ALERTA: Uma a cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

Filme premiado

O filme Hepatite C, Sem Medo foi produzido pela Alameda Produções, em parceria com o blog Animando-C e apoio da Olhar Multimídia, especialmente para a internet.

Com direção de Heraldo Palmeira, foi lançado em 19 de maio de 2010, data em que ongs de todo o mundo marcam o dia de luta contra as hepatites.

Clique aqui
para ler sobre o evento de lançamento e aqui para ler sobre a pré-estréia em evento com a presença de atores globais.

Com participação [super] especial do maestro João Carlos Martins, o filme retrata com leveza a vida de uma portadora de hepatite C. De um lado, alerta para a gravidade dessa doença potencialmente fatal e, de outro, mostra como os infectados podem levar uma vida perfeitamente normal e sem sintomas por muitos anos. Por causa disso, 95% das pessoas contaminadas com o vírus da hepatite C nem imagina que têm a doença.

Com o filme, queremos chamar a atenção para os cuidados diários de prevenção e para a importância do diagnóstico precoce. Segundo dados recentes, no Brasil teríamos de 3,5 a 4 milhões de pessoas infectadas e apenas 5% delas já diagnosticadas. A mensagem é: faça o teste para saber se você não é uma delas. Clique aqui e saiba mais sobre a hepatite C.

Hepatite C, Sem Medo foi um dos vencedores do Concurso Um Minutinho, promovido em junho de 2010 pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Confira no Youtube o vídeo dos finalistas.

O filme Hepatite C, Sem Medo está disponível no Youtube em três versões:

  • a versão completa tem aproximadamente 16 minutos e traz uma entrevista com a Flor do Animando-C, relatos de pessoas envolvidas em sua vida - incluindo sua sobrinha de 5 anos de idade e conta com a participação do médico infectologista José David Urbaez Brito e do maestro João Carlos Martins.
  • a versão reduzida para web tem aproximadamente 2 minutos e mostra rapidamente o cotidiano "normal" da Flor, tentando mostrar que se é com ela, também pode ser com você.
  • a versão de um minuto foi premiada no Concurso Um Minutinho do Ministério da Saúde.

Leia sobre as gravações do filme, com fotos de backstages, em: Filme para o Dia Mundial da Hepatite 2010.

Você pode assistir o filme abaixo ou em nosso canal no Youtube: www.youtube.com.br/AnimandoC

Hepatite C, Sem Medo - versão reduzida web

(Brasil, 2010, 1min 53s - Direção: Heraldo Palmeira - Alameda Produções) 



Hepatite C, Sem Medo - versão completa - parte 1 e parte 2
(Brasil, 2010, 16min 57s - Direção: Heraldo Palmeira - Alameda Produções)