No mês de julho, temos recebido boas notícias vindas do Ministério da Saúde sobre a hepatite C. Compartilho com vocês um resumo delas:
Novo protocolo de tratamento da hepatite C
No início deste mês, reportagem do Bom Dia Brasil causou muita repercussão. A matéria Interrupção do tratamento da hepatite C pelo SUS assusta pacientes mostrava que respondedores lentos, cujos médicos prescreviam estender o tratamento por 72 semanas, precisavam entrar na justiça para garantir o direito de continuar recebendo os medicamentos pelo SUS.
Três dias depois, o mesmo jornal trazia a reportagem: "Ministério da Saúde anuncia mudança no tratamento da hepatite C", noticiando que o Ministério aprovou alteração no protocolo de tratamento e aumentou para 72 semanas o prazo de fornecimento do medicamento Interferon Peguilado.
Leia aqui os comentários de Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo, sobre as alterações no protocolo, que passaram a vigorar ontem, 18 de julho: Principais pontos do novo protocolo de tratamento da hepatite C. Um grande avanço!
Teste NAT em todas as bolsas de sangue
No post Transfusões de sangue são 100% seguras atualmente?, conversávamos sobre a janela imunológica e o risco de, ainda hoje, sermos contaminados com vírus como o da hepatite C em transfusões de sangue - como ocorreu comigo quando criança.
Agora, por decreto do Ministério da Saúde, todo cidadão brasileiro tem direito, por lei, de ter o sangue que receberá testado pelo NAT. Esse teste, o qual mencionei no post citado acima, reduz significativamente o tempo de detecção de um vírus após infecção, reduzindo (e muito!) as possibilidades de transmissão dos vírus da Aids, hepatite B e hepatite C em transfusões sanguíneas.
Testes rápidos de detecção das hepatites B e C
Outra boa notícia: a partir de agosto, o SUS disponibilizará nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) testes rápidos de detecção das hepatites B e C. Segundo o Ministro da Saúde @padilhando, “Queremos acolher os pacientes o mais rapidamente possível. Com o diagnóstico precoce, podemos orientá-los para evitar a transmissão da doença e iniciar a oferta do tratamento adequado, garantindo melhor resposta do organismo e mais qualidade de vida”.
Como eu sempre digo: temos de criticar e cobrar o Ministério da Saúde quando necessário - isso faz parte de nosso papel de cidadãos - mas também precisamos aplaudir quando boas iniciativas são implementadas.
Então... Clap clap clap!
E tem mais: na próxima semana, mais precisamente no Dia Mundial da Hepatite, 28 de julho, o Ministério da Saúde lançará sua campanha de combate às hepatites. Aguardemos...
Fontes de consulta:
- Ministério lança campanha para atingir 4 milhões de doadores de sangue
- SUS adota testes rápidos para hepatites B e C
queria saber mais sobre ajuda de custo do governo quando precisamos viajar todo mês para controle quem ja está na lista de transplante
ResponderExcluirTenho Hepatite c dignostico precoce genotipagem A1, biopsia F3A2, fiz o tratamento durante 48 semanas o medico do SUS com a nova lei passou para 72 semanas, parei o tratamento com peginterferon com 48 semanas, por causas de efeitos colaterais, tenho uma consulta com o medico dia 21/12/2011, procuro novos meios de tratamento que não tenha tantos danos fisicamente,mentalmente,e espiritalmente. por favor posta algo no blog. obrigado
ResponderExcluir