Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Enfim, borboleteando...

"A borboleta do Animando-C remete à ideia de transformação, de possibilidade de re-significação e recomeço." Fonte: Sobre o blog
Imagem de domínio público

No próximo mês, completa-se 30 anos do dia em que fui infectada com o vírus da hepatite C, aos 8 anos de idade, numa transfusão de sangue após cirurgia pulmonar.

Há 11 anos fui diagnosticada. Onze anos convivendo com o medo e o sentimento de impotência, nascidos da certeza de que havia uma bomba relógio dentro de mim e eu não podia fazer nada para desligá-la. Mas também 11 anos que mudaram o rumo da minha vida e durante os quais me tornei a pessoa que sou hoje, tão melhor do que já fui e tão mais feliz também. A beleza do contraditório.

Hoje escrevo o post que mais quis escrever desde que o Animando-C foi criado. De repente, pego-me sem palavras, sem saber como expressar o que sinto neste momento. É como se finalmente o casulo se rompesse e eu pudesse estender minhas asas coloridas, brilhantes e translúcidas. Olho para a imensidão do céu azul à minha frente e, por alguns segundos, me pergunto se é mesmo verdade. E voo. Livre. Sem o enorme peso que carregava até então dentro das minhas veias. Estou curada! 

O exame após três meses de fim de tratamento com sofosbuvir e simeprevir diz: NÃO DETECTADO. Li, reli, chorei que nem uma criança. Abracei tão forte meu namorado que ele deve ter ficado sem ar. Pulei, dancei - que nem uma criança também. Agradeci a Deus, Jesus, Kwan yin, Krishna, anjos, Oxalá e a todas as demais divindades e santidades existentes nesse universo, que me deram suporte por meio das preces de muitas pessoas - conhecidas e desconhecidas - e as energias positivas enviadas pelas pessoas que não acreditam em nada disso, mas queriam o meu bem.  


Mandei o print do exame para a BFF (best friend forever), liguei para minha mãe, meu pai, contei no whatsapp da família e para as pessoas que acompanharam mais de perto toda a batalha. Minha filha ficava o dia inteiro na escola naquele dia. Fui até lá, pedi para tirarem-na da sala de aula, e ali, entre as árvores e tartarugas, contei para ela que a mamãe estava curada da hepatite C. Ela pulou no meu pescoço com um gritinho explosivo e o sorriso mais lindo e sincero desse mundo. Sei que, aos 8 anos, ela não tem ainda noção da gravidade de tudo isso. Mas ela sabe que eu precisava ficar curada, sabe que existia risco e até já gravou um audio para o então Ministro da Saúde pedindo a liberação dos medicamentos.

O pedido dela e de muitos de nós foi ouvido. Fiz o tratamento todo gratuitamente pelo SUS - e jamais teria 150 mil dólares para pagar por ele. Então, claro, agradeci também à presidente afastada Dilma Roussef, a todos os ministros que ocuparam aquela cadeira no Ministério da Saúde nos últimos anos, a todas as pessoas que trabalham no Departamento de DSTs, Aids e Hepatites Virais e Secretaria de Saúde do DF - desde o moço que limpa o chão, a moça que serve o cafezinho, até o ex-Diretor Dr. Fábio Mesquita. Agradeci às Ongs que lutam pelos nossos direitos, ao meu médico infectologista Dr. David e à população brasileira que paga seus impostos.

A luta continua, é claro. Até que cada um esteja curado e essa doença extinta do planeta. Até que não exista mais preconceito. Espero ter a oportunidade de ver esse dia chegar. E sabem de uma coisa? É muito provável que verei.  

Cada vez que joguei uma moeda num poço dos desejos, pedi não só pela minha cura mas de todos os leitores do Animando-C. Vocês que deixam seus recadinhos carinhosos aqui e nas redes sociais, e também àqueles que só leem e nada escrevem - eu sei que vocês estão aí. ;) Meu desejo começou a ser atendido. Chegou a minha vez e de muitos outros leitores que compartilham conosco a sua cura. Mas ainda é só o começo. Não desanime se você ainda estiver aguardando por esse "não detectado", porque sua hora vai chegar. Eu acredito nisso e espero que você também. Porque sei que não sou mais merecedora dessa cura do que ninguém. Cada vida é única e essencial neste planeta.

Do vírus, já me despedi aqui: Carta ao vírus da Hepatite C

Agora me despeço do Animando-C, porque a vida é feita de um "deixar para trás o que já não nos pertence mais". O blog ficará sempre com vocês e espero que continue ajudando como vocês tantas vezes me contaram que aconteceu. Enquanto isso, vou borboletear por aí. Porque se tem uma coisa que a hepatite C me ensinou, é a criar a minha própria felicidade, apesar de todas as pedras do caminho.  

Não fiquem tristes, porque eu continuo com cada um de vocês.

Que cada lágrima de alegria que rolou dos olhos de meus familiares e amigos, cada sorriso sincero, cada sentimento de alívio que vi nesses últimos quatro dias, se transforme em algo bom para esse nosso mundo, que anda tão precisado amor.  Grata por ser merecedora de tanto carinho.

Ah! Lembrei da palavra perfeita: epifania.

Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas. Ou seja, a sensação de considerar algo como solucionado, esclarecido ou completo. (...)
Os ingleses costumam utilizar muito este termo dizendo: “I just had an epiphany”, no sentido de “pensamento indescritível e único”. Fonte: http://www.significados.com.br/epifania/

Era uma vez uma Flor, que um certo dia, em meio a um sentimento indescritível e único, virou uma linda borboleta e voou...


LOKAH SAMASTAH SUKHINO BHAVANTHU
"Que todos os seres sejam felizes e que meus pensamentos, palavras e atos contribuam para a felicidade de todos."

23 comentários:

  1. Yupiiieeee!!!! This is the great news. I remember when you were jumping and crying after the news :-)
    It's the best news ever. Stay always healthy.
    "Live long and prosper" \/
    Bjs <3

    ResponderExcluir
  2. Ana querida, fico feliz por você ter conseguido a cura, pois você merecia isso devido a tua luta.
    Te desejo felicidade na nova etapa da tua vida e lamento pela falta que você vai fazer na luta para que todos os infectados consigam tratamento.
    Beijos mil.
    Carlos Varaldo
    Grupo Otimismo

    ResponderExcluir
  3. To tão feliz que nem sei o que disser feliz D+ por ti flor Vivaaaaa Vida!!! Baita guerreira...

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana
    Primeiramente quero lhe parabenizar por finalmente ter alcançado a cura, depois de tantos anos de luta.Já estou há 13 anos nessa jornada e terminei em maio um retratamento de sofosbuvir e daclatasvir por 24 semanas e estou na expectativa de fazer o exame que será no final de julho. No início de agosto, sairá o resultado e espero que seja o mesmo que o seu.Mais uma vez parabéns, pois sabemos o quanto foi difícil ter acesso a estes medicamentos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Pois tenha viu Ana assim como eu lutou sofreu mas não desistiu e o resultado não poderia ser diferente afinal desafios são para ser vencidos e vc vencerá e pegará o seu troféu na linha de chegada pois não há troféu maior do que poder receber um exame com o resultado NÃO DETECTADO

      Excluir
  6. Que felicidade....mas tem que fazer o exame a cada 6 meses durante 5 anos para dizer concretamente que está curada? Pois é o que os médicos dizem...ou este tratamento e mais eficaz?

    ResponderExcluir
  7. Ana!!
    Foi difícil controlar as lágrimas aqui, mas desta vez eram de felicidade por você!

    Sei que sua postagem é um até breve, já que não conseguimos ficar distantes desta luta, embora já tenhamos vencido o vírus.

    Por mais que eu às vezes queira esquecer a Hepatite C, a luta não sai de mim, vivo "borboletando" nas comunidades, tentando ajudar nossos companheiros de luta.

    É sempre bom compartilhar as batalhas e as conquistas.

    Seja bem-vinda ao clube dos CURADOS!

    FELICIDADES SEMPRE!!!

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  8. Que fantástico seu depoimento!!!
    Este veio me consolar em um momento de angústia e fragiidade.
    Encontrei o animando-c por acaso... Justo hoje, um dia depois dessa linda postagem.
    Estou enfrentando o tratamento... Sigo firme e forte encarando seus efeitos por mais de cinquenta dias.
    Está complicado, mas, como já venci o alcoolismo e tabagismo, só será mais um obstáculo que vencerei.
    Falta pouco, e, acredito que em breve poderei me deparar com um lindo resultado dizendo: "negativado".
    Obrigado por compartilhar sua história. Sei que a minha está apenas começando, pois, tenho um longo caminho a seguir na ajuda daqueles que ainda desconhecem esta doença.

    Parabéns, sucesso e vida longa.
    Feliz demais por encerrar meu dia assim.

    Obrigado.

    Oswaldo Oliveira Dias Filho.
    22/06/2016. 2:53am

    ResponderExcluir
  9. Minha querida, fiquei muito emocionada com seu relato e vitória sobre esse vírus. Meu irmão tb contraiu numa transfusão quando possuía, fez o tratamento e aguarda dar os três meses para fazer o exame, se Deus quiser tudo dará certo para ele tb 😃

    ResponderExcluir
  10. Melhor notícia! feliz demais por vc, assim como todos que se fortaleceram com sua história, tenham anos de vida linda para borboletear por aí ... bjos

    ResponderExcluir
  11. Prezados descobri que estou com hepatite uns 5 meses atrás, ainda está no início, o médico me indicou o remédio viekira pak, alguem ai já tomou ?? E fácil de conseguir? Vou te q entrar com uma limitar contra o convênio pois eles n aceitaram me dar a medicação...

    ResponderExcluir
  12. Sei bem como é essa alegria senti na pele a tristeza pelos efeitos colaterais ,mas ao receber a alegria do diagnóstico vc está curada e como renascer denovo parabens p vc

    ResponderExcluir
  13. Estou gostando muito das informações contidas no seu site e fico muito feliz por compartilhar estas informações que com toda certeza ajuda outras e outras pessoas.

    ResponderExcluir
  14. Poderia contar qual é o sintoma que vc sentia e deixou de sentir depois de curada? O cansaço, por exemplo, diminuiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sintoma mais marcante que eu tinha quando infectada era o cansaço. Melhorou um pouco, mas não o quanto eu esperava: ainda canso mais do que o normal. Mas é possível que isso não tenha relação com a hepatite C: talvez seja porque sou uma pessoa que pensa demais e dedica energia demais às pessoas e às coisas.

      Excluir
    2. Obrigada! Seu blog eh excelente. Fico muito feliz que tenha conseguido a cura. Terminei meu tratamento faz duas semanas. Apareceu negativada!!! Agora eh esperar as Dez semanas restantes para confirmar. Meu cansaço e fraqueza também sentir reduzir bem. Outro sintoma era uma confusão mental que sentia. Meu raciocínio era lento. Alem de uma tristeza sem motivo. Tudo isso, praticamente desapareceu já. Mas no meu caso não consegui pelo SUS mas sim importado, pois ainda era f0. Importei da India. Medicamento genérico igualmente eficaz. Não tinha nenhuma certeza de que chegaria meu tratamento. Mas Deus eh poderoso e ele chegou e minha carga viral esta zerada! O preço foi de 1140 dólares. Foi muito difícil encontrar o site que vende. Foi uma longa busca! Deixo link para que outros também possam ser auxiliados

      Excluir
  15. Estela, qual link que você comprou o medicamento?

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ana Flor
    Após vários meses off line do tema hepatite (estava me dedicando à gravidez e aos meus bebês), voltei a dar uma olhada nas notícias e quando vi esse post, fiquei muito feliz por você. P-A-R-A-B-É-N-S, Ana Flor! Que você tenha uma excelente vida, gozando de muita saúde e sem preocupações. E devo confessar que essa sua noticia me alegrou e reacendeu minhas esperanças de cura. Agora, em 2018 devo retomar com tudo pra conseguir me tratar e me curar. Minha luta estará apenas começando. Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. Ana, já li...reli...e sempre venho aqui para me fortalecer.
    Em 2002 em uma doação de sangue descobri anti corpus da hepatite C. Meu mundo caiu..depressão, preconceito, começo de um relacionamento e medo de não aceitação. Porém fui muito sortuda, pois ele me ajudou a superar esta fase a ponto de decidir não viver em função disso.Negligência ou ignorância talvez, risquei esse momento da minha vida e prossegui. ..em janeiro de 2016 ele se fez presente...em exame acusou: vírus reagente, genótipo 3, fibroscan F4. Perdi o chão! Após um ano de tortura e milhares de exames e espera pelo tratamento...já estou a 8 dias de tratamento (sofosbuvir, ribavirina e daclatasvir) foi uma semana de adaptação, senti efeitos colaterais e incio de depressão. Serão 6 meses, com muita esperança que antes do término o exame negativar.
    Agradeço por suas informações e esclarecimentos pois este blog me ajudou a conhecer e entender esse vírus tão silencioso e cruel...mas também me fez entender que não estou sozinha...não sou a única a passar por isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oin sua linda! Que comentário mais lindo! Que bom que pudemos nos fortalecer juntas. Quando puder, compartilha com a gente como está hoje. Beijos!

      Excluir
  18. Oi Ana!! Que feliz estar aqui novamente...após 2 anos.
    Fiz o tratamento de 6 meses e ao término já estava negativada...mais 6 meses depois confirmou a cura.
    Hoje faço acompanhamento com meu médico uma vez por ano..por coincidência ontem foi minha consulta..tudo normal..sem alterações apesar da cirrose...porém se não tivesse feito o tratamento hj estaria com sérios problemas.
    Para aquele que estiver lendo essa mensagem e esteja no início do tratamento ou com medo...tenha fé, não desista!
    É um tratamento demorado,porém tem ótimo resultado..não desanime! Você vai conseguir!
    Agradeço a Deus por estar aqui hoje!
    Um abraço fraterno todos que por aqui passarem 🤗🙏🌻 Abração Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que notícias maravilhosa!! Fico muito feliz em saber! Obrigada por compartilhá-la conosco e parabéns pela vitória!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?