Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que mudou na minha vida depois que contei que tenho hepatite C ao mundo (literalmente, já que foi pela internet)

Não muita coisa. Eu achava que ia ficar estigmatizada, que as pessoas iam se referir a mim como "aquela da hepatite C", que alguns iam ficar com pena e outros iam ter preconceito.

Não sinto que essas coisas tenham acontecido. As pessoas continuam me tratando da mesma forma, como a amiga querida, a mãe dedicada, a profissional que se envolve com o trabalho mais do que muitas vezes deveria, a chata certinha etc.
E as pessoas que não gostavam de mim? Continuam não gostando.

Diga-se de passagem, teve gente que não teve a mínima pena de me puxar o tapete quando eu estava em pleno tratamento, super debilitada. Olhando por outro ângulo, isso até pode ser um bom sinal: não quero ser tratada com diferença, nem vista como doente.

Eu não sou doente. Falando francamente: não me sinto doente, não tenho sintomas de doença, tenho uma excelente qualidade de vida, uma família linda, um bom trabalho e sou muito feliz. Definitivamente, não sou uma pessoa por quem se deva sentir pena.

Tive a infelicidade de ter sido contaminada com o vírus da hepatite C quando ainda era criança e por isso preciso tomar cuidados com o meu fígado (não que todas as pessoas não devam ter esse cuidado também...), fazer acompanhamento com um bom especialista e ter fé.

Fé na evolução da ciência, nos novos medicamentos que estão sendo pesquisados, na cura.

Se eu não tenho medo?
É claro que tenho!!! Minha filha tem dois anos e quero vê-la crescer!

Se quero sofrer de novo todos os efeitos colaterais do tratamento?
Não... e sim, porque se é esse o meio que tenho para eliminar o vírus do meu organismo, passo por ele quantas vezes forem necessárias (mas espero, sinceramente, que a próxima seja a última, porque ninguém merece!).

Acho que algumas pessoas (poucas, felizmente) tem preconceito sim. Mas é, como em qualquer tipo de preconceito, pura ignorância. Eu já disse, e repito, que não pretendo doar sangue pra ninguém. Então, não precisa ter medo de mim, ok? (rs)

O meu recado pra quem também tem esse vírus ou qualquer outro problema de saúde: mantenha o ânimo e procure ser feliz a cada dia. E pra quem não tem: mantenha o ânimo e procure ser feliz a cada dia - porque cada um tem os seus "monstrinhos", sejam em forma de vírus ou não.


Ajude a divulgar a hepatite C, uma doença grave que atinge 4 milhões de brasileiros, sendo que 95% não sabem que estão contaminados.
Não custa fazer o exame.
O que custa (e MUITO caro) é deixar o vírus ir lentamente (e silenciosamente) acabando com seu fígado.

4 comentários:

  1. DESCOBRI QUE TENHO HEPATITES C,COMECEI A TER DIARREIA E DEPOIS DE TODOS OS EXAMES E CAMINHAR MUITO E POR INICIATIVA MINHA OS MEDICOS RESOLVERAM FAZER,TEMIA QUE TERIA AIDS ,,,NEGATIVO ,,,MAS SOU C POSITIVO COM GENITIPO 1,ATE O MOMENTO CARREGO ESTE FARDO SOZINHA ,NAO CONTEI PARA NINGUEM ,ATE PORQUE VOU ENCONTRAR PRECONCEITO NA FAMILIA E COM MEU MARIDO TAMBEM E COMO ORIENTAÇAO MEDICA TIVE ALTERNATIVAS ,FAZER IMEDIATAMENTE O TRATAMENTO ,ESPERAR LANÇAMENTO DA NOVA MEDICAÇAO PARA PROXIMO ANO,,,ASSIM ESTOU ESPERANDO O NOVO MEDICAMENTO E A CORAGEM PARA CONTAR ,NAO SOU E NEM NUNCA FUI PROMISCUA E PENSO QUE FUI PREMIADA EM UMA TRANFUSAO DE SANGUE QUANDO RETIREI UM TUMOR EM 1989...MOMENTOS DE DESESPERO ,TRISTEZA POR NAO PODER COMPARTILHAR...E ATE O PIOR JA PASSOU PELA MINHA CABEÇA,ALGUEM PODE ME DAR UMA PALAVRA E UM CONSELHO?

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor!!
    A cinco meses descobri que tenho hepatite C, ate alguns dia estava bem tranquila.
    Eu passei por uma transfusão de sangue quando era criança e agora com as campanhas fiz o teste e acusou.
    Fiquei um pouco desanimada quando li que o tratamento faz cair o cabelo, que emagrece.

    como você se sentiu e ficou??

    Amei esse seu blog é muito bom trocar informções..
    Estou fazendo um para mim a minha idéia era essa.

    abs

    Patrícia

    ResponderExcluir
  3. ei... vc que tá toda desesperada ou triste, não sei;com o nome de anônimo... quer conversar comigo ??? meu email é creionacura@hotmail.com e posso tirar um monte de dúvidas se tiver, começo a tratar essa semana e posso compartilhar com vc se quiser e entenda::: ESTÁ TUDO BEM E ESTA NÃO É A PIOR DOENÇA DO MUNDO.

    ResponderExcluir
  4. Oi, aqui é a Bia, rsss... Vou virar comentadora acídua desse blog agora que iniciei o tratamento contra a Hepatite C. Bem, primeiramente queria dizer cara anônima (a primeira que postou) para não ter medo nem vergonha de contar que tem HepC e que vai iniciar o tratamento, mas conte apenas para seu marido, para alguns colegas de trabalho (principalmente o chefe de setor ou diretor) e para seus amigos mais chegados. Não que o fato de ter o vírus faça com que alguém te trate com discriminação, mas é porque algumas pessoas precisam realmente saber que você vai fazer esse tratamento tão difícil, no caso de você ter algum efeito colateral mais forte, ou precisar atendimento médico ou faltar no trabalho em uma eventualidade... Sei que é difícil levar isso sozinha, é o que fiz até sair o meu tratamento, quando não tinha mais como esconder. Vai lá, fala e pronto, eu também fiquei ensaiando na minha cabeça como e quando dizer, simplesmente diga, de forma direta a seu marido: Então bem, eu estive fazendo uma bateria de exames e descobri que estou com Hepatite C. Devo iniciar meu tratamento em X semanas ou meses e espero poder contar com seu apoio porque esse tratamento é difícil... "pior que a doença" (grifo meu, não é para falar isso!)...
    Responda somente as perguntas que ele fizer, comente o que você terá que deixar de fazer, por exemplo: serviço de casa muito cansativos, beber um chop no fim de semana, etc...
    No meu caso recomendei que ele fizesse o exame, mas acho que ele pensou que era Hepatite A e nem correu atrás, sinceramente não vou forçar, já expliquei as principais formas de contágio e disse que não se trata de uma DST, mas que era bom ele fazer o exame também... O interessante é que às vezes cada membro de um casal possui um genótipo diferente da HepC, o que prova que o contágio não partiu de um para o outro...
    Bem, no meu trabalho encontrei mais apoio do que imaginava, até o momento acho que ficaram com um pouco de pena de mim, mas ninguém me tratou com discriminação ainda, muito pelo contrário...
    Na verdade a maioria dos brasileiros realmente desconhece o HCV e pensa que é uma doença de menor gravidade como a Hepatite A e dificilmente terá preconceito com um colega ou familiar que diz ter a HepC, na verdade, pura ignorância! A parte boa dessa "ignorância" é que podemos continuar vivendo em sociedade sem maiores problemas, porém amiga, se você tem uma mãe estressada (como a minha) não aconselho que você conte a ela, porque certamente ela vai te deixar mais ansiosa ainda... Então é isso, conte apenas para quem irá conviver bem de perto com você, os demais não precisam saber se você não quiser... Essa é a minha experiência pessoal. Comecei o tratamento a dez dias e digo que é mesmo difícil, mas dá para viver, não se preocupe que seu médico fará todo o acompanhamento necessário para você ter a melhor qualidade de vida possível... E, principalmente, preste atenção no nome mágico desse blog "Animando-C"! Não desanime jamais, no final, tudo dá certo!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?