Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 5 de setembro de 2010

Concurso cultural "Hepatite C, Sem Medo"

Quando criei o blog Animando-C em 2009, eu não fazia idéia da existência desse universo paralelo chamado blogosfera e de seu enorme potencial para construção e compartilhamento de conhecimento.


É focando nesse potencial que lançamos agora o concurso cultural Hepatite C, Sem Medo e convidamos blogueiros e blogueiras a divulgarem conosco o alerta da hepatite C.




Alertar o quê?
Que 3,5 milhões de brasileiros podem estar infectados com o vírus da hepatite C sem saber, porque apesar de uma doença fatal, ela pode permanecer sem sintomas durante anos. Sim, estamos falando de uma epidemia.


E quem são esses infectados? Qualquer pessoa que tenha entrado em contato com sangue contaminado: por exemplo, alguém que fez transfusão de sangue antes de 1992 ou que usou materiais inadequadamente esterilizados na manicure, dentista ou tatuagem.


A realidade é que qualquer um de nós pode estar contaminado - pode ser um colega de trabalho, um amigo, um parente, pode ser VOCÊ.


Se a maior parte da população parece desconhecer esse alerta, vamos usar nossos blogs para fazê-lo? Quanto antes descoberta a doença, maiores as chances de cura. Incentivemos então nossos leitores a fazerem o teste de hepatite C e conversarem sobre isso com seus familiares.


E para incentivar vocês a fazerem isso, vamos premiar o melhor post sobre o assunto com um iPad 16Gb Wi-fi.


Confira abaixo o regulamento da promoção e participe!
Você pode ganhar um iPad e, muito mais importante que isso, você pode salvar algumas vidas.



Veja aqui o resultado de nosso último concurso, que premiou com um netbook o melhor comentário sobre o filme "Hepatite C, Sem Medo" (julho/2010).




REGULAMENTO CONCURSO CULTURAL DE POSTS HEPATITE C, SEM MEDO

 Inscrição

  • Para se inscrever na promoção, o blogueiro deve escrever um post no seu blog alertando seus leitores sobre a epidemia de hepatite C, com o objetivo de incentivá-los a realizar o exame laboratorial e a tomar cuidados preventivos em seu dia-a-dia.
  • A abordagem do tema pode ser escolhida de acordo com o público do blog, mas obrigatoriamente deverá conter o link para qualquer uma das versões do filme "Hepatite C, Sem Medo" ou ter o filme incorporado no post - versões disponíveis no canal Animando-C no Youtube. Saiba mais sobre o filme aqui.
  • O link para o blog Animando-C é opcional.
  • A inscrição é realizada no formulário disponível abaixo, com nome completo do blogueiro, email para contato e link (url) do artigo escrito para essa promoção. Atenção: a inscrição apenas é considerada válida após o correto preenchimento e envio do formulário.
  • Período de inscrição: de 05/09/2010 a 05/10/2010 às 23h59min  10/10/2010 às 23h59min (horário de Brasília) .
    Antes do final do prazo, divulgaremos a lista de incrições já realizadas. Após inscrever-se, acompanhe por essa relação se recebemos sua inscrição.
  • Atualização em 13/09/2010: atendendo a pedidos, videologs também poderão participar, sob os mesmos critérios, mas com a seguinte observação: para garantir a igualdade com os posts escritos, não serão levados em consideração a qualidade técnica da produção e o desempenho. O material será degravado e o que concorrerá é a mensagem. Quanto mais nosso alerta ecoar pela rede, melhor! 


Pré-requisitos para participação
  • Vontade de ajudar. Você pode até estar interessado no prêmio, mas o objetivo maior deve ser salvar vidas, por meio do diagnóstico precoce e da prevenção.
  • O blog participante precisa ter mais de 6 meses de vida e ser atualizado periodicamente.
  • Não serão aceitas inscrições de blogs que contenham:
                  Cópia ilegal de conteúdo (plágio, pirataria e etc)
                  Conteúdo pornográfico ou violento
                  Conteúdo relacionado a qualquer tipo de discriminação
  • Uma pessoa poderá concorrer com mais de um blog, desde que os posts sejam diferentes.
Eu, brincando na loja da Apple.

Premiação


Um iPad 16Gb Wi-fi, que eu mesma comprei na loja da Apple em Nova York para esse fim - novinho, na caixa lacrada (como sou caxias, devidamente declarado na alfândega).




Critérios de avaliação
Os posts serão avaliados com base nos seguintes critérios, independente de popularidade do blog:
  • Criatividade
  • Adequação do conteúdo - atenção: existe muita informação errada rolando na internet, inclusive de fontes supostamente confiáveis, como a Folha de São Paulo, e não queremos replicá-las. Tenha como referência as informações dessa página: Conhecendo a Hepatite C e as fontes de consulta nela citadas.
  • Respeito à língua portuguesa - mas sem radicalismo. Não vamos deixar de premiar um super post porque cometeu um erro ortográfico numa palavra, mas isso poderá ser inclusive usado como critério de desempate.


Comissão julgadora:
Os posts serão julgados por participantes e equipe técnica do filme "Hepatite C, Sem Medo":
Ana Paula de Barcellos

Cordélia Maria Barroso
George Leal Schafflord Mello
Melissa Lersch
Heraldo Palmeira

Não poderão participar do concurso parentes de primeiro grau dos membros da comissão julgadora. Sorry! Quer dizer, vocês podem até participar, mas não concorrerão ao prêmio.


Resultado

  • Dependendo da quantidade de posts participantes, poderá haver mudança na data de divulgação do resultado final.
  • A decisão da comissão julgadora será soberana, não cabendo qualquer recurso ao resultado final.

FAQ

  • É necessário seguir o perfil @AnimandoC no Twitter? Não. Prefiro que me sigam apenas pessoas interessadas em mim e no meu conteúdo. Se esse for o seu caso, será muito bem-vindo. Senão, não precisa seguir.
  • Sou obrigado a seguir ou assinar o feed do blog Animando-C? Não, apenas se você se interessar pelo que escrevo nele.
  • Como posso ajudar mais? Para participar dessa promoção, você não é obrigado a fazer nenhuma das coisas abaixo. Mas se quiser divulgar ainda mais nosso alerta das hepatites, ajudaria (e seria simpático) você:


- Votar no Animando-C para o Prêmio Top Blog 2010, área Saúde - mas apenas se realmente considerar que ele vale o seu voto. Isso significa mais divulgação para o blog e, consequentemente, para a causa.

- Divulgar a promoção para seus contatos.

- Retuitar as frases de alerta divulgadas no perfil @AnimandoC.

- Colocar o banner da campanha no seu blog durante a promoção.






Divulgue essa campanha





18 comentários:

  1. Adorei a ideia do concurso e com certeza vou participar!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mto legal!! ja divulguei, pena q nao sou blogueira!

    ResponderExcluir
  3. Aninha Paula,

    consegui colocar o banner no meu blog. Viva!!!
    Estive pensando...estamos no início dos exames periódicos no BB...
    Não seria legal a gente de alguma forma lembrar aos colegas que este seria um bom momento para fazer o exame?

    Quando tiver um tempinho dê uma olhada no meu blog e veja a emocionante história da confeiteira e do fornecedor de linguiça.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Querida, cheguei até aqui por causa de um prêmio...
    Claro, quem n quer um ipad?
    Mas não é por isso que vou continuar...
    Toda doença, e todo tipo de conscientização deveria ser sempre muito bem apoiado...
    !
    Está de parabéns pelo animando-c pela proposta do seu trabalho.
    Vamo que vamo!
    beijo

    ResponderExcluir
  5. Adorei a idéia, vou participar com maior orgulho, porque mais do que ganhar esse prêmio, temos um compromisso de cidadania. Temos uma força sem precedentes que pode e deve ser usada. Viva a Blogosfera!!!
    Parabéns

    Roger Dance

    ResponderExcluir
  6. Valeu, gente!

    Obrigada a todos que já inscreveram seus posts, àqueles que ainda irão participar e também a todo mundo que está divulgando o concurso.

    Agradeço por mim e por todas as pessoas que vocês vão ajudar com seu trabalho!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a iniciativa. Precisamos construir na internet, um círculo virtuoso de informação, solidariedade e cidadania. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, adorei a idéia, acho de suma importância esse tipo de atitude. Pena que não posso participar o meu Blog, é ainda um recém nascido. Mesmo assim fiz minha postagem sobre o assunto.
    bjussssss

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da iniciativa!! Já vou postar divulgar a campanha em meu blog. Euu acho que não tenho 6 meses de blog. Vou verificar. Mas de qualquer maneira é importante divulgá-la.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Excelente! Sou há 38 anos funcionária do órgão de maior importância, ao meu ver, no Brasil que é a FIOCRUZ. Muito aprendemos sobre doenças. Artigos, revistas, palestras, banners, folders, grupos científicos, enfim... Por outro lado os maiores pesquisadores da hepatite C também é vinculado a FIOCRUZ e em grande parte do território nacional. Por isso parabenizo por esse trabalho de divulgação e já estou participando contribuindo com um pedacinho de informação, diante de inúmeras existentes. Parabéns! Alerto também para diversas outras doenças sexualmente transmissíveis que deverão também ter sua importância, como o HPV. Abraços e visite http://tocadasinformacoes.blogspot.com e leia o tópico que divulguei para contribuir com essa maravilhosa idéia. Suedmar

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana

    Já falei que acho muito bonita a forma como enfrenta esse problema, expondo algo particular em nome de algo maior, mas ainda não tinha vindo aqui com calma.

    Tenho poucos leitores, mas acredito que é desse jeito mesmo que as coisa boas acontecem: divulgação boca-a-boca ou post-a-post...rs

    Se 5 dos meus seguidores escreverem e cinco seguidores de cada um escrever também, vamos ampliando essa "corrente" de divulgação sobre um assunto do interesse de todos.

    Não vou me participar do concurso, mas vou ler sobre o assunto e tentar fazer minha parte enquanto cidadão.

    Tenho certeza de que a sua atitude vai gerar bons frutos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. olá! :)
    eu gostaria de sugerir só que houvesse uma maneira de vc nos confirmar que nossa inscrição foi feita, pois enviei o link do meu blog mas nao tenho certeza de que ele chegou direitinho.
    No mais, parabens pelo blog e as várias iniciativas.
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Aninha
    Sempre acompanhando, parabéns pelas idéias de divulgação
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana. Estou postando em meu blog, para ajudar a campanha,espero que as pessoas passem e repassem e muitos se informem.Fiquei sabendo muito mais, qdo entrei pela primeira vez no Animando-C e hj sou fã de carteirinha.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante a iniciativa do blog.
    Estou participando e acredito que se muitas pessoas participarem as informações chegaram a lugares onde a falta de conhecimento prevalece.
    A desinformação é tão grande, que como visto em outros posts do seu blog, a Folha de São Paulo, um dos jornais mais influentes e de maior credibilidade do Brasil, estava divulgando informações incorretas sobre a doença.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Estou participando Também!
    Obrigado por se preocupar com nossa sociedade!
    Até+

    ResponderExcluir
  17. AH QUE PENA "NUM" PARTICIPEI... SÓ VI AGORA, MEIO TARDE

    ResponderExcluir
  18. Aí que pena, eu tbm não sabia, qnd tiver o proximo alguém me avisa por favor . Meu face : dayanninha_gardenalzinha07@hotmail.com.br

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?