na época fiz tantos exames, não podia tomar nada por não descobrirem as causas, sem falar da sensação de medo (pois vai saber qual seria as conseguências da coceira na criança que estava por vir).
    Este é apenas um exemplo entre tantos outros que poderia citar. Mas o caso é que está na hora dessa omissão ter um fim!
    Eu estou tentando juntar o maior número de provas para entrar na justiça e acho que quem, assim como eu, se sentir injustizado de uma forma ou de outra deve fazer o mesmo.
    Se ganhar, nada mais justo! Será para compensar um pouco pelos dias de trabalho perdidos indo atrás de médicos em outras cidades, sem falar da quantidade de remédios que jamais precisaria ter tomado.
    Está mais do que na hora desse povo do ministério da saúde acordar!

    ResponderExcluir
  3. sou portadora de hiv e hepatite c,em relação ao hiv faço o tratamento direitinho e minha carga viral esta zerada,mais já em relação a hepatite c ao fazer a biopsia para conseguir os medicamentos de graça não obtive exito na biopsia ocorreram complicações e corri até risco de vida,gostaria de saber se existe alguma outra maneira para que eu consiga receber esses medicamentos sem a necessidade da biopsia . Será que alguem pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  4. fui demitida do trabalho fazendo tratamento da hepatite c, recorri e a empresa cancelou minha demissao e me encaminhou ao inss pereicia sera em março/2012

    ResponderExcluir
  5. Oi! sou portadora da hcv, descobri em fevereiro de 2011,mais minha medica so vai tratar agora,porque eu pedi...pois não quero conviver com esse virus que pode me trazer problemas futuros.
    será que poderia já estar curada? afinal fevereiro de 2011 para 2012. vou fazer ainda a biopsia só em 9/5/2012 para depois tratar... mais tudo bem ... vou tratar.
    A respeito do tratamento,vou poder dirigir carro,afinal é o meu trabalho registrado,so faço isso.
    quero trabalhar,preciso muito,mais tenho que saber se vai afetar meus reflexos no transito,afinal passo o dia todo no transito.
    trabalho das 7h30 às 20hs direto com o carro,só paro par almoçar.
    e requer bastante atenção,já que não é só eu,e sim alunos.
    Sou instrutora de auto escola.
    gostaria de uma resposta logo...pois já esta chegando a hora ...
    e já estou com muito medo... obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Estou em tratamento e meu auxilio doença vençe em 31/01/13. Tenho que voltar a trabalhar e eu quero muito isso. O problema é que uma nova portatia interna em meu trabalho (governo de SP)DETERMINA QUE QUEM FICAR ACIMA DE 45 DIAS AFASTADO POR DOENÇA, SERÁ AUTOMATICAMENTE TRANSFERIDO AO RETORNAR.Isso comprometeria todo o sofrimento pelo qual eu passei e estou passando e comprometeria a minha saúde. Tem como entrar com uma medida cautelar?

    ResponderExcluir
  7. boa tarde sou tec em enfermagem e apos iniciar trabalho em um hospital descobrir q estou com o virus da doenca nao recebi nenhuma assistencia do mesmo hospital e fui dispensada sem mesmo passar no medico do trabalho esta correto isto?

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?