Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 12 de janeiro de 2014

O encontro da educação, saúde e ativismo social: sim, é possível!

O Projeto Voluntariando-C, idealizado e coordenado pela professora de biologia @SilviaRinaldi no Colégio Santa Amália em São Paulo, é um exemplo de como se pode significar o aprendizado dos jovens. 

Um projeto que une educação, saúde, mídias sociais e mobilização social. Jovens alunos de 13 anos de idade aprendendo sobre a hepatite C e percebendo sua importância na divulgação dessas informações para a sociedade, ou, nas palavras da própria professora Sílvia: "tornando-se alunos participativos, conhecedores da importância da cidadania".  

Silvia Rinaldi em entrevista para o Espaço Saúde em Foco
Mais uma vez fico muito emocionada com o relato da Silvia - que nesses anos se tornou minha amiga do coração -  e mega feliz pelo blog Animando-C tê-la inspirado nesse projeto tão especial.   

Assista abaixo a entrevista da educadora para o Espaço Saúde em Foco: 

Também lembrado pela Sílvia na entrevista, que falta nos faz o amigo Fernando do Grupo Hércules, que infelizmente nos deixou em 2012! Continuaremos lutando, amigo, para que as hepatites não nos tirem mais pessoas lindas como você. Às vezes eu ainda não acredito que você não está mais conosco... :(     

Quer saber mais sobre o projeto? Leia aqui: 




No Facebook:
facebook.com/VoluntariandoC


Conheça também o projeto Mordida na Web, blog da professora Silvia e seus alunos, 
voltado à saúde e alimentação. 

Um comentário:

  1. Olá, Ana Flor, tudo bem?
    Primeiramente quero lhe parabenizar pela coragem em tornar pública esta doença que mata silenciosamente milhões de pessoas todos os anos e outros milhões que possuem o vírus e sequer desconfiam.Eu era um desses até que no ano de 2003 eu fui fazer uma doação de sangue e descobri ser um portador do vírus da hepatite c, foi um choque para mim, pois sequer poderia imaginar uma coisa dessas, pesquisando descobri como contraí o vírus, foi semelhante ao seu caso, pois em 1990 eu recebi transfusão de derivados de sangue e fui contaminado.Passei a fazer o acompanhamento em 2003 e fiz isso até o ano de 2009 e estava tudo bem, então cometi um erro, parei de fazer o acompanhamento por alguns anos, voltei a fazer no ano passado, e para a minha surpresa quando eu fiz a biópsia o resultado foi A0 F3,fiquei com um certo desespero, o exame de carga viral antes do início do tratamento deu 176.388 UI/mL com log 5,25 então iniciei o tratamento com a terapia tripla, interferon, ribavirina e telaprevir no dia 13 de dezembro de 2013.Os primeiros dias foram terríveis,senti fortes efeitos colaterais como febre,dor de cabeça, enjôo, fraqueza e cansaço, mas depois eles diminuíram.Fiz o exame de carga viral após a 4a semana e peguei o resultado hoje, dia 15 de janeiro e para a minha grande alegria o resultado foi " indetectável". Estou ciente de que isso ainda não é a cura, mas é um passo importante para que ela ocorra, pois esta é a melhor resposta que poderia haver.Estou confiante de que conseguirei me curar e lhe desejo o mesmo.Um abraço.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?