Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Hepatite C: boas notícias do Ministério da Saúde

No mês de julho, temos recebido boas notícias vindas do Ministério da Saúde sobre a hepatite C. Compartilho com vocês um resumo delas:


Novo protocolo de tratamento da hepatite C


No início deste mês, reportagem do Bom Dia Brasil causou muita repercussão. A matéria Interrupção do tratamento da hepatite C pelo SUS assusta pacientes mostrava que respondedores lentos, cujos médicos prescreviam estender o tratamento por 72 semanas, precisavam entrar na justiça para garantir o direito de continuar recebendo os medicamentos pelo SUS. 

Três dias depois, o mesmo jornal trazia a reportagem: "Ministério da Saúde anuncia mudança no tratamento da hepatite C", noticiando que o Ministério aprovou alteração no protocolo de tratamento e aumentou para 72 semanas o prazo de fornecimento do medicamento Interferon Peguilado.

Leia aqui os comentários de Carlos Varaldo, presidente do Grupo Otimismo, sobre as alterações no protocolo, que passaram a vigorar ontem, 18 de julho: Principais pontos do novo protocolo de tratamento da hepatite C. Um grande avanço! 


Teste NAT em todas as bolsas de sangue


No post Transfusões de sangue são 100% seguras atualmente?, conversávamos sobre a janela imunológica  e o risco de, ainda hoje, sermos contaminados com vírus como o da hepatite C em transfusões de sangue - como ocorreu comigo quando criança. 

Agora, por decreto do Ministério da Saúde, todo cidadão brasileiro tem direito, por lei, de ter o sangue que receberá testado pelo NAT. Esse teste, o qual mencionei no post citado acima, reduz significativamente o tempo de detecção de um vírus após infecção, reduzindo (e muito!) as possibilidades de transmissão dos vírus da Aids, hepatite B e hepatite C em transfusões sanguíneas.



Testes rápidos de detecção das hepatites B e C


Outra boa notícia: a partir de agosto, o SUS disponibilizará nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) testes rápidos de detecção das hepatites B e C. Segundo o Ministro da Saúde @padilhando“Queremos acolher os pacientes o mais rapidamente possível. Com o diagnóstico precoce, podemos orientá-los para evitar a transmissão da doença e iniciar a oferta do tratamento adequado, garantindo melhor resposta do organismo e mais qualidade de vida”.


Como eu sempre digo: temos de criticar e cobrar o Ministério da Saúde quando necessário - isso faz parte de nosso papel de cidadãos -  mas também precisamos aplaudir quando boas iniciativas são implementadas.
Então... Clap clap clap!

E tem mais: na próxima semana, mais precisamente no Dia Mundial da Hepatite, 28 de julho, o Ministério da Saúde lançará sua campanha de combate às hepatites. Aguardemos...


Fontes de consulta:

2 comentários:

  1. queria saber mais sobre ajuda de custo do governo quando precisamos viajar todo mês para controle quem ja está na lista de transplante

    ResponderExcluir
  2. Tenho Hepatite c dignostico precoce genotipagem A1, biopsia F3A2, fiz o tratamento durante 48 semanas o medico do SUS com a nova lei passou para 72 semanas, parei o tratamento com peginterferon com 48 semanas, por causas de efeitos colaterais, tenho uma consulta com o medico dia 21/12/2011, procuro novos meios de tratamento que não tenha tantos danos fisicamente,mentalmente,e espiritalmente. por favor posta algo no blog. obrigado

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?