Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Hepatite C - 10 anos do meu primeiro tratamento

Há 10 anos, eu começava meu primeiro tratamento da hepatite C - com interferon peguilado e ribavirina. Precisei aguardar três anos até ele ser aprovado. Eu e minha família estávamos com muita esperança, apesar de sabermos que as chances de cura, naquela época e para o meu caso, eram de 50%. Praticamente cara ou coroa. Mas eu dizia: "Só preciso de 1% mesmo" ;)  

O primeiro Interferon, a gente nunca esquece

Foram seis meses muito difíceis, que me ensinaram coisas importantes que carrego até hoje. A principal delas:

Deixe para trás o que não vale a pena. Há muita coisa na vida que não podemos mudar. Então deixe para sofrer com elas, não pelo que pode ser evitado. 

Dez anos depois, sabemos que aquele tratamento fracassou. E foi assim que contei isso para vocês: O soldado que sorri

Mas também sabemos que, oito anos depois, eu comemoraria com vocês a minha cura: Enfim, borboletando...

Para que então relembrar aquelas 27 semanas de sofrimento? Simples! Para, em meio às adversidades da vida, saber que conseguir levantar da cama todos os dias já é uma grande benção. __/\__ Leia em: Hepatite C: diário do tratamento    

Cair, levantar, sem nunca deixar de acreditar. Para quem ainda está na luta contra a hepatite C: continue firme! Hoje os medicamentos disponíveis são infinitamente mais avançados, com mais chance de cura e praticamente sem efeitos colaterais. As pesquisas continuam avançando muito rapidamente! Em alguns anos, a hepatite C não existirá mais e será apenas uma lembrança para a humanidade. Eu acredito nisso. E você?

4 comentários:

  1. Bom ver que você não perdeu a fé. É aesperança. Também estou curado com algumas ressalvas
    hpc não mais Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, há 10 anos recebi meu diagnóstico de adenocarcinoma de cólon ascendente, e depois de 12 sessões de quimioterapia e algumas colonoscopias depois.. eis me aqui... celebrando a vida... assim como te acompanhei nestes dez anos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ana, pela sua luta e por nos mostrar (através do seu blog) que sim, é possível e não podemos desanimar. O seu blog foi a principal fonte de base e informação que tive para ajudar no tratamento da minha mãe. Que Deus continue abençoando a ti e sua família.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, tive minha terceira Encefalopatia hepática este principio de mês e novamente estou em casa, Hoje domingo, fui novamente à Igreja que frequento para agradecer a Deus pelo dom da vida, e pela minha família. O negócio, é terrível "mas tudo posso n'Aquele que me fortalece", continuo por mais um tempo minha jornada, para quem está começando o tratamento ou no fim dele, eu digo, não percam a fé jamais, continuem crendo que amanhã virá, é um novo dia e que a cura depende muito de nós de nossa força, em crer na cura.

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?