Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Anti HCV positivo não significa hepatite C crônica

 

Acabou de receber um resultado positivo do exame Anti HCV e está aqui na internet desesperado em busca de informações?

Muita calma nessa hora...

Em primeiro lugar, esse exame significa que, em algum momento de sua vida, você teve contato com o vírus da hepatite C e, por esse motivo, desenvolveu o anticorpo.

Isso quer dizer que você tem hepatite C? Não.

Mas quer dizer que existe uma possibilidade, infelizmente grande, de ter. 80% a 85% das pessoas que entram em contato com o vírus desenvolvem hepatite crônica.

O próximo passo então será fazer um PCR qualitativo, que mostrará se existe vírus circulando no seu sangue. Se der positivo, não se deixe desesperar pelas informações que você ler na internet! Procure um bom especialista e, se quiser, volte sempre a este blog para conversar comigo. HEPATITES - Encontre aqui relação de médicos especialistas (públicos e particulares) em todo o País.


Leia também:
PCR - Proteína C Reativa positivo para hepatite C? 


201 comentários:

  1. primeiramente gostaria de parabenizar pela ideia do blog. muito bom trankilizar as pessoas pois muitos buscam respostas rapidas na internet q realmente asusta. mas vamos as duvidas rsrs. descobri por acaso q tenho hepatite c. meu marido minhas filhas tb fizeram os exames. das minhas filhas deram negativo(ufa rsrs) mas de meu marido positivo.sou funcionaria publica trabalho numa escola e exerço a função de merendeira. trabalho pesado.posso continuar com o mesmo tipo de trabalho? sendo tao pesado assim nao será prejudicial ao meu figado ja q lemos tanto q quem tem o virus precisa de repouso? se eu me cortar sem preceber e continnuar manuseando os alimentos posso infectar alguem? ja aboli o alcool e estou moderando minha alimentação. por quanto tempo posso ter uma vida saudadel? mais uma vez muito obrigada... estou me sentindo muito mais segura agora apos ver os videos. grande abraço e boa sorte na sua luta...

    ResponderExcluir
  2. Ola,boa tarde,sou de Manaus e trabalho em um lab. de analises clínicas. Semana passada, colhendo amostra de sangue de um paciente, acidentalmente me furei. Mandei a amostra dele pra fazer os exames sorológicos e no exame dele de ANTI-HCV deu positivo: 3.727 estou desesperada nao sei o que fazer. POr favor me ajude,qual exame posso fazer pra dectar se contraí o vírus? Um grande abraço e obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  3. Lalolueta,

    A hepatite C não influencia em sua capacidade laboral, a não ser quando o quadro já evoluiu para uma hepatopatia mais grave, o que não parece ser seu caso. De qualquer forma, converse com seu médico sobre isso.

    O que mais prejudica o fígado: álcool, gordura, remédios e stress.

    Sim, a partir de agora você deve tomar mais cuidado com seus ferimentos. Se uma pessoa simplesmente tocar em seu sangue, isso não irá infectá-la. Mas se ela tiver um ferimento, o que pode ser um micro-corte não visível ou uma feridinha na boca, pode sim ser infectada. Por isso, redobre o cuidado. Eu sempre cubro meus machucados, mesmo que pequenos - só pra garantir...


    Flor,

    Imagino o seu desespero. Um médico poderá lhe orientar melhor, mas o exame para detectar a hepatite C é o anti-HCV mesmo. É preciso apenas cuidar a janela imunológica, que é o tempo que o vírus pode demorar para ser detectado após a infecção.
    Mas não há de ser nada. Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus sinceros parabéns pelo teu blog já que de maneira fácil de entender, da uma informação muito ampla sobre este problema que pode afetar a qualquer um de nos.
      Muito obrigado

      Excluir
  4. Caracas, nunca pensei que fosse um dia procurar respostas para perguntas desesperadas pela internet. Gostei do site e estou passando pela pior fase, a espera do resultada do pcr qualitativo.
    Sou técnica de enfermagem e não me lembro de nenhum acidente de trabalho, mas como você basta mesmo um corte mínimo, fora o risco que corremos em salões de beleza na hora de fazer as unhas, coisa que não levamos a sério. Nãosei se tenho hepatite c, mas posso dizer pra quem vai ler que tome cuidado com os pequenos machucados, não tenha vergonha de perguntar pra sua manicure se ela esteriliza seus materiais ou até mesmo de levar sua alicate, espatula e outros, é seu direito, sua saúde não tem preço. E uma doença como essa por mais que tenha tratamento e que sua evolução seja lenta muda completamente sua vida e a de quem está ao lado. Só por curiosidade eu doei sangue te um mês e foi no teste pra doação que veio positivo o anti-HCV pode ser que seja negativo, mas se der positivo eu nunca ia descobrir pois hepatite c é assintomática e eu sempre tive medo de doar sangue por causa da agulha, decidi ir por causa de horas que ganharia pra uma matéria da faculdae, assim mesmo nos momentos ruins,difíceis tem sempre alguma boa lição pra se aprender.

    ResponderExcluir
  5. Ana parabéns, assisti aos vídeos, você é uma guerreira. Tira uma dúvida minha você não passou o vírus pra sua filha durante a gravidez? Vi também que pra 50% dos casos tem cura, como isso é possível? Estou esperando o resultado do pcr qualitativo, morrendo de medo, principalmente de ter contaminado meu esposo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tatiana! Graças a Deus, minha filha não tem o vírus. Falo sobre isso aqui: Minha criança cristal. Hoje ela tem 3 aninhos e é uma florzinha de meiguice.

    Fique o mais tranquila possível (sei que não é fácil nessa hora), mas a chance de seu marido ter sido infectado é pequena, a não ser que vocês tenham compartilhado agulhas ou algo assim.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, pela força. O comentário anterior também é meu. Estou tentando ficar tranquila, é difícil mesmo, as vezes consigo, as vezes não dá, mas estou tentando!!!

    ResponderExcluir
  8. ana lucia pereira sousa26 de outubro de 2010 às 00:28

    tenho 4 filhos 3 netos fiquei sabendo que tenho hepatite c gostaria de saber se eu cuidar posso viver muitos anos tenho agora 42 anos preciso acabar de criar meu filhos obrigada amiga estou desesperada

    ResponderExcluir
  9. Ana Lúcia,
    Seu desespero é justificado, você é nova e ainda tem muita coisa pra viver pela frente.

    Penso o mesmo em relação à minha filha, que tem 3 anos de idade.

    A resposta: se você não cuidar, possivelmente irá viver menos sim. Como sei que você não quer isso, precisará ter atenção com algumas (poucas) coisas em sua vida. A alimentação, por exemplo.

    Nem todos os infectados têm indicação para o tratamento. Se você tiver, o mais recomendado é fazê-lo.
    Se tudo der certo, você ficará curada e não precisará mais se preocupar com isso.

    Um abraço e boa sorte!
    Flor

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Tatiane!

    Não se preocupe tanto assim menina, a hepatite é uma doença que pode levar até 20 anos para os primeiro sintomas aparecerem. Relaxa!
    Sou portador a não sei quanto tempo, descobri o virus em 2004 numa doação de sangue tbem entrei em parafuso e nem tenho filhos para cuidar, passei 2005 fazendo o tratamento com interfero e ribavirina (Pank mais suportavel quando se da valor a vida). Não encare isso como um castigo, e sim como uma oportunidade de ver o valor de cada coisa ou gesto de forma diferente, tenho um relacionamento de 7 anos minha esposa sempre faz exames e sempre da negativo, acho improvavel que tenha transmitido para o marido. Não se culpe, principalmente por não saber exatamente como se infectou isso menos importa agora.
    No mais desejo boa sorte, vou refazer o tratamento agora em janeiro de 2010, estou meio ancioso pois o mesmo é penoso, mais estar bem é muito mais.
    Relaxa na net tem muita coisa sobre o assunto mais o ideal é falar com seu medico.
    Abraços!!!

    Carlos Curitiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,
      Pank e pouco pro tratamento rs, fiquei curiosa se deu certo o tratamento de 2010.
      Abracos

      Excluir
  11. Eu acabo de receber o meu PCR qualitativo negativo...UFA que alíveo...mesmo assim, que mim certificar que realmente não estou com o virus e por isso irei ao médico tirar as dúvidas. No mais gente, encarem a realidade...eu já havia mim preparado e caso se confirmasse, encararia de peito aberto e cabeça erguida. Como, acredito, que pode está tudo bem, quero agora ajudar as pessoas que precisam de apoio. Vamos juntos, agora eu sou outra pessoa, e melhor por conta da hepatite C.

    meu msn é flaviohoje@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. E o exame ANTICOR. ANTI ANTIGENO DE SUPERFÍCIE DA HEPATITE B - Resuiltado 38,6 UI/L
    Os valors negativos são até 10 UI/L
    Que doença é essa?
    è transmissivel?
    Pode ter sido adquirida por contato sexual?

    ResponderExcluir
  13. Boa Tarde! Fiz um exame ANTI HCV nesta manhã e o resultado deu: 0,845
    Isso significa o que?
    desde ja, obrigada

    ResponderExcluir
  14. Por favor preciso saber...
    o que significa ANTICORPOS ANTI-HCV(EIE-INTERKIT)
    REAGENTE indice 15,175

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Paulo, tenho 22 anos, acabei de ser aprovado em um concurso que sonhava desde pequeno e o meu Anti HCV deu reagente com índice 14,27. Eis uma parte de minha história, nasci em 1989 quando precisei de uma transfusão de sangue (posso ter me contaminado desde lá), nunca senti nenhum sintoma, meu TGO e meu TGP sempre deram normais e hoje vejo meu sonho se transformando em apenas um número 20%.Espero que após esse contato tão novinho,estar entre esses 20% que possuem apenas o vírus para que possa realizar meu sonho. Caso contrário vou ter que me tratar e não sei o que vou fazer. Sempre fui muito ativo, pratiquei e pratico esportes desde que me entendo por gente, e tá bem complicado ver minhas expectativas indo por água abaixo. Mas ainda há esperança e eu espero em Deus que eu possa estar voltando aqui pra confirmar que não tenho essa doença traçoeira e silenciosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você não pode assumir o cargo público caso esteja infectado amigo ?

      Excluir
  16. marcia bom dia minha irma esta com c hcv e nos da familia estamos muito preoculpados ela esta muito magra e queremos saber que estado esta a doença e se tem cura por favor me responda .obrigada

    ResponderExcluir
  17. oi,gente por favor me furei com agulha de uma paciente que tem Hepatite c o que devo fazer sera que fui contaminada.

    ResponderExcluir
  18. OLA ESTOU COM HEPATITE C CRÔNICA VOU INICIAR O TRATAMENTO AGORA .
    POSSO ENTRAR COM AUXILIO DOENÇA TRABALHO DE DOMESTICA . EU PAGO SEPARADO PARA MIM...

    ResponderExcluir
  19. Olá Doutor!
    Tenho uma tia que é enfermeira, durante um exame que ela estava fazendo em um paciente soro-positivo a agulha perfurou a luva que ela estava usando. Ela é diabética. Doutor, quero saber se minha tia está contaminada, e se pelo fato dela ser diabética os sintomas ja aparecem mais rápido do que o comum. Pelo que ela nos contou, isso aconteceu a mais ou menos duas semanas, e ela ja fez o teste, que deu positivo.

    ResponderExcluir
  20. Olha nos anos 80, tive o meu 1º filho,onde ñ sei se foi barberagem médica; pois descobrir depois no 2º parto q. eu ñ tinha condições de fazer um parto normal. Até aí tudo bem; acontece q. neste periodo dos anos 80 perdi muito sangue, e recebi sangue contaminado pelo virus C.Depois de 3 décadas é q. foi confimado, em janeiro de 2010;pois o meu GTO estava muito alterado, o meu médico logo me encaminhou p. BH,onde dei inicio ao tratamento fiz biopsia e etc. Iniciei o tratamento em agosto com Interferon e Ribavarina por 48 semanas os efeitos colaterais diversos ,mas nosso Deus estava comigo o tempo todo, aquantei firme; mas foi preciso ficar de licença médica,por causa da anemia profunda, tenho hoje 53 anos,sou professora Estadual e Municipal onde estou ajustada de sala de aula, faço outros trabalhos os quais tbém me dão muito prazer em fazê-los .Fiz direitinho todo o tratamento dois exames já deram negativos, mas agora em janeiro de 2012 terei q. submeter novamente a todos os exames e estou com um pouco de medo, tbém em julho já está marcado uma nova biopsia para ver se o figado estabilisou a lesão.A minha maior dúvida agora será q. com todo esse tempo para descobrir eu ficarei definitivamente livre deste vírus? Espero resposta urgente e clara. Obrigada. Iolanda

    ResponderExcluir
  21. boa noite pessoal!estou mal.tenho 28 anos estou casada a 6 anos,procurei o meu médico pra fazer uma pequena cirugia em minha tropa para poder engravidar,entao me pediu alguns exames,e de rotina,e meu exame de epatite c deu reagente,aiii meu deus tó,abalada mal,nao sei daonde peguei nunca fiz tranfusao de sangenao sou uzuaria de drogas,tentei falar com meu marido pra ele fazer exames e ele está me condenando,pois o que ele so sabe falar se ele tem foi de mim que pegou....nao aguento mais isto tudo nao pode estar acontecendo comigo nunca trai,ele...alguém pode me dizer se tem algum exame que comprove daonde peguei,aiii me ajudem estou me terminandoooo

    ResponderExcluir
  22. Oi! Meu nome é Rosi e eu estou simplesmente DESESPERADA! Meu marido fez o exame anti HCV e deu reagente. Ele fez uma tomografia e tem o fígado ligeiramente lesionado e o baço inchado. Já foi no especialista, mas o mesmo disse que sem o exame PCR não dá para afirmar nada. EU não trabalho e contraímos alguns empréstimos, na garantia de que estaria tudo bem no futuro... meu marido descobriu em exames de rotina. Eu estou desesperada, pq tenho lido que o tratamento contra hepatite c é muito doloroso e a pessoa passa muito mal. Acabamos de realizar o sonho da casa própria. Precisamos do emprego dele. Tenho motivos para tal desespero? Obrigada e sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, como a Ana sempre diz, muita calma nessa hora... meu irmão tb descobriu, ele trabalha por conta, não tem salário. Todo mundo em casa se desesperou, essa semana ele foi no médico que acalmou ele, pois ele ainda não precisa nem fazer o tratamento, e olha que ele está com cirrose.
      A médica disse para esperar um pouco e o máximo que ele vai precisar é se cuidar, alimentação, esforço, etc.
      De qualquer forma, precisa esperar o PCR como o médico disse para vc.
      Procure falar com Deus e creia que ele sempre está no controle de tudo!
      abraços

      Excluir
  23. Oi Ana, nossa que achado é seu blog, num momento medonho da minha vida. Ontem descobri que meu irmão está com Hepatite C e já está com cirrose. Isso por si só já seria um motivo de tristeza para mim, se não fosse um outro fator agravante.
    Infelizmente eu e meu irmão, no passado, fazíamos uso de Cocaína (eu sei, é horrível, mas não uso mais, estou super arrependido), eu não tinha a menor ideia de que poderia ser um fator de risco compartilhar o mesmo canudo.
    Por esse motivo agora eu estou desesperado. Muito, tenho esposa e filho, e agora tenho medo de fazer o exame e descobrir que estou com a hepatite C.
    Como eu queria voltar no tempo e fazer tudo diferente, não ter me envolvido com más companhias, ter uma vida correta.
    Agora posso estar contaminado, ou ter contaminado outro, isso está mexendo com minha cabeça de uma forma terrível.
    Seu blog me deixa tranquilo em partes, mas de verdade eu queria tanto alguém pra conversar, pra me acompanhar como amigo.. não sei de verdade o que fazer agora :(

    Loiro SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! eu fui fazer o exame de hepatite c hcv e deu reagente e fiz para confirmar o exame e deu nao reagente agora q tipo de exame devo fazer para saber se tive contato com o virus ou tenho o virus .e q medico devo procurar para tirar minhas duvidas ..........

      Excluir
  24. oi ana td bm ! ana eu fiz o exame de hepatite c e deu reagente ,mas fui refazer novamente para confirmar o resultato e deu nao reagente ??
    agora q tipo de exame devo fazer ?
    e qual medico q procuro para tirar minhas duvidas .........
    obrigada ..

    ResponderExcluir
  25. Oi, Eu fiz uma série de exames de sangue ,mas ainda ñ fui ao médico .Mas como soi curiosa abri os resultado e vi uma coisa escrita q me chamo atenção!Pois nda do q vi ali entendia ,porém isso me deixou preucupada ...estava escrito reagente hcv? Me explique por favor .

    ResponderExcluir
  26. ola pessoal descobri no dia 12 de abril que tenho hepatite c justo no momento mais feliz de minha vida poxa isso nao é justo tenho um arido maravilhoso e um filho lindo eu nunca tinha sido ta feliz ate que veio essa bomba eu nao sei o que fazer tento nao demonstrar a meu marido toda minha tristeza me ajudem por favor com palavras de apoio preciso muito obrigada fiquem com deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus disse eu vim p/ os fracos e doentes, enterga a sua vida a Jesus e tudo ele fará por voce, porque eu passava por isso e ele mim curou,Jesus te ama

      Excluir
  27. ola meu nome e Flavio! descobrir que tenho hepatite c
    o resultado deu regentes, índice 11,48 vou passar com especialista,
    gostaria de saber, se tens uma dieta que possa acalmar o figado
    Eu não sinto nada, estou moito bem no momento porque eles falam que ela e silenciosa, sera que os meus dias estão contado Eu só tenho 35 ano Eu estou com medo. me ajuda, obrigado.

    ResponderExcluir
  28. ola descobri hoje no ama que tenho hepatite c deu indiciá 11,48
    fiquei calmo com a noticia,
    eles vau fazer o encamamento com especialista
    tenho só 35 ano eu acho que vou morrer cedo
    estou preocupado tem dieta alimentar que possa calmar o vírus de hcv reagente. espero resposta obrigado.

    ResponderExcluir
  29. boa noite Ana Flor tentei entrar em seu twitter e não conseguir hoje o exame do meu marido deu, abs ag deu não regente já o anti hcv deu reagente ele disse que ele esta com hepatite,mas para nós não nos apavorarmos pq com o tratamento tem cura,confesso que estou um pouco nervosa vou fazer tbm o exame que ele pediu tbm tenho duas filhas e só estamos pensando nelas,meu marido eu não bebemos isso acho eu que já é um bom começo.
    meu email é?vidamaravilhosa33@gmail.com gostaria que pessoas legais com esse mesmo problema me mandasse email que mandarei tbm bjs e boa sorte á todos.

    ResponderExcluir
  30. Descobri a hepatite C a três anos faço exames de sangue de 6 e 6 meses .Minha duvida é quando um pessoa com Hepatite C precisa fazer tratamento com remedios e por quantidade de carga viral ??Bom dia a Todos !!!!

    ResponderExcluir
  31. Agradeço a todos pela visita ao blog e pelos comentários.
    Esclarecendo a última dúvida postada acima, a carga viral não é considerada para a indicação do tratamento (ela será importante durante o tratamento somente para acompanhar como o organismo está reagindo aos medicamentos, o que mostra ao médico se o tratamento deve continuar ou ser interrompido). A indicação do tratamento depende do estado do comprometimento do fígado (grau de fibrose), que é diagnosticado por biópsia ou fibroscan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana Flor, tudo bem?
      Fiz uma bateria de exame pois estou querendo engravidar, no qual o meu HCV deu reagente 9,45 UI, sou ex-paciente oncológico, tive Leucemia Mielocítica Aguda, e fiz muuiiita transfusão de sangue, e com certeza deve ter sido em uma dessas transfusões que contraí o vírus, isso já faz 20 anos, já li muito sobre o que me deixou muito preocupada, gostaria de saber se o fato do meu exame ter dado reagente se tenho que fazer o tratamento com interferon. Aguardo retorno, assim que possível, muito obrigada pela oportunidade e pelo blog, muito esclarecedor.

      Excluir
  32. Olá, acabei de abrir meu exame e fiquei apavorada, anti hcv reagente 1,69; podem me passar informação de como é transmitida a doença e quais seus males? Tenho tantas perguntas girando em minha cabeça que não consigo fazer mais nada e minha visita ao médico será somente no dia 29/...
    aguardo uma resposta. Abraços

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde , gostaria de esclarecer uma duvida .Sou portador do vírus HCV e fiz o exame de carga viral com PCR no quantitativo deu o valor de 1.900.000 e na quantitativa não detectado .O que gostaria de saber é se vou precisar de tratamento ou em quanto não for detectado vírus vivo em meu organismo não a necessidade de tratamento. Obrigado desde já e boa sorte a todos nós

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde , fiz o exame para HCV e deu reagente meu medico não infecto mas para antecipar a futura solicitação do infecto solicitou o de carga viral PCR quantitativo e qualitativo.
    O quantitativo deu 1.900.000 e o qualitativo deu não detectado isso quer dizer que não tenho vírus vivo em meu sangue e que não vai ser necessário fazer tratamento ou terei que fazer outro exame como da biopsia do figado. Obrigado desde já e Deus olhe por todos nós

    ResponderExcluir
  35. ola boa noite me tira uma duvida meu marido tem hepatite c e eu ja fiz o exame hcv e deu negativo mais sinto dore do lado direito da costela posso ter essa doenca e nao da positivo no exame

    ResponderExcluir
  36. ola sempre que faço sorologia para hep c da reagente isso desde 2008, sempre faço pcr quantitativo o ultimo fiz em 20 de julho de 2012 e o resultado e sempre NAO DIAGNOSTICADO vandinha

    ResponderExcluir
  37. ola gostaria de saber se e so pelo ato sexual que pega hepat
    ite c

    ResponderExcluir
  38. Acabei de receber o resultado do meu exame e deu: ANTICORPOS ANTI-VIRUS DA HEPATITE C (Anti-HCV), soro REAGENTE, isso significa que estou com HEPATITE C????
    O que fazer??????
    Me ajude, por favor!!!
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  39. Tem muita gente bizonha aqui.

    Primeiro, vamos aprender a escrever. Vamos aprender a pontuar uma frase! Isso é o mínimo para que um leitor te entenda e te ajude.

    A maioria das dúvidas pairam sobre questões imbecis, já explicadas pelo próprio autor do site.

    1) Faça o teste dos anticorpos (anti HCV).
    2) Se o "anti-HCV" der negativo, você não tem anticorpos e nem o vírus. Não tem hepatite C!
    3) Se o "anti-HCV" der positivo, significa que seu organismo teve contato com o vírus e produziu anticorpos para se defender. Consequentemente, ou você tem a doença (vírus C circulando no sangue) ou você teve (seu organismo conseguiu combater o vírus e eliminá-lo). Logo, faça o exame "PCR Qualitativo (HCV)" para medir a quantidade de vírus no sangue. Se esse "PCR Qualitativo (HCV)" der não reativo, significa que você só tem os anticorpos. Significa que você não tem mais o vírus! Teve no passado, mas seu organismo eliminou! Mas se o "PCR Qualitativo (HCV)" der reativo, você é portador da hepatite C e deve procurar um especialista para se tratar (MÉDICO HEPATOLOGISTA).


    Simples!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser mais humano, são pessoas com vários medos,por isso muitas perguntas... Simples!!! Se coloque no lugar delas..

      Excluir
    2. Excelente, otima resposta. Obrigado!
      Minha esposa deu reagente no anti-HCV e no PCR não detectou o virus.
      A explicação do médico " Vc não tem Hepatite C" simples assim.

      Excluir
  40. Olá amigo, uma vez deu anti hcv reagente, mas o qualitativo e quantitativo deu nagativo, toda vez que eu fizer dará reagente o anti hcv?

    ResponderExcluir
  41. Olá,

    Meu nome é Carlos e recentemente descobri a possibilidade de ter contraído Hepatite C.
    Tenho consulta marcada com minha infectologista no dia 7/jan, mas a espera é longa demais para quem está preocupado com sua saúde. Por isso, resolvi trocar informações aqui pela internet.

    Eis os meus exames:

    ----------------------------------
    O Anti-HCV:
    Resultado: Reagente
    Índice: 119,84
    Não reagente: inferior a 1,00
    Reagente: igual ou superior a 1,00
    -----------------------------------
    PCR Qualitativo
    Resultado: Detectado RNA do HCV
    Valor de referência: Não detectado RNA do HCV
    Limite de detecção: 43 UI/mL
    -----------------------------------

    A partir desses resultados consigo identificar seu o meu caso é crônico ou não? E o que provavelmente minha Dra recomendará como passo seguinte?

    Não pretendo fazer nada antecipado, não se preocupem. Isso servirá apenas para eu entender o meu caso e me preparar para as etapas seguintes.

    Desde já, obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, Carlos. Obrigada pela visita ao blog! Seja sempre bem-vindo por aqui.

    Apenas sua médica poderá interpretar adequadamente seus exames, mas como vejo sua angústia, vamos lá: o pcr indica que há vírus circulando em seu organismo, o que deve significar hepatite crônica. Mas sem desespero, ok? Sua infecto pedirá agora alguns exames complementares para saber qual a genotipagem do vírus (dependendo do genótipo, a indicação de tratamento é diferente), a carga viral (quantidade do vírus) e uma biópsia hepática para saber como está seu fígado. É a biópsia que mostrará se você tem indicação para começar o tratamento em breve ou não.

    Portanto, você ainda precisará esperar algum tempo para saber como será o encaminhamento, o que dependerá dos resultados desses exames.

    Enquanto isso, dê uma navegada pelos artigos desse blog para conhecer melhor a doença e como lidar com ela.

    Sei como esse momento do diagnóstico é difícil pra gente, mas garanto à você que não é o fim-do-mundo e que existe cura!! :)

    Fico à disposição.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  43. Ola!
    Sou técnica de enfermagem, tomei as 3 dose da vacina hepatite C, fiz o exame de sangue e deu não reagente oque devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fique atenta, pois não existe vacina para hepatite C. A vacina que você tomou é de hepatite B.
      Se seu exame deu não reagente para hepatite B após as 3 doses, você deve procurar o posto de saúde e repetir, pois não está imunizada.
      Um abraço!

      Excluir
  44. Oi Flor, meu nome ê Magda tenho 45 anos e na quarta-feira de cinzas fiquei sabendo q estou com Hepatite C reagente 1.0, passei uma baita humilhaçao pela forma que fui tratada num lugar q me mandaram dar entrada nos exsmes ai resolvi ir ao CAT - Santa Cruz. Fu muito bem tratada, ja fiz meu registro e ja marquei trisgem, e agora o q vai acontecer? Posso não ter nada? Como deve ser minha alimentaçao? Tomo bebida alcoolica de vez em quando e no maximo duas latinhas de cerveja ou uma dose de caipirinha somente, posso continuar? Terei de afastar do serviço? Minha vida com minhas filhas e netas pode continuar a mesma? Tem cura?. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  45. Oi Flor, meu nome ê Magda tenho 45 anos e na quarta-feira de cinzas fiquei sabendo q estou com Hepatite C reagente 1.0, passei uma baita humilhaçao pela forma que fui tratada num lugar q me mandaram dar entrada nos exsmes ai resolvi ir ao CAT - Santa Cruz. Fu muito bem tratada, ja fiz meu registro e ja marquei trisgem, e agora o q vai acontecer? Posso não ter nada? Como deve ser minha alimentaçao? Tomo bebida alcoolica de vez em quando e no maximo duas latinhas de cerveja ou uma dose de caipirinha somente, posso continuar? Terei de afastar do serviço? Minha vida com minhas filhas e netas pode continuar a mesma? Tem cura?. Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  46. Meu exame de Hepatite C Resgente 1.0, o que significa? Como vai ser minha vida daqui p frente? E meu trabalho? Minha alimentaçao?. Obrigads!!!!

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde, tenho uma dúvida sobre uma amiga, e espero que você possa me ajudar. Ela fez um exame e deu 7,59 S/CD , no Anticorpo Anti-hepatite C (Quimioluminescência).
    Depois mandaram fazer o exame RT-PCR Qualitativo em tempo Real, com resultado negativo. Mas no exame aparece a observação..." A sensibilidade do teste varia em torno de 7 UI/mL. Um teste com resultado indetectável, não exclui a presença  da infecção por Hepatite C " ,( Laboratório Centro de Genomas - São Paulo )
    Eu posso interpretar, que mesmo dando negativo, pode existir o vírus no sangue ainda ? e que potencialmente continuaria sendo uma pessoa que poderia contaminar outras ?.
    Desde já muito obrigada pelas informações.

    ResponderExcluir
  48. Tive hepatite C aguda no ano passado (2012), e em fevereiro de 2013 o exame para HCV deu não detectado e PCR qualitativo RNA não detectado. Fui agora em 10 de maio fazer o teste (método imunocromatográfico-roche) em uma campanha, e o resultado para hepatite C deu reagente...Como deve ser analisado esse processo, o que está acontecendo???

    agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  49. OLÁ, BOM DIA, MEU NOME É ELAINE, QUERIA UMA INFORMAÇÃO, MINHA MÃE FEZ UM EXAME PRA SABER SE TEM HEPATITE, E HOJE QUANDO FUI PEGAR O EXAME, ME DEPAREI COM UMA NOTICIA QUE FIQUEI MUITO NERVOSA, ENTÃO QUERIA UM EXCLARECIMENTO..DEU NO EXAME DELA, HEPATITE C, HCV, O QUE DEVO FAZER? SERÁ QUE ELA TERÁ QUE REPETIR O EXAME ? ME AJUDEM, ESTOU DESESPERADA.OBRIGADA, ELAINE.

    ResponderExcluir
  50. Olá,boa noite, faz 5 anos fiz exame p hepatite c, o resultado foi positivo, reagente, agora fiz outro exame , deu negativo.Não fiz tratamento algum.Foi erro de exame ou estou curada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, sugiro que você repita o exame. Mesmo quando há cura da hepatite C, o anticorpo (que é o que é detectado no anti-HCV) costuma permanecer.

      Excluir
  51. Parabéns pelo blog!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  52. Ola Flor, hoje é dia 12/09 sao 5h da manha e nao consigo dormir, peguei resultado do meu namorado e deu reagente anti hcv 16,80, e me deu um desespero e nao consigo parar de chorar, nao tive relação sexual sem camisinha com ele, ele vai fazer a carga viral, na verdade ele é o homem da minha vida pore´m eu tenho 40 anos e tinha projetos de engravidar rapido, e agora? essa doença é transmissivel sexualmente? ele se tier q fazer tratamento pode me engravidar? to sem chao me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente ficar tranquila. Como você leu aqui, não quer dizer que ele tenha desenvolvido hepatite C crônica. Mas, se tiver, não há restrição para você engravidar.

      Você apenas não poderá engravidar durante o tratamento dele, mas dependendo do quadro, ele terá indicação ou não para fazer tratamento nesse momento.

      Procurem um especialista e façam os exames complementares. Busque não sofrer por antecedência e lembre-se que, se o resultado mostrar que realmente ele tem hepatite C crônica, ele precisará muito de seu apoio :)

      Excluir
  53. Conversa iniciada - Sexta
    Antonio Da Silva Psydownloadsbrasil
    4/10/2013 22:43
    Antonio Da Silva Psydownloadsbrasil

    Boa Noite, Dr. Eloiza

    há 5 anos fiz alguns exames de rotina e foi identificado anti-hcv positivo, fiz naquela época um pcr que deu negativo e depois de 6 ou 7 meses novamente negativo. Lembro que naquela ocasião alguns exames como o (TGP) e (TGO) apresentavam uma leve alteração nos valores encontrados. Como o médico disse que estaria livre da doença e nãoo cogitou a possibilidade de retorno dela eu fiquei tranquilo e tentei esquecer esse episódio. Agora já há 5 anos depois fiz alguns exames de rotina que apresentaram uma leve alteração na (tgp) valor encontrado 1ºexame 65 u/l , segundo exame em outro laboratório apresentou (TGP) valor 84 u/l nesse laboratório também deu uma alteração no (GGP) valor referencia 94 u/l demais exames normais, e um terceiro exame no mesmo laboratório do primeiro que apresentou (TGP) 65 u/l e demais exames normais. Fiz uma ecografia com aparencia do figado normal, porém foi visualizado parcialmente devido a um meteorismo. Então fiquei preocupado com essa "leve alteração dos exames" poderia ser alteração ainda daquele primeiro contato com o vírus? ou teria possibilidade de o vírus ter se mutiplicado depois desse período inicial? Li alguns artigos que o Hcv pode nao ser identificado no Pcr mas que poderia voltar mais tarde. Estranho que se fosse hepatite teria uma alteração mais consistente nos exames correto? Segundo o médico que me avaliou no primeiro momento há 5 anos atrás disse que eu estava curado e que eu fazia parte dos 20% que eliminam o vírus logo no início do contágio. Fui ao Gastro essa semana para avaliar uma gastrite que está me encomodando e relatei isso a ele, segundo ele disse que não haveria riscos e que na opinião dele não precisaria de um novo pcr, porém pedi a ele a solicitação e fiz novo exame, estou bem ansioso e com medo do resultado.Li alguns artigos que o Hcv pode não ser identificado no Pcr mas que poderia voltar mais tarde. Estranho que se fosse hepatite teria uma alteração mais consistente nos exames correto? Estou com uma gastrite hemorrágica grau leve, teria alguma ligação com hepatite

    ResponderExcluir
  54. Oi, Boa Noite, Perdi um sobrinho de 2 anos e informaram q ele tinha epatite C...a mãe dele fez o exame e deu não reagente...isso é possivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielly, a hepatite C é transmitida pelo contato da corrente sanguínea com sangue contaminado. É possível que uma criança seja contaminada por outra fonte, que não a mãe, se ela for exposta a isso - por exemplo, transfusão de sangue ao nascer.
      Mas a hepatite C não mata, o que mata são suas complicações, como a cirrose e o câncer hepático. Esses problemas levam décadas para aparecer então, possivelmente o que vitimou seu sobrinho não tenha nada a ver com a hepatite C, mesmo que ele realmente estivesse infectado.
      De qualquer forma, sinto muito... :(

      Excluir
  55. Ei, bom dia. Sou técnica de enfermagem, trabalho num centro de nefrologia e me acidentei ontem na caixa de perfuros com uma agulha de fistula. Entrei em total desespero, pois existe uma grande chance daquela agulha ter o vírus da hepatite c. Minhas colegar de trabalho observaram a agulha e falaram que o sangue já estava seco e era muito pouco. O meu corte não foi muito profundo, mas sangrou. E como ouvi dizer que o virus sobrevive a 48 horas no ambiente, meu desespero não diminui. Gostaria de saber quais o exames tenho que fazer, quanto tempo demora para o virus ser detectado em exames, e se existe a possibilidade de eu contaminar meu parceiro por meio da relação sexual, estou com muito medo e insegura em ralação a isso. Obrigada, e aguardo ansiosa uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve fazer o anti-HCV, mas precisa aguardar o tempo da janela imunológica. Sugiro que você procure um infectologista para orientação.

      Quanto à transmissão sexual, navegue aqui pelo blog e você encontrará posts específicos sobre isso, com muitas informações. Mas a possibilidade de transmissão por essa via é muito pequena (menor que 5%).

      Abraço e boa sorte!!

      Excluir
  56. Fiz exame da hepatite c e deu reagente, mas valores de referença deu não reagente, quero saber se tenho ou não hepatite c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve procurar um médico para que ele interprete seu exame e avalie a necessidade de refazê-lo.
      Boa sorte!

      Excluir
  57. Oi Ana em 2008 fiz anti hcv deu reagente e agora em 2013 repeti o exame ja 2 veszes e deu negativo. Ja fui no infecto ele falou q nao tenho hepatite c so q isso nao sai da minha cabeca porque li algumas materia q vc ppde ter a doenca e o virus nao aparece no exame ele pode persistir nao reagente mais tendo a doenca isso e verdade? Muito grata aguardo resposta .bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um período de janela imunológica, que acontece logo após a infecção. Quer dizer que quando a pessoa é infectada, o vírus pode demorar até 90 dias para ser detectado nos exames de sangue. Mas depois disso, ele será sempre detectado. Possivelmente seu exame de 2008 estava errado. Essas duas vezes que você repetiu o exame agora em 2013 foram em laboratórios diferentes?

      Excluir
    2. Fiz no no laboratorio lavosier os 2 um fiz em marc o outro em junho. Achei seu blog muiti bom vejo q vc sabe explicar direito as pergunta. Tira muitas duvida das pessoa isso e muito bom .te desejo toda felicidade desse mundo. Bjs

      Excluir
    3. Muito obrigada! Seja sempre bem-vinda por aqui.
      Se ainda assim você não estiver tranquila, eu sugiro que você repita o exame em outro laboratório. Dando negativo novamente - e torço que assim seja! - você vira essa página. Abraço!

      Excluir
  58. minha mae estava com suspeita de hepatite b e c e fez o exame e deu nao reagente o que significa?

    ResponderExcluir
  59. OLÁ QUERO SABER COMO ME CADASTRAR NESTE BLOG,POIS NÃO ACHEI,OU É SÓ POSTAR AQUI E TIRAR AS DÚVIDAS PELO LINK ASSOCIADOS??

    ResponderExcluir
  60. OLÁ SOU FABIO E TENHO 36 ANOS PASSEI POR ALGUNS EXAMES E FIZ UM DE HEPATITE C E NO RESULTADO DEU : HEPATITE C REAGENTE
    LOGO ABAIXO ESTÁ ASSIM VALOR DE REFERENCIA : NÃO REAGENTE
    ABAIXO TEM TAMBÉM: CUT-OFF 1,00
    : DO 25,00
    QUERO SABER SE TENHO QUE FAZER OUTRO EXAME PRA CONFIRMAR OU ESTOU COM A HEPATITE C?? POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA E PARABÉNS PELO BLOG NÃO TEM MELHOR ISTO EU PERCEBI E AFIRMO...ABRAÇOS
    ATT.
    FABIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio! Obrigada pela visita.
      Como explicado no artigo acima, seu resultado mostra que você já entrou em contato com o vírus em algum momento da vida e possui o anticorpo. Para confirmar o diagnóstico, você precisa fazer um exame denominado PCR.

      Excluir
  61. Meu exame hcv deu reagente,fui ao especialista e mim encaminhou a outros testes:tgo e tgp-deram alterados e os demais normais inclusive o PCR,minha volta é só em janeiro mas gostaria de saber se com esses resultados posso ter esperanças de não ter evoluído com hepatite c?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o seu PCR deu "Não detectado", não há vírus ativo circulando no organismo. :)

      Excluir
  62. Boa noite.
    Esses dias fiz exame de rotina pro serviço em meu TGP deu 65 e 5 dias depois refiz e deu 96, todos os dois foram feitos no mesmo laboratorio. Apartir do TGP, ele é um exame que me deixa com idéia de ter hepatite C?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem hepatite, possivelmente tem TGP alterado.
      Mas o contrário NÃO é verdadeiro. Quer dizer: não é porque existe essa alteração que há infecção com hepatite. Há muitas outras possibilidades que seu médico deverá investigar.
      Mas não deixe de fazer os exames de hepatite B e C também!
      Um abraço, com votos de que não seja nada demais.

      Excluir
  63. Oi Ana Flor,parabens pelo blog. Agora estou me sentindo mais segura e confiante. Descobri que estou gestante de11 semanas e consequentemente me foi pedido uma bateria de exames dos quais o da Hepatite c o HCV constou Resultado:Reagente e indice 2,7.
    Valores de referencia
    Nao reagente:indice< 1.0
    reagente> ou= 1.0

    Repetido e confirmado

    Por Favor Ana Flor estou desesperada, pois estou gestante, o que devo fazer?
    O médico o posto de saude me deixou mais desesperada, disse que deveria fazer exames para ver se o estado é cronico. E até me encaminhou pra fazer um ultrassom do figado. Me ajuda,por favor estou de quase tres meses de gestacao.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Leila Christine,

      Não fique desesperada. Você está grávida e esse é um momento muito lindo da vida da gente, que não pode ser desperdiçado.

      O médico está correto em averiguar se a hepatite C é crônica ou se você tem apenas o anticorpo, como explico no post. Você ainda pode ter a boa notícia de não ter hepatite C!

      Mas, se tiver, quero que NÃO fique desesperada. Assim como eu, milhares de outras mulheres portadoras de hepatite C tiveram seus filhos saudáveis, amamentaram normalmente e o vírus não influenciou em nada na maternidade. Minha filha é a coisa mais linda desse mundo e NÃO TEM o vírus! :) Tenho artigos falando sobre isso aqui no blog. Procure na caixa de pesquisa pelos posts "Minha criança cristal" e "Engravidando com hepatite C".

      Se for confirmada a hepatite C, procure um especialista e faça os exames que ele orientar. Você não vai precisar se preocupar com tratamento enquanto estiver grávida ou quando o bebê ainda for pequeno e estiver amamentando.

      Portanto, cabeça erguida. Não deixe esse possível diagnostico tirar a beleza de seu momento. Cada coisa a seu tempo.

      Beijo grande,
      Ana Flor






      Excluir
  64. Ana, gostaria, primeiramente, de parabenizá-la pelo blog e pela garra em vencer cada etapa do tratamento. Você é uma guerreira!
    .
    .
    Em segundo lugar, gostaria de alguns esclarecimentos... se possível.
    .
    Há alguns anos (talvez quatro anos) fiz o teste Anti HCV e o mesmo deu "REAGENTE" (hepatite A e B "Não reagente"). Não levei esse resultado a sério na época mas, algum tempo depois (talvez um ou dois anos depois desse primeiro teste), solicitei o mesmo exame mas a médica pediu outro, o TGO TGP. Resultado: TGO e TGP absolutamente normais.

    - A minha 1ª pergunta é:
    É muito comum um portador de Hepatite C Crônica apresentar TGO e TGP normais?
    .
    .
    .
    .
    Já marquei um novo exame HVC, um outro TGO TGP e, agora, Bilirrubinas e o PCR qualitativo.
    .
    .
    .
    .
    - 2ª pergunta: "HCV" e "HCV total" são a mesma coisa?

    .
    .
    .
    .

    Desde já agradeço imensamente a sua atenção! Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Agradeço sua visita ao blog e suas palavras de incentivo.

      Respondendo suas perguntas: é possível sim que um portador de hepatite C apresente TGO e TGP normais, caso ainda não haja comprometimento do fígado.

      Desculpe mas não sei informar se há diferença entre HCV e HCV Total. Eu chutaria que são a mesma coisa, mas é uma suposição.

      Fico aqui torcendo para que dê tudo certo e seu exame dê negativo.
      Caso contrário, não desanime. A medicina está avançando muito e há muita perspectiva para os portadores de hepatite C nos próximos anos.

      Apareça sempre que quiser!

      Um abraço,
      Ana Flor

      Excluir
    2. Olá.
      Agradeço a atenção, Ana.
      .

      HCV/HCVtotal: Sim, são a mesma coisa. A moça me informou.


      Em alguns dias sai o resultado. Obrigada pelo apoio! Maria

      Excluir
  65. Ana, aproveitando mais uma vez a sua boa vontade, gostaria de tirar outra dúvida.

    Os tratamentos da hepatite genótipo 1, 2 e 3 são diferentes? Qual tem o maior tempo de duração? Qual responde mais rapidamente?

    Novamente, obrigada. Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São diferentes sim: o tratamento do genótipo 1 é o mais longo e, no caso de retratamento, incorpora-se inibidores de proteases para terapia tripla.
      Bjs

      Excluir
    2. Agradeço mais uma vez! Maria

      Excluir
    3. Meu nome é Sueli, tenho hcv, fiz tratamento com interferon e ribavirina em 2014.Hoje estou bem, faço exames de 6 em 6 meses,mas eu nào bebo nada de alcool, e como sempre salsão pq é ótima para baixar a carga viral.

      Excluir
  66. Oi ana td bem? Gostaria de saber qual nome do exame qnd a hepatite esta cronica ? E o hcv sempre vem reagente qnd se tem hepatite? E o existe varios tipos de pcr e o so e um tipo? Porque ano passado reumato me pediu um exame chamado pcr! Obg silvia

    ResponderExcluir
  67. Ana! Saiu meu resultado:
    O novo Anti HCV (Eletroquimioluminescência): Não Reagente.
    TGO/TGP: normais.
    PCR: negativo.
    Bilirrubinas: normais.
    .
    Nossa, que alívio gigante!
    Sofri muito por antecipação (e um dos únicos momentos que conseguia me acalmar era lendo esse post/ e vendo suas palavras de força por todo o site). Muito obrigada por todo apoio e pela pronta atenção, linda. Não imaginas o quanto foi importante.
    .

    Sigo na torcida por sua total recuperação. Você vai conseguir. É certo que vai. Pedirei a Deus por isso!

    Forte abraço. Maria.

    ResponderExcluir
  68. - 1 pergunta: O meu primeiro exame HCV deu "reagente" (esse exame tem quase três anos). Esse agora, deu "Não reagente", adicionando do TGO/TGP normais e o PCR negativo etc.
    Você acha que devo fazer um novo teste já que o meu primeiro deu "Reagente"...?
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, é possível que os laboratórios errem o resultado.
      Eu repetiria o exame em outro laboratório só para ficar mais tranquila.
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  69. Além disso, gostaria de deixar os meus votos de apoio à todos aqueles que enfrentam essa batalha. Que sejam fortes e tenham fé que tudo dará certo. Sigo na torcida por todos. Forte abraço. Maria

    ResponderExcluir
  70. oi Ana meu exame deu ANTI HCV REAGENTE SERÁ QUE ESTOU COM ESTA DOENÇA? ESTOU TÃO AFLITA !!! ME AJUDE ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, pode estar. Mas existe 20% de chance de não.
      Leia o seguinte post: http://www.animando-c.com.br/2010/05/anti-hcv-positivo-nao-significa.html e procure um médico que faça a requisição do exame PCR para confirmar.
      Abraço e boa sorte!

      Excluir
  71. OLA BOA TARDE O MEU HCV DEU 0,03 EU TENHO OU NAO TENHO A DOENÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa analisar os valores de referência. Além do mais, apenas o anti-HCV não é suficiente para diagnosticar infecção crônica pela hepatite C.

      Excluir
  72. Oi Ana, meu pai ñ está bem. Ñ é hepatite, é câncer mesmo. Começa a quimioterapia amanhã. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe vocês e ele tenha sucesso na quimio! Força!

      Excluir
  73. Ana . gostaria de saber que comportamento alimentar devo ter , já que descobrir que meu index de anti hvc deu 3,13

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, Ana o exame da minha mãe deu o resultado abaixo:
    -------------------------------------------------------------------------------
    HEPATITE C, HCV
    Material : Soro

    Resultado: 0,291

    Cuttof : 0,399

    Valores de referencia

    REAGENTE : > que Cuttof
    NAO REAGENTE: < que Cuttof


    Metodo: Ensaio Imunoenzimatico de terceira geracao.

    Ela esta com o Virus?

    Pois o primeiro exame de que estava e nesse deu esse resultado me ajuda por favor!!

    ResponderExcluir
  75. No caso de o marido ter e a esposa não ser reagente no casamento de 25 anos e filhos como fica temos que fazer exames denovo

    ResponderExcluir
  76. Ola boa noite. Me cham joao pedro e meu hcv deu reagente. Mas tgo e tgp deram normais. E o de hepatite B deu nao reagente. O medico me pediu una biopsia. Tenho hcv cronica?
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  77. Oi ana eu descobri o hcv na gravidez deu positivo reagente 133,22 a médica disse que seria possivel eu estar com o virus em circulação, fiz o pcr qualitativo e adivinha ? deu não detectado o virus me enchi de alegria, a médica ficou sem entender pois pelos valores tinha quase certeza que eu estava com o virus,vou repetir o exame novamente pra ter certeza e descartar a infecção uma coisa eu digo a todos vcs, tenham fé em Deus ele é o punico que pode nos salvar e nos dar a cura, amém? que Deus cuide de todos vcs assim como cuidou e me curou! fiquem com Deus..

    ResponderExcluir
  78. Ana porque será que o anti hcv da positivo e quando se faz o qualitativo não dá aconteceu o mesmo comigo, fiquei sem entender, mesmo dando negativo será que um dia eu posso ter esta doença ativa no meu corpo ? só pelo fato de eu ter o anticorpo?

    ResponderExcluir
  79. Ola ana fiz meu exame de anticorpo anti hcv e la deu 12,73 isso mede a lesao no figado?

    ResponderExcluir
  80. Ola Ana, sou gestante e no meu caso, diz 3 exames Anticorpo Hepatite C, e os 3 deu positivo, fiz o PCR também e deu quase 3,000,000, porem os outros exames deram tudo normal e no ultrassom meu fígado e a veia que transmite sangue pro fígado estão do tamanho normal, sem fibrose e sem calculo, me sinto ótima, e meu bebe esta saudável tambem. Será que estou mesmo com o vírus?? Meu bebe corre risco de ser infectado??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nayara! Que bom que todos os seus exames hepáticos tiveram bons resultados, isso é um ótimo sinal de que, apesar do vírus estar circulando em seu organismo, é possível que você ainda não tenha um comprometimendo hepático considerável - o que você precisará de uma biópsia ou fibroscan (depois do bb nascer) para verificar.
      Não se preocupe com a transmissão para o bb, pq a chance disso acontecer é infinitamente pequena. E tb não haveria nada para fazer para evitar. Pense positivo, concentre-se nesse momento mágico que é a chegada de um novo serzinho ao mundo e vai dar tudo certo!!
      Um abraço

      Excluir
  81. Tô péssima, o meu teu reativo para HCV, ANTI. Medo de ter contraído o virus e ser cronico, minha ma~e tem, mas na lembro de ter tido contato co o sangue dela, o q ta me deixando pior tb é imaginar q posso ter passado isso para minha namorada. ;/. Esperar a medica pedir o exame PCR.

    ResponderExcluir
  82. Olá Ana. Precisava saber o que significa quando o resultado do exame de genotipagem dá nao detectado RNA do HCV?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não detectado quer dizer que não há vírus circulando na corrente sanguínea. :) Foi feito o PCR quantitativo antes?

      Excluir
  83. olá, boa noite! recentemente tive hepatomegalia detectada em uma ultrassom, meu exame de anti HCV deu reagente, não tenho outras complicações mei TGO E TGP estão normaisso há uma leve alteração no gama gt. Ainda não fiz o exame de PCR, mas o médico que me atendeu cogitou a possibilidade da hepatomegalia não ser por causa da hepatite c, sinto muitas dores do lado direito nas costelas, não sei mais o que pensar. Gostaria de saber se a hepatomegalia está associada a um quadro grave da hepatite c, como devo proceder?
    obrigada pelo blog, muito esclarecedor

    ResponderExcluir
  84. olá flor! estou tentando postar comentário há tempos e não consigo.Bom, se der certo dessa vez gostaria que me tirasse uma dúvida. Ainda não encontrei nada no seu blog falando sobre a hepatomegalia associada a hepatite c, recentemente fui diagnosticada, através de ultrassom e confirmada com tomografia, com hepatomegalia. Fazendo exames complementares, deu anti-HCV reagente,mas ainda não fiz a carga viral nem o genótipo. Fui atendida por um médico, meio doido, que disse que pode não ser hepatite c o meu problema. Meus exames não deram outras complicações além da hepatomegalia leve, mas sinto dores na região abdominal superior direita.Não sei mais o que pensar. to tão angustiada. Vc sabe algo a respeito desse sintoma, não vi ninguém comentando no blog sobre hepatomegalia. Por favor me responda. zeliamarx@ibest.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós conversamos sobre isso por email, certo? Um abraço!

      Excluir
  85. Ola boa noite, eu tenho esse anti hbc e minha esposa está grávida ,pode ocorrer algum risco pro bebê ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não se preocupe, pois apenas haveria risco para o bebê se a sua esposa fosse portadora também. E ainda assim seria uma hipótese muito remota, há apenas 3% de chance de ocorrer a infecção no momento do parto. Então fique tranquilo e curta esse momento lindo que é a gravidez. Parabéns, papai!

      Excluir
  86. Olá gente,
    Dois dias antes do meu parto, meu obstetra me comunicou que os exames pré-operatórios indicavam que eu estava com hepatite C e que provavelmente eu não poderia amamentar porque, caso o bico do seio rachasse e houvesse sangramento eu poderia contaminar o bebê. Consultei duas pediatras depois disso a respeito e todas deram a mesma orientação.
    Consegui amamentar na primeira semana, mas logo que comecei a sentir a ardência nos seios, parei de amamentar. Isso me deixou muito triste, sou defensora do aleitamento materno!
    O problema é que até então eu só tinha feito o exame de Anti-HCV e só depois de dois meses do parto, quando fui num especialista, descobri que esse exame não dava nenhuma certeza de que eu de fato estava com a doença.
    Percebi que os médicos em geral tem pouquíssimo conhecimento a respeito da doença. Se soubessem quais exames solicitar para confirmar a doença rapidamente, eu puderia decidir com mais certeza a respeito do aleitamento.
    Fiz recentemente exame de TGO, TGP, Bilirrubinas e GGT. Os dois primeiros estavam acima do limite. Mas descobri que apesar disso, podem indicar outras doenças e ainda não confirmam a hepatite c. Então fiz o exame PCR quantitativo, que deu mais de 27.000 UI/ml.
    Ainda não mostrei o resultado para a médica. Mas entendi que é positivo.
    Estou super tranquila (estranhamente) quanto a doença. A médica foi super positiva e explicou tudo muito direitinho. Ela contou que agora existe um medicamento novo que reduz o tempo de tratamento na metade e que não tem efeitos colaterais. O problema é que é caríssimo! Mas a boa notícia é que esse ano começa a ser produzido no Brasil e talvez distribuído pelo SUS.
    Minha única preocupação agora é quanto ao meu bebê. Apesar de serem mínimas as chances, ele pode ter sido contaminado na gestação ou no parto.
    Mas a médica me tranquilizou quanto a isso: somente o anti-HCV dele deu positivo, o que significa que posso ter passado para ele somente anticorpos e não a doença. Só poderemos confirmar quanto ele tiver mais de 18 meses (hoje ele só tem 2 meses). E caso seja confirmada a doença nele, só iremos começar a falar em tratamento daqui a uns 5 anos.
    Ah, sobre como adquiri a doença, nunca recebi transfusão, não tenho tatuagens ou piercings, nunca usei drogas e nunca vou à manicure. Acredito que peguei durante a gravidez. Quando estava com 2 meses de gestação, sofri um acidente automobilístico (de ônibus) onde machuquei o pé (fraturas e cortes) e fiquei descalça na ambulância e no hospital com vários outros acidentados sangrando muito. Também fiz curativo em outro acidentado enquanto estava na ambulância. Tive contato com sangue de um monte de gente! Tenho quase certeza que foi nessa ocasião que contraí hepatite c. Não tive o menor cuidado e fica o alerta para mesmo em situações extremas e quando nossa intenção é ajudar, temos que nos proteger pra não nos expormos a doenças como hepatite e HIV e passamos para nossa família.

    ResponderExcluir
  87. Olá, parabéns pelo blog, fiz uns exames de TGO 165 e TGP 88, há uns 7 meses esses valores estavam na média e sempre estiveram, sou epilético e tomo remédio controlado todos os dias, em um exame de rotina do coração meu médico chamou atenção pra estes valores e me pediu exames de Hepatite por desencargo de consciência...qual as chances reais disso acontecer ?

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde, fiz a analise ao sangue, aos anticorpos Anti-virus Hepatite c e o resultado foi 1.6=B. O B significa borderline. Sabe me explicar o que quer dizer?
    Mais abaixo diz: Anti-virus Hepatite C, teste confirmatorio: positivo (a positividade foi confirmada por imunoblot.
    Estou desesperada, sem saber o que fazer pois não sei o que isto quer dizerna verdade. Fiz as análises porque ando a tentar engravidar. E parece que não vou poder...

    ResponderExcluir
  89. Em agosto fui detectada com vírus da Hepatite C Genótipo b1. Como foi constatada uma hepatite aguda, pois tenho exames dos últimos 3 anos negativos, pois sempre viajei muito e este exame faz parte da minha rotina...Pois bem, após uma dista rigorosa, repeti exames em 60 dias do diagnóstico e a contagem começava a partir de 25 ul/ml. E não foi detectado. Em 90, após o diagnóstico, repeti o exame e apareceu detectado + carga viral 10.400 ul/mg. Em base a este resultado a medica solicitou novo exame de genotipagem, o qual acabo de receber e o resultado é negativo. O que posso concluir? Agradeço uma resposta. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  90. Olá!
    Estou gestante e nos exames de rotina acusou hepatite C Anti HCV reagente. O meu obstetra pediu exames mais específicos para um diagnóstico mais preciso mas estou muito preocupada, será que é grave?

    ResponderExcluir
  91. bom dia meu anti-hcv deu regente 6,34 estou muito preocupada,quero saber se estou com hepatite c.

    ResponderExcluir
  92. Olá, tenho uma filha de 14 anos e este ano descobrimos que a minha cunhada está com hepatite crônica, ela pegou em uma transfusão de sangue no primejro parto dela. Toda família ficou muito preocupados. Fiz exame e o meu deu negativo, mas da minha filha deu reativo, com ui de 47.972 e LOG 4,68. A medica informou que ela é muito nova para fazer o tratamento e que estão fazendo uns testes com uma outra medicação mais potente e com menos efeitos colaterais. Vc acha que o nível que ela está podemos aguardar? Ela é minha filha única, imagina todos os sonhos que vc teve para seu filho se afundar. Estou desesperada e choro toda a noite. Tento ficar bem durante o dia, para não passar este sofrimento para ela. Vc acha que com este resultado vamos conseguir a cura? Vc conhece este novo medicamento que está para ser regularizado aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou mãe e posso imaginar o seu sofrimento. Mas do fundo do meu coração, e com base em tudo o que eu estudei nos últimos 10 anos sobre hepatite C, eu posso lhe afirmar que você pode ficar tranquila. A médica está certa: novos medicamentos estão chegando, com tempo menor de tratamento e sem efeitos colaterais. Não há porque submeter sua filha a um tratamento tradicional agora, pois é muito sofrido. Se fosse minha filha, eu esperaria. Aliás, estou esperando para mim mesma. A chance de cura dos novos remédios é ainda maior. Eles já foram inclusive aprovados pela Anvisa e devem ser incorporados ao SUS em dois ou três meses. Portanto, acalme seu coração aflito. Sua filha é nova, estará curada em breve e nem precisará sofrer nada, terá uma vida normal e feliz como você sempre sonhou pra ela. :)

      Excluir
    2. Obrigada Ana Flor, a gente escuta tanta coisa sobre o assunto que fica muito preocupada. Ela tem o gerotipo 1, que é o mais forte entre todos. Vou aguardar a nova medicação.
      A quanto tempo vc tem a doença?

      Excluir
    3. O genótipo 1 responde muito bem ao novo tratamento! :) E nesse genótipo a progressão da doença é mais lenta.
      Fui infectada aos 8 anos de idade, 29 anos atrás.

      Excluir
  93. Desculpa, sou a mãe da menina de 14anos, vc acha que podemos aguardar este novo medicamento com o RNA de 47.972? A medica disse que com esta idade nenhum medico faz tratamento, só em caso muito grave. O que vc me aconselha? Li em um outro site que quanto menor o RNA maior a cura, é verdade?

    ResponderExcluir
  94. Olá Ana fiz o exame Anti-hcv e o resultado foi 0,03 isso significa q contrair o virus?

    ResponderExcluir
  95. Boa noite. Tive hepatite C em 2009, tomei Interferon e Ribavirina , fiz o tratamento de 48 semanas no Hospital Universitário Gaffee Guinle, Rj. em 24 semanas já tinha eliminado o vírus,mas minha médica, achou melhor levar o tratamento até o final.foi muito ruim todo o tratamento, tive todas as reações que o medicamento faz,mas Graças a Deus deu tudo certo. Queridos tenham força e não esmoreçam que tudo dará super certo. Bjss

    ResponderExcluir
  96. Boa noite à todos !
    Dúvida? Meu exame de ANTI HCV DEU 0,15
    E PREOCUPANTE?

    ResponderExcluir
  97. Olá Ana , como mtos aqui , levei um susto mto grande. Fiz meus exames de rotina o anti-HCV, método quimioluminescência , não fala reagente ou não reagente , e também não tem valores de referência, apenas no resultado ta 0,05. Fiquei assustada ,como não tem valor de referência não da pra ter certeza. Ainda não voltei ao médico, mas farei o mais rápido. Li todo o seu blog e to mais aliviada. Acho que posso não ter o vírus,apenas ter tido contato com ele um dia, em outro site vi que pra ser positivo tem que dar valor igual ou maior que 1,0, mas vou ao médico e se eu estiver enganada e estiver com a hepatite , ainda sim , vou tentar manter a calma e seguir a minha vida Bjsss no coração.E força pra todos .

    ResponderExcluir
  98. Fiz exame DNA Da Hepatite B e o Resultado foi Detectável. E mais em baixo tem. Não Detectável: Alvo não detectado. O que isso significa quê dizer que eu tô com Hepatite ou não ??

    ResponderExcluir
  99. - Eu fui fazer um Exame na base a areia deu no meu sangue anti hcv hepatite c mas eu ainda nao fiz tratamento pra isso . eu tou nevorso oque eu faco agora preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  100. Gostaria de saber qual tempo de janela imunologica para fazer teste de Hepatite C seguro ? Outra pergunta suponha que pesssoa teve contato com virus em 2 meses após mesma já pode apresentar alterações em exames de funções hepaticas e hemograma completo e apresneta sintomas como dor do lado direito na costela e coceira urina escura ?

    ResponderExcluir
  101. Olá Ana.... recebi um encaminhamento do hemocentro que doei sangue pois meu anti hcv deu "indefinido" fiz o teste artigo no Cat e deu não reagente agora estou aguardando de um terceiro exame de sorologia do laboratório. ... Nao sei em qual exame confiar cada médico fala uma coisa.... mas a questão é que o médico do hemocentro disse que outros fatores podem ter influenciado o resultado do exame é não ter nada a ver com o vírus da hepatite.... achei estranho essa conversa.... Vc que conhece muitos casos existe mesmo essa possibilidade de algo totalmente alheio ao vírus influenciar o resultado especificamente desse exame.... ou com certeza tive contato com o vírus????

    ResponderExcluir
  102. Minha amiga fez o tratamemto para hepatite C e depois do periodo de tratamento o medico pediu varios exames e disse quenela estava de alta pois estava curada...Anti HCV deu não reagente em janeiro e agora ela fez exame novamente e deu reagente...o que acontece. ??? Ela está desesperada, ainda não fomos no médico novamente e acho que ela não quer ir pois não quer ter que passar por tanto sofrimento novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Possivelmente a sua amiga é uma recidivante. Uma pena, mas acontece. Peça que ela procure o médico e que não se preocupe, pois já temos tratamentos sendo disponibilizados no Brasil que não trazem todo aquele sofrimento. Mas é importante ela procurar o médico. O que devemos temer é o vírus, não o tratamento. Um abraço, Ana

      Excluir
    2. Possivelmente a sua amiga é uma recidivante. Uma pena, mas acontece. Peça que ela procure o médico e que não se preocupe, pois já temos tratamentos sendo disponibilizados no Brasil que não trazem todo aquele sofrimento. Mas é importante ela procurar o médico. O que devemos temer é o vírus, não o tratamento. Um abraço, Ana

      Excluir
  103. Olá acabei de chegar do médico , meu resultado de 1,47 reagente, sou dentista , será que posso ter contraído o vírus? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sônia! Procure um infectologista ou hepatologista para ter mais segurança do resultado e se será necessário fazer o PCR. Abraço e boa sorte!

      Excluir
  104. bm dia pessoal,
    recebi meu resultado positivo para anti HCV e estou em panico e dormindo muto mal, minha vitamina D também está em 18 e pelo que ja li isso não é nada bom.. não sei como adquiri esse virus tenho 45 anos e sempre fui muito cuidadosa comigo, nem pisar no chão descalço para não pegar verme eu gosto. agora me aparece isso. a muito tempo senti desconforto no lado direito mais como sou operada da vesicula pensei q fosse por isso.. me dá uma luz por favor. preciso de ajuda. um bjo e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior parte dos adultos tem deficiência de vitamina D, com ou sem hepatite. Você deve conversar com seu médico para tomar suplemento de vitamina D. Você PRECISA ir a um infectologista ou hepatologista para confirmar a infecção com um exame chamado PCR. Abraço e boa sorte!

      Excluir
  105. Ola, Bom dia ...
    Recebi meu exame hoje pela manhã (anti hcv), em que o resultado foi de 0.04, entretanto houve a recomendação seguinte: Resultados reagente por teste imunoenzimático/quimioluminescencia, e que não existe antecedentes epidemiológicos para justificar uma infecção prévia, recomenda-se a realização de teste confirmatório pela técnica Riba ou pela pesquisa do vírus por técnica biológica molecular(pcr)

    ResponderExcluir
  106. Tenho reagente p hepatite c. Mas não foi detectado vírus no qualitativo e quantitativo. Posso transmitir hepatite p meu marido através de relação sexual, ou p meus filhos?

    ResponderExcluir
  107. meu nome e leeh estoi gravida e fiz exame de hepatite c anti hcv e o resultado deu 0,04
    E no valor de referencia esta assim:
    Nao reagente: inferior a 0,90
    Indeterminado:0,90 a 1,00
    Reagente.... Superior a 1,00
    Oq significa esse resultado estou mto preocupada estou de 8 meses de gestaçao me ajudem... Desde ja agradeço obrigadoo

    ResponderExcluir
  108. Bom dia Ana Flor,
    Meus parabéns pelo seu esforço, pelo blog,pelo carinho em favor das pessoas!
    Recebi um resultado de exame de rotina,em que constou como Anti Hcv 1,12, ao passo que o limite seria até 0,99 como indeterminável. Repeti o mesmo exame e deu 1,01. Todos os exames de tgp e tga deram super normais. Estou muito angustiado, foi uma surpresa isso para mim, não tenho a menor ideia de como aconteceu isso. Me solidarizo e me felicito com todos os comentários aqui expostos. Que Deus abençoe a cada um....
    Estou sem um norte, vou ao médico para ver se eu estou com o vírus circulando ou não...mas estou super apreensivo,
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  109. Boa Noite, parabens a este blog e a criadora e todo o esforco depositado aqui, bem como a todos os colaboradores. fIZ UM EXAME DE ROTINA, ONDE MEU ANTI HCV DEU REAGENTE EM 1.01, ao passo que nao reagente eh de ate 0,99. Entrei em panico, retornei ao medico, o qual me disse para me acalmar, e me passou um exame PCR qualitativo, onde o resultado foi NAO DETECTADO RNA de HCV.
    fiquei sem entender direito. Me ajudem!
    Fe a todos, e desejo a todos o melhor. Deus os Abencoe!
    Richard

    ResponderExcluir
  110. O pcr é a proteína c reactiva? O q significa um valor inferior a 0, 04? Obrigada....

    ResponderExcluir
  111. Oi Ana,meu exame anti HCV deu 0,04...o que significa???

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde,

    Minha colega de trabalho está desesperada, realizou exame de HCV Anti e deu um resultado 52 e alguma coisa, ela esta totalmente desestabilizada com isso, está com medo de ter a Hepatite C, ela pode tirar conclusão com um resultado desse? Obrigada

    ResponderExcluir
  113. Oi Ana tô apavorada peguei um exame hoje de rotina e neste pedi o hcv e o resultado deu reagente 29,74 isso é grave os outros exames normais me ajude por favor

    ResponderExcluir
  114. Amei esse blog, estou muito anciosa,fui fazer exames de rotina devido. Ter 60 anos a medica do + medicos passou alguns exames que o resultado foi desanimador, fiquei surpresa porque nao tenho vicios de nada,resultado do Vírus, chega dentro de 15 dias, . A médica do posto de saude não vai poder acompanhar.estou desde 04-11-2015 nessa tensão TGP 60 u/L 04-11-2015........TGP 102 u/ l TGO 83 u/l -em 17-08-2016............. TGP 105 u/l TGO 82 em 20-09-2016 e o soro deu reativo hepatite C . muito obrigado Fiz ultrason abdominal total tudo normal e sem calculos, fiz duas veses.,

    ResponderExcluir
  115. OI MEU NOME E JOSE FIZ TRATAMENTO DE HEPATITE C JÁ DEU ALTA FALOU QUE ESTÁ NEGATIVADA, AGORA DEPOIS DE 5 ANOS FIZ EXAME NO POSTO DE SAÚDE PESQUISA DE ANTICORPOS PARA HEPATITE C DEU 10,30, MAS A MÉDICA QUE O EXAME PODE MOSTRAR QUE TA LÁ MAS NÃO TA REAGINDO MAIS .QUERIA SABER SE E VERDADE

    ResponderExcluir
  116. Olá Flor
    Minha mãe há uns 4 meses apresentou dor no corpo , urina um pouco escura e barriga inchada e pernas inchadas.... porém passaram-se uns dias ela foi melhorando e hoje não sente nada mas ao fazer exame as plaquetas deram 110.000. Levei ao hematologista e no exame de HCV deu reagente para hepatite C com resultado de 36,42 estou preocupada li que ela apresentou sintomas da fase aguda ou poderia ser uma hepatite crônica com complicações? ela só lembra de ter feito transfusão de sangue há mais de 40 anos atrás. Pode me esclarecer estas dúvidas?
    aguardo
    Edna Misseno Pires

    ResponderExcluir
  117. bom dia fui em uma entrevista de emprego , fiz todo o processo que precisava , passei nas provas, mas no meu exame admicional me reprovaram ,porque deu hepatite c , chorei muito fiquei muito chateada , pois perdi o emprego, queria muito uma resposta alguém pode fazer isso abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é ilegal! Procure um advogado ou a defensoria pública. Lute por seus direitos! O Grupo Otimismo certamente tem orientações sobre esses processos: hepato@hepato.com

      Excluir
  118. Boa noite.
    Alguns dias atrás fiz uma consulta com minha ginecologista, por tanto levri até ela um outro preventivo feito a 8 meses atras,só que no resultado desse meu antigo preventivo. Vinha acusando que eu tinha o vírus trichomonas (supostamente, contraida por meu espos) fiz o tratamento eu e meuesposo (clao), nem ele sabia que tinha esse vírus, soube através de me e do meu resultado. Sendo assim, ela pediu alguns exames, fiz esses exames, ele tambem fez todos que o urologista passou pra ele.Sendo que, nesse exame um dos resultados foi positivo, tipo! O meu resultado saiu com 4,04 o dele com 0,03... e estou muito preocupada, preciso de ajuda e de orientações. 🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada leitora, este blog é específico sobre hepatite C, e não tenho informações sobre a tricomoníase. No entanto, sabe-se que a transmissão sexual dessas doenças pode se dar não apenas pelo ato sexual em si, mas também por roupas íntimas, incorreta esterilização de aparelhos ginecológicos, sanitários públicos, etc. Informe-se com seu médico e não deixe de fazer o tratamento, caso indicado.

      Excluir
  119. Boa noite, eu iria fazer a cirurgia bariátrica, descobri por meio dos exames pré-operatorio q sou portadora do HCV + , alguém que teve o vírus e foi liberado pelo gastro pra fazer a cirurgia mesmo assim.
    Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A indicação para cirurgia não depende de ter vírus em si, mas do estágio de comprometimento do teu fígado. Portanto, seriam necessários outros exames (biópsia ou elastografia hepática) para o médico analisar se a cirurgia pode ser feita ou não. Sugiro que você consulte um especialista - hepatologista, infectologista ou gastro - para a condução desses exames complementares.

      Excluir
  120. Bom dia, olha eu realizei um exame de dosagem serica de PCR, deu proteina C Reativa 4,90 mg/dl
    Valor de referencia a 1.0 mg/dl, o que quer dizer isso, e que realmente estou com hepatite C, por favor mim responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame de Proteína C Reativa não tem relação com a hepatite C. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Leia mais aqui: http://www.mdsaude.com/2014/10/proteina-c-reativa-exame-pcr.html

      Excluir
  121. Existe quantos tipos de exames PCR,TEM O PCR, PCR quantitativo e
    PCR qualitativo, e isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe muita confusão a esse respeito, pois existe um exame chamado PCR - Proteína C Reativa, que é utilizado para detectar inflamações no organismo e não está diretamente relacionado à hepatite C.

      E existe a "Reação em cadeia da polimerase" (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR), que é um método de amplificação - de criação de múltiplas cópias - de DNA. Entre outras coisas, serve para identificar agentes causadores de doenças presentes em amostras de sangue, como por a exemplo: Cândida sp, Chlamydia trachomatis, HPV, HIV, Vírus da Hepatite B e C etc.

      Assim sendo, existem vários tipos de PCR.
      No caso da hepatite C, usamos a PESQUISA E QUANTIFICAÇÃO DO VÍRUS HEPATITE C.
      Se a pessoa não tiver o vírus da hepatite C ativo no organismo, o resultado será NÃO QUANTIFICADO. No caso de haver infecção crônica pelo vírus da hepatite C, o resultado será um número seguido de UI/mL. Por exemplo: 1.860.000 UI/mL.

      Método: RT-PCR em tempo real - ROCHE - cobas CAP/CTM 96
      Material: PLASMA COM EDTA


      Excluir
  122. Saber que a pessoa tem hepatite C, e muito difícil, nossa deixa você sem chão,mais o que e mais difícil,e saber que tem o tratamento e a cura, mais por ter arritmia cardíaca,não posso realizar o tratamento, alguém já teve essa experiência? Por favor mim responda,fico muito agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que você consulte outro médico. Os medicamentos mais antigos e agressivos - interferon e ribavirina - tinham realmente contra-indicação nos casos de doença cardíaca. Não encontrei referência a isso no protocolo dos novos medicamentos.

      Excluir
  123. Bom dia descobrir minha hepatite c quando Dori sangue,porém fiz vários exames e só um dos exames deu positivo e o restante todos negativo.Tive uma filha é hj ela tem 3 anos e não tem hepatite. É gostaria de saber fiz u. Exame de sangue e o resultado saiu essa semana e deu hepatite,porém já pedi pra fazer um PCR pra ter certeza pois estão me cobrando no serviço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigada pela visita e pelo comentário.
      Corrigindo: se o exame foi o anti HCV, não deu "hepatite" mas sim presença de "anticorpos de hepatite". ;)
      "Pois estão me cobrando no serviço"... isso é ilegal. Motivada por seu comentário, escrevi um post sobre o tema:

      [ANIMANDO-C]Empregador pode pedir exame de hepatite?

      Excluir
  124. BOA TARDE, TINHA HEPATITE C POR 10 ANOS CARGA VIRAL INICIAL 6.000,00 NOS ULTIMOS 2 ANOS COM MEDIA DE 10.000,00 UL/ML FIBROSE F0 PARA F1 .. IMPORTEI DE FORMA LEGAL REMEDIO DA INDIA (1000U$) PARA TRATAR POR 12 SEMANAS, EM 28 DIAS FICOU ASSIM O RESULTADO: CARGA VIRAL 12UL/ML, CONTINUO O TRATAMENTO POR MAIS 08 SEMANAS... SEI QUE JA ESTOU CURADO,, DEPOIS DE LONGOS 10 ANOS ESPERANDO PELO SUS, QUE INFELIZMENTE SÓ TRATA QUEM TEM F2 POR MAIS DE 02 ANOS..
    PARA QUEM TEM A POSSIBILIDADE DE PAGAR FICA AI UMA DICA, TEM UM MEDICO DA AUSTRALIA QUE AJUDA NA IMPORTAÇÃO E PESSOA 100% CONFIAVEL. ESPERO TER CONTRIBUIDO.. BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  125. Boa noite . Tive uma relação no dia 11/08/2017 e o preservativo estourou . No mesmo dia a tarde eu fui no Posto de Saúde e fiz o teste rápido de Hepatite b, Hepatite c , sífilis e Hiv e todos deram negativos . No mesmo dia eu fui a Santa Casa aqui da cidade para fazer o PEP e a triagem ,nisso eles colheram 2 frascos de sangue e hoje dia 01/09/2017 eu liguei na Vigilância Sanitária e a moça disse que meu exame estava pronto. Fui lá buscar no mesmo momento o exame e quando a enfermeira mostrou os exames , o de Hepatite B deu negativo , HIV negativo ,mas o de hepatite C deu o resultado deu : 1,10 S/CO Reativo .

    Valor de Referência :
    Menor 1,00 S/CO - Não Reagente
    Maior/Igual 1,00 S/CO - Reativo
    De 0,90 a 1,00 S/CO -Indeterminado

    A enfermeira disse que não era para eu me preocupar,porque só deu 0,10 décimos a cima de 1,00 e que dificilmente eu possa ter contraído o Hepatite C. Mas mesmo assim ,já esta marcado para eu fazer o exame de sangue de Coleta de PCR no dia 04/09/2017 ,mas estou muito preocupado ,mesmo com o valor do exame dando 1,10 (0,10 décimos á cima) , do Valor de Referência ( NÃO REATIVO) . Pra piorar eu vou ter que esperar entre 30 a 40 dias para chegar o resultado do exame e passar com o Infectologista no dia 17/10/2017 .
    Gostaria de Saber Ana Flor ,se corro o risco de ter contraído Hepatite C ,porque esperar entre 30 a 40 dias para chegar o resultado do exame da coleta do PCR que vou fazer no dia 04/09/2017 , eu estou vendo que minha preocupação e ansiedade vai ser triplicada .
    Fico no aguardo de sua resposta , obrigado e boa noite .

    ResponderExcluir
  126. Ola, boa noite!!!
    Gostaria muito que alguém me ajudasse, estou mto preocupada com os meus exames.

    ANTICORPOS ANTI-HCV...1.10 Reagente
    GT GAMA....78 (normal é 36)
    TGO...14
    TGP...18

    Minha médica que é clínico geral me disse que deu reagente pq tomei vacina, e que é normal dar por conta disso..só que eu tenho absoluta ctz que não tomei vacina nenhuma, se tomei de hepatite foi só quando era bem nova...e outra pelo o que eu estou lendo a respeito, não existe vacina p hepatite C...ou seja, não estou confiando...
    Passei a noite em claro pensando nisso...tenho 39 anos..obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boa tarde, e vc fez o PCR ? ELE Q VAI DIZRE SE VC TEM O VIRUS OU NAO, pelo seu indice provavelmente nao vai dar negativo no pcr.

      Excluir
  127. Boa noite! No final do mês passado descobri que estava com Hepatite C. O infectologista me pediu que fizesse o exame de genotipagem. O resultado deste exame saiu hoje, mas não entendi nada. Alguém sabe o que significa isso:
    GENOTIPAGEM DE HCV_______________________________________________________ __ ____
    Material : Sangue - Data coleta: 28/10/2017
    Resultados:
    Genótipo Tipo: Não houve amplificação do RNA viral suficiente para genotipagem
    Detecta os genótipos tipo:
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 e 6
    Subgenótipos : Não houve amplificação do RNA viral suficiente para genotipagem
    Detecta os subgenótipos:
    1a e 1b

    ResponderExcluir
  128. Que exame você fez para identificar que tinha hepatite C? Qual foi o resultado de seu PCR quantitativo? Porque o atual exame está dizendo que não há vírus suficiente circulando no seu sangue para identificar o genótipo, como se você não tivesse hepatite C - o que pode ser um bom sinal, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, boa tarde! O resultado anterior foi esse:

      PESQUISA DE ANTICORPOS PARA HEPATITE "C" (ANTI-HCV)____________________________
      Material : Sangue - Data coleta: 07/10/2017 Valor Referencial
      Resultado: Reagente
      Não-reagente
      Quantitativo...: 7,680
      Método: Eletroquimioluminescência
      * Pacientes em tratamento com doses elevadas de Biotina (> 5mg/dia), as amostras só deverão ser
      colhidas no mínimo 8 horas após a última administração.
      Nota: O resultado REAGENTE do Anti-HCV pode representar, infecção passada, atual ou reação falso-
      -positiva. Neste caso (Reagente) torna-se necessário a confirmação da infecção por outro
      método sorológico e/ou pela detecção do vírus por testes moleculares.
      Obs.: Repetido e confirmado em duas amostras distintas.

      Excluir
    2. Ana, um detalhe: sou soropositivo. É possível que o HIV esteja camuflando o resultado?

      Excluir
    3. O resultado de seu primeiro exame não detectou hepatite C, apenas o anticorpo - situação que é explicada neste post. Quando você fez o PCR, que detectaria o vírus, ele não foi encontrado. Não tenho muito conhecimento sobre co-infecção, mas nunca ouvi falar sobre o HIV camuflar um resultado de hepatite C. Em seu lugar, eu faria o PCR quantitativo, cujo resultado será "detectado" ou "não detectado" para o vírus em seu sangue. Eu acho que você tem muita chance de dar "não detectado", ou seja, não ser portador de hepatite C crônica. :) Boa sorte!

      Excluir
  129. Boa tarde pessoal! Em 2014 fui detectada com o vírus da hepatite c, tive um quadro agudo, quase morri. Mas graças a Deus houve a cura espontânea, repeti o PCR quantitativo umas três vezes e sempre não detectado. O médico me disse então.... Vida normal, você está curada! Mas agora em setembro comecei a me sentir mal, hepatomegalia, gama GT na casa dos 500, tgo é TGP entre 60 e 110. O médico pediu o hcv que deu reagente com um número que me deixou um pouco preocupada 78,240. Aguardando novamente resultado do pcr quantitativo para saber o que está acontecendo. Esse número em relação a reagente quer dizer alguma coisa? Vejo números baixos, altos, qual a relação desse índice ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O indice parece q tem algo relacionado ao virus pois a maioria q tem resjltado reagente com indice baixo, proximo ao 1.0 no pcr da negativo

      Excluir
  130. Pelo que vi no blog, geralmente quem ta reagente hcv com indice baixo tipo, entre 1.00 e 7.00, na outro exame especifico o pcr ta dando negativo, ou seja PARECE q o teste rapido reagente com indice baixo dentro do q vi no grupo, estes no exame pcr ta dando negativo.

    ResponderExcluir
  131. Meu pcr hcv quantitativo saiu hoje e gracas a Deus deu nao detectado, toda a gloria a nosso senhor Jesus cristo e nosso grande pai senhor Deus.

    ResponderExcluir
  132. Indice do anti foi de 2.49 reagente e no pcr deu nao detectado, creio eu q quanto menor o indice mais chance de ser negativo no PCR, Gloria a Deus.

    ResponderExcluir
  133. boa tarde
    meu tio fez teste de hcv o resultado deu positivo, e ja fez carga viral o medico dice que ele tem 25 viros, tambem ja fez ecografia abdominal detetaram 2 hiperecogenicas ( hemangioma hepatico )localisado no lhd medindo 2,9x2,3cm com seguimentos VII/VIII, agora o Medico mandou fazer Tac abdominal, estamos muito preucupado ,anossa preucupaçao e estes nodulos esta relacionado com hepatite c? e tem cura? se tem qual e o tratamento?
    e se os viros multiplicam rapido qual e o tempo? espero resposta porfavor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hepatite C tem cura sim! Muito importante seguir todas as orientações do médico, especialmente fazer o tratamento direitinho. Mande notícias do seu tio, ok?

      Excluir
  134. Olá, Boa noite!
    Em 2014 fui diagnosticada com Hepatite C fiz o ratamento com Interferon e Ribavirina negativando o virus em 3 meses. Após 1 ano repeti os exames e deu positivo, mas a medica explicou que sempre ficara positivo pq tive contato com o virus. Agora em 2019 fiz um novo exame e deu reagente, mas me preocupei pq venho valor de referencia 13,69
    O virus pode estar circulando em meu sangue novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Anti-HCV dará sempre positivo, porque os anticorpos são a memória do seu corpo de que você já teve contato com o vírus. Quanto a isso, não se preocupe. É o PCR que diz se há vírus circulando.

      Excluir
  135. Boa noite!Fiz meus exames de rotina e no Anti HCV deu 1,5 que no valor de referência é reagente.Logo fiz o PCR quantitivo pra HCV e deu não detectado , será q preciso repetir pra saber se realmente n estou infectada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quer dizer: seja feliz porque você não está infectada! Teve contato com o vírus e desenvolveu o anticorpo. O PCR é um exame muito preciso. Se quiser repetir após 180 dias só pra garantir o tempo da janela imunológica, mas eu não acho necessário. Beijos!

      Excluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?