Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 14 de maio de 2011

Estados Unidos aprovam primeiro medicamento contra o vírus da hepatite C

O FDA (Food and Drug Administrationagência americana de controle de medicamentos) aprovou ontem o Victrelis, mais conhecido como boceprevir. Produzido pela Merck, torna-se o primeiro medicamento que atua diretamente no vírus da hepatite C nesses 22 anos de descoberta da doença.

Imagem: takacsi75 - Flickr CC 

Nos próximos dias, é esperada também a aprovação pelo FDA do telaprevir, da Farmacêutica Vertex - inibidor de proteases como o boceprevir - que chegará trazendo esperança para os portadores de hepatite C, principalmente para os não-respondedores, ou seja, aquelas pessoas que não obtiveram a cura com o tratamento disponível atualmente, como é o meu caso.   


Embora a aprovação do FDA já fosse esperada, como escrevi no post Aprovação de medicamentos mais eficazes contra hepatite C está próxima, e apesar de que possivelmente não farei uso desses medicamentos em breve, pelos motivos que explicitei em Nem todos os portadores de hepatite C usarão os novos medicamentos, confesso que fiquei emocionada quando li a notícia ontem. 

Meus olhos se encheram de lágrimas, agradeci a Deus e pensei: Está acontecendo! É o começo da cura! 


Esperança, gente!


Fontes:

Atualização em 24/05/2011:
Conforme esperado, o Telaprevir foi aprovado ontem pelo FDA e será comercializado com o nome de IncivekFDA approves Incivek for hepatitis C 


Atualização em 25/07/2011:
Boceprevir é aprovado pela Anvisa.! A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial. Saiba mais: Boceprevir é o primeiro inibidor de protease aprovado pela ANVISA para tratamento da hepatite C

2 comentários:

  1. Ana,

    Nada melhor do que avistar uma luz no fim do túnel pra renovar as forças e a esperança.
    Continuo firme na torcida. E que venham mais notícias boas! =)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. quando estarah liberado no brasil/ e o sus poderah distribuir ou serah so particular? obrigado

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?