Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 16 de julho de 2011

Projeto Voluntariando-C

No post 80 mil professores podem estar contaminados com hepatites B e C, eu alertava para a incidência dessa doença silenciosa entre os profissionais da educação e ressaltava seu importante papel na conscientização de seus educandos, quanto à prevenção e diagnóstico. Disponibilizei, inclusive, download de apresentação sobre as hepatites B e C, voltada para fins didáticos. 

Hoje quero compartilhar com vocês o belíssimo trabalho que a professora @SilviaRinaldi, de São Paulo, desenvolveu junto a seus alunos da 8ª série. Eles pesquisaram os temas doação de órgãos, transplantes, hepatite C e doação de sangue em blogs e perfis de redes sociais - devidamente selecionados pela professora, dentre os quais o Animando-C (pelo que fiquei muito honrada!).  Depois da pesquisa, desenvolveram o vídeo abaixo, que ficou demais! 





Parabenizo mais uma vez a iniciativa da querida @SilviaRinaldi e essa turminha que arrasou!

Sílvia e eu - conhecendo-nos pessoalmente em maio/2011

Atualização em 28/09/2011:
Leiam sobre a repercussão do projeto Voluntariando-C (que chegou até no Ministério da Saúde!) nos links abaixo:

3 comentários:

  1. Olá, Flor!
    Meu nome é Sandro. Sou casado tenho quatro filhos lindos, dois casais!! Descobri à dois dias que tenho Hepatite C. Estou com muitas dúvidas, e não sei como administrar isso!!! Tenho 43 anos e, segundo meu médico meu caso é muito preocupante. Pois estou com vários sintomas. Conforme meu histórico; eu fui usuário de drogas à 30 anos a trás, más só agora apareceu os sintomas. E está muito avançado. Vi seus comentários sobre o tratamento. É real os efeitos colaterais??

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandro! Sei que esse período após a descoberta da hepatite C é bem difícil. Muitas dúvidas e medos, não é mesmo?

    Se os efeitos colaterais do tratamento são ruins? Bem ruins... mas administráveis. Como diz meu médico: não devemos temer o tratamento, devemos temer o vírus. Isso porque o vírus pode fazer muitos estragos; o tratamento nos cura.

    Seja bem-vindo ao Animando-C. Se quiser, clique lá em cima no "Mapa do blog" e encontre os artigos que venham ao encontro de suas dúvidas.

    Um abraço e sucesso no tratamento!

    ResponderExcluir
  3. Ana Flor, boa tarde!

    Tenho 59 anos, venho com o tratamento alfapeginterferona 2b + ribaverina há 15 meses genótipo 1 - 2b, na biopsia deu hepatite crônica moderada ativa, nos primeiros três meses diminuíram muito, apos aumentou e não estamos conseguindo zerar. Meu medico sugeriu que continuasse até o final do ano, completando os 18 meses e também aguardaria os novos medicamentos. Como fiquei sabendo que os novos Boceprevir e Telaprevir no momento não estão disponíveis, vc acha que convém me cadastrar junto a Secretaria da Saúde e entregar o novo formulário para aquisição dos medicamentos acima citados?

    No ultimo exame GGT 135 U/L; TGP 41 U/L; TGO 56 U/L estão normal, a infecção do fígado diminuiu, mas não estou curado.

    Grato,

    Alcides

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?