Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

2011... Esperança no retratamento da hepatite C

Nesta semana tive consulta de acompanhamento com meu infectologista, Dr. José David Urbaez - que eu adoro e indico sempre. Costumo fazer exames de sangue (perfil hepático) a cada 6 meses.

Ainda não fiz os exames, mas queria compartilhar com vocês a perspectiva de começar o tratamento de novo em 2011, dessa vez com o Telaprevir associado - um inibidor de proteases que impede a replicação do vírus.

Venho acompanhando as notícias do Grupo Otimismo sobre as pesquisas com esse medicamento (e de vários outros também em teste). E é muito promissor! Fala-se em 70% a 80% de cura em tratamento do genótipo 1 - o mais resistente (e, por infelicidade, o meu). Se para alguém parecer pouco, eu garanto que é um resultado incrível!

Atualização em 09/11/2009: Inibidores de Proteases Telaprevir e Boceprevir

Fiquei super entusiasmada, porque 2011 já está aí, é só a gente piscar que lá se foram 2009 e 2010.

E antes que alguém diga que estou louca por querer passar logo por tudo aquilo de novo (acrescido dos efeitos colaterais de mais um medicamento), eu respondo: eu quero é ficar curada!!!

Se essa previsão de 2011 se confirmar, se eu conseguir fazer o tratamento e se ficar curada, quem sabe ainda dá pra pensar num novo bebê depois de um tempo? Não estarei tão velha assim...


"Posso porque acredito que posso."
Virgílio



Atualização em 17/11/2009: Tudo voltando ao normal nos exames, lembrando que normal no meu caso é TGO, TGP e GGT mais elevadas do que deveriam estar.
Me queixei com o Dr. David: "Pôxa, essas taxas estavam tão lindas durante o tratamento... agora já estão subindo tudo de novo!"
Ele respondeu com uma pergunta graciosa: "Não quer ficar usando interferon o tempo todo só pra elas se manterem baixas, né?". A resposta é: "NÃÃÃÃÃÃÃO!!!"


TGO: 66U/L (Valor de referência mulheres: 13 a 35 U/L)
TGP: 90 U/L (Valor de referência: 10 a 49 U/L)
GGT: 84 U/L (Valor de referência mulheres: menor que 38 U/L)

No mais, tudo ok - indicando que o funcionamento do fígado está jóia, jóia.

Nova biópsia? Somente em 2012.
Isso se eu já não estiver curada até lá...

12 comentários:

  1. Amiga,
    É tão emocionante passar por aqui e ler seus relatos de lutadora incansável! Tenho muito orgulho da minha amiguinha e tenho fé na sua cura!
    Beijos
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  2. Flor
    Como você citou o seu médico...
    já viu médico se emocionar, ficar com lágrimas nos olhos por ver seu resultado negativo e as transaminases normais novamente? Eu, já!
    E é dessas pessoas maravilhosas que os pacientes -sem exceção de nenhum - precisam; e que fazem com que as pessoas voltem a ter esperanças onde tudo parece perdido...
    bjs

    ResponderExcluir
  3. SOMENTE HOJE DESCOBRI SEU BLOG ,ESTOU COM DIAGNOSTICO A CONFIRMAR E JA TENDO VOCE COMO EXEMPLO DE VIDA....

    ResponderExcluir
  4. tenho uma irmã com HCV por volta de 12 anos. Ela já fex 2 tratamento sendo o ultimo com interferon. a barriga, no lugar das aplicaçoes ficou muito traumatizada e aí ela parou e disse ser em definitivo e agora curte a vida que tem, nao se procupa mais em ficar sem o vírus, boa da doença e nem parece que carrega essa bomba em si.Sempre teve o hábito de comer bastante frutas e, realmente seu semblante, sua disposição são de dar inveja.Ficou muito debilitada com a medicação durante o tratamento mas, agora, parece muito bem.Apesar de ficarmos aflitos (os irmãos) ela decidiu nao fazer mais tratamento algum que lhe machuque. Curte o neto a sua casa de praia e todos os festejos pode chamá-la que ela vai. A sua médica está surpresa com o seu aspecto geral no momento. É perfeito

    ResponderExcluir
  5. sou portador do hcv e vitima do plano de saude unimed que após fornecer o tratamento por 56 semanas,suspendeu o mesmo,sem aviso prévio e comprometeu a evolução do mesmo já que a carga viral vinha decrescedo até negativar,sendo necessario,ainda,mais 28 semanas de tratamento com interferon peguelado+ribavirina.procurei a justiça e consegui obrigar a unimed a continuar o
    tratamento,porem a demora da sentença prejudicou
    a continuidade do mesmo.Segundo o médico,terei que aguardar 6 meses para verificar-mos se o vírus será novamente detectado ou se houve de fato a negativação.EM caso de detecção terei que reiniciar o tratamento da estaca zero, segundo o médico, passando por todos os efeito colaterais, os quais se manifestaram de maneira muito agressiva no meu caso. Não sei se terei disposição para enfrentar novamente o tratamento, já que não tenho lesões no fígado.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho o genótipo 1, fiz tratamento há 4 ou cinco anos, de 6 em 6 meses monitoro a doença, não fumo, não bebo e cuido a dieta na medida possível, tenho 63 anos e estou bem...mas...se houver esse novo tratamento, o farei quero estar curado,independente dos efeitos...e quero todos curados inclusive eu...boa sorte...e que 2011 venha o tratamento que todos esperam....

    ResponderExcluir
  7. Oi estou muito triste esta semana, fiz tratamento em 2009, negativei durante o tratamento e um mes depois,o virus voltou... voltei agora em 2011 e a médica disse friamente , e ai quando vai fazer..
    pois a cada dia o figado perde um pouquinho, o meu genotipo é o 1, mais dificil, estou lendo opnioes para melhorar o meu astral...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fe em Deus. E se anime porque a vida e uma so.... E Deus conhece, cada parte e nrcessidades, de nosso corpo. A fe remove montanhas.

      Excluir
  8. Semelhante aos colegas também estou na espera desta nova medicação e se é para tomar, vamos lá! De um lado tenho minha infectologista que diz: você precisa tomar esta nova medicação (Boceprevir) e de outro lado minha hepatologista diz: vamos aguardar um pouco mais. É dificil viver nesta confusão de opiniões sobre o uso deste remédio. Certeza mesmo só na cura divina, e eu estou na espera deste milagre. Enquanto isso eu vivo, simplesmente vivo um dia após o outro. Feliz 2012 para nós que esperamos pelo milagre de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Fiz o tratamento, 48 semanas, negativei, 6 meses o virus presente, o SUS nao quer mim conceder o retratamento.
    O que Eu faco, pois tenho esperanca no retratamento.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, pessoal, pela visita ao blog e por terem compartilhado seus comentários conosco.
    Ao longo desses anos, escrevi posts mais atuais sobre o retratamento. Se quiserem, deem uma passadinha por eles.

    Caro Ruan,
    Em primeiro lugar, você deve ouvir a opinião de seu médico. Entendo sua ansiedade por um novo tratamento para poder ver-se curado logo. Mas em alguns casos pode ser melhor esperar. Tudo depende de alguns fatores, como o comprometimento do fígado.
    Eu mesma estou esperando, porque tenho fé nos avanços da ciência. Há novos medicamentos sendo testados, inclusive sem necessidade de associação com interferon e ribavirina. Já pensou que beleza?
    Você tem a opção de entrar na justiça requerendo o retratamento. No site www.hepato.com há modelos de documentos para dar entrada em ações judiciais desse tipo. Mas pesquise bem se isso é o melhor a se fazer em seu caso. Converse com seu médico e procure uma segunda opinião se não se sentir 100% seguro.
    Seja qual for sua decisão, lhe desejo sucesso!

    Beijo a todos!

    ResponderExcluir
  11. oi, Ana Flor,

    Em 2005 descobri que tenha hepatite c, só este ano é que passei para o estágio 2, sendo indicado o tratamento que inciarei mes de agosto deste ano.
    já tinha lido bastante sobre a minha doença e o tratamento e ultimamente te achei por aqui.
    Adorei seu relato, sua sinceridade!! obrigada por compartilha estes momentos. Vou ficar por aqui, acompanhando seu trabalho e iniciando o meu tratamento.bjos.Rilma Campos

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?