Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

domingo, 17 de julho de 2011

Hepatites no Fantástico - Epidemia Ignorada

Dr. Drauzio Varella alerta a partir de hoje para o perigo silencioso das hepatites em nova série do Fantástico: "Hepatites: Epidemia Ignorada".



A matéria de hoje falou sobre a hepatite B. Apesar de muito bem produzida e de trazer informações importantes, estranhei o fato de não ter sido citada a transmissão sexual desse tipo de hepatite, uma vez que ela ocorre até 100 vezes mais fácil que a transmissão do HIV por via sexual

Mesmo assim, valeu o alerta: pelas manifestações que acompanhei no Twitter, muita gente sairá em busca da vacina essa semana. É necessário lembrar de tomar as três doses da vacina corretamente para estar imunizado. E, mesmo assim, é interessante fazer exame após a terceira dose, para verificar se a imunização está ativa. O alerta é do Grupo Hércules, após observar casos de pessoas infectadas com hepatite B mesmo com a vacina. 


Prevenção é tudo: tome a vacina, tenha os cuidados necessários (como levar seu próprio kit manicure ao salão) e, claro, use preservativo em todas as relações sexuais. Sim, eu sei que usar camisinha é ruim, já falamos sobre isso aqui: Falando francamente sobre camisinha. Mas precisa, ok?

Confira a reportagem do Dr. Drauzio Varella:



Para quem não sabe, no início do ano eu fui consultada pela produção do programa para participar dessa série, mas no final acabou não dando certo. =(

Na semana que vem, a séria abordará o grave problema da hepatite D, especialmente no norte do Brasil. Para saber mais sobre a série, consulte o site da Rede Globo: 
Drauzio Varella alerta sobre perigo da hepatite em nova série

10 comentários:

  1. Oi Ana

    Fico feliz em saber que estão dando mais destaque a doença, semana passada vi no programa do jô e agora no fantástico, informação é a melhor arma contra doenças silenciosas assim.

    Nessas reportagens vi que devo me preocupar pois recebi doações de sangue em meados dos anos 80 por conta de cirurgias que fiz na infância, confesso que me deu certo medo mas preciso ter coragem e fazer o exame, melhor saber o quanto antes não é? De qualquer modo já aprendi aqui sobre a importância de ter o próprio kit de manicure e já estou adotando essa prática, também tenho falado isso pra quem conheço.

    Um abraço querida :)

    @anakint

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Saudade de você, viu?

    Também fico feliz que as hepatites estejam enfim aparecendo na mídia. Neste mês teremos ainda o lançamento da campanha do Ministério da Saúde, da qual participei das discussões.

    Quanto ao seu exame, já falamos sobre isso, não é mesmo? Precisa fazer! Há de dar negativo. Mas, se não der, quanto antes você descobrir melhor, porque mais chances de cura teria. Coragem!

    Obrigada por divulgar nosso alerta.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Ana, vi a reportagem no Fantástico e torci para que estivesse vendo também. Pelo jeito viu na íntegra. Achei que foi bem didática. Embora eu soubesse de muitas coisas que foram ditas ali, entendo que a maneira como foi abordado foi bem clara pra maioria das pessoas. Senti falta dessa informação sobre a transmissão da Hepatite B pelo contato sexual que você tanto falou aqui no blog, mas acho que eles estão de olho nos resultados entre os expectadores e poderão consertar isso nos próximos programas. Tenho dito por onde passo sobre os perigos da Hepatite. Mesmo sendo leigo no assunto, as postagens que fiz e a leitura do seu blog me credenciam, eu acho, a alertar pelo menos para a necessidade do exame precoce. Se servir pra isso, fico feliz. Ficou muito bom o seu post e sabendo que você fala com propriiedade, seus leitores é que ganham com tal texto. Reafirmo aqui publicamente que meus blogs estão sempre abertos para participar das ações de conscientização sempre que você desejar. Grande abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Tomei as 3 doses da vacina contra hepatites a+b, porém não apareceram no meu ultimo exame.
    Gostaria de saber se tenho que tomar outra vez. O que tenho que fazer para estar imunizada?
    Outra pergunta, meu marido tomou uma dose em junho de 2004 e não tomou as outras 2 doses. O que fazer no caso dele também?

    ResponderExcluir
  5. Tenho 42 anos, tomei as 3 doses da vacina em 2004, porém este mês fiz o exame para comprovar e para minha surpresa foi negativo. O que devo fazer? Posso tomar outra vez as vacinas? O que preciso fazer para estar imunizada?
    Meu marido tomou uma das três doses, também em 2004. O que deve fazer?

    ResponderExcluir
  6. Querido professor Bauru,
    Quantas vezes já te agradeci, mas não me canso de fazer isso: obrigada, obrigada, obrigada!

    Adriana,
    Isso aconteceu comigo também. Em meu caso, foi solicitado que eu fizesse mais uma dose da vacina e, em seguida, realizasse novo exame. Mas isso ocorreu porque já fazia mais de 10 anos que havia feito o esquema. Após a nova dose, o exame mostrou a imunização.

    Tenho um grande amigo que foi infectado com hepatite B mesmo tendo feito as três doses da vacina, porque não checou, como você, se havia funcionado.

    Para ambos os casos - tanto o seu quanto o de seu marido - procure o posto de saúde, onde possivelmente lhe orientarão sobre o melhor encaminhamento.

    ResponderExcluir
  7. Olá estou chegando aqui pela Banca Bueno, adorei seu canto. Já a estou seguindo.
    Temos na família mais de um portador do vírus da Hepatite B, só descobri quando fui doar sangue e fui reprovada...rsrs Mas eu só tenho a cicatriz ou seja tive contado com o vírus e me curei.

    Tenha uma ótima semana
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá,é um prazer falar com vcs,eu fui diagnosticada com hepatite B,há quase nove anos,só descobri,depois que tive meu filho,através de uma triagem para doação de leite materno,a princípio fiquei desesperada e o medico do posto de saúde me deixou maluca,e disse que a hepetite era transmitida 100% via sexual,falou bobagens p mim e meu marido,e disse que eu teria que parar de amamentar e que meu filho e meu marido tb poderiam ser portadores.Depois disso falei com o pediatra e ele nos tranquilizou e encaminhou para um infectologista,muito bom e fizemos novos exames e ele nos tranquilizou,pois meu marido adquirira o anticorpo e meu filho tb,mas eu teria que fazer um controle para o resto da vida.Desde entao,nunca tive nehum sintoma,minha hepatite é cronica,ja fiz biopsia,e não tenho nenhuma fibrose ou lesão,eu tenho um tipo de anticorpo que impede a replicação do virús.Graças a Deus hoje,faço exames a cada seis meses,ultrassom a um ano.Acho que contrai o virus ainda na infancia qdo tomei muita injeção sem ser descartavel,acho que o medico nunca deveria ter me dito daquela forma sobre as hepatites serem estritamente tipos de DST,deveriam esclarecer-nos melhor,achei muito boa a reportagem do Dr.Drauzio,ele fala de uma maneira simples e clara.O virus permanece lá quietinho,só sei que tenho porque ele aparece nos exames,mas se Deus quiser um dia ele some,o medico ja me disse que ele pode desaparecer e assim eu espero.
    Muita força para todos e principalmente muita fé em Deus.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é andréia ,trabalho na área da saúde,tomei as três doses da hepatite ,a ultima foi 19/12/2013 eu tinha doado sangue em 6 de junho deste mesmo ano,disseram que tinha dado alteração,então fui ao posto de saúde,e falaram em hepatite c,só que antes disso eu tinha feito um teste em uma campanha e deu negativo,gostaria de saber se pode ter dado um falso positivo ?estou assustada me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, os laboratórios são passíveis de erro, embora muito raro, especialmente em banco de sangues. No entanto, um resultado positivo não significa que você tenha hepatite C crônica. Leia o seguinte post: Anti HCV positivo não significa hepatite C crônica e faça o exame complementar.

      Um abraço e boa sorte!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?