Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hepatite C e estratégias para manter-se saudável

Ser portador do vírus da hepatite C não significa ser doente. No entanto, ao longo do tempo, a agressão do vírus ao organismo pode ocasionar diversas enfermidades tanto no fígado como extra-hepáticas - algumas, inclusive, muito graves. Sabendo disso, é nosso papel investir em estratégias para manter o corpo saudável apesar do vírus da hepatite C

Eu não entrego meu corpinho tão facilmente ao vírus. Eu luto! E vocês?

The Strong Man (O Homem Forte) by Thomas Eakins
Imagem de domínio público

Ao longo dos dois anos do Animando-C, já falamos muitas vezes sobre estratégias para manter mente e corpo saudáveis (por isso você encontrará vários links ao longo deste post). 

Não existe fórmula mágica nem tampouco recomendações específicas para portadores de hepatite C: como meu infectologista gosta sempre de ressaltar, somos pessoas normais e devemos buscar fazer escolhas saudáveis em nosso dia-a-dia, como qualquer pessoa normal deveria fazer.

Infelizmente, muitos de nós não podem impedir que o vírus agrida o nosso corpo. Isso acontece no meu caso, por exemplo, que não obtive resposta com o tratamento da hepatite C. O que podemos fazer então? Fortalecer o organismo, por meio de prevenção, alimentação saudável, rotina de exercícios físicos e, claro, pensamento positivo.

Falando nisso, se você tem indicação para fazer o tratamento, você está no privilegiado grupo dos que têm a chance de impedir que o vírus agrida seu corpo. Tenha coragem e faça! Não tema o tratamento, tema o vírus. Posso dizer por experiência própria que, apesar de ser beeeeem ruim, o tratamento é totalmente administrável para a maior parte de nós.  

1. Acompanhamento médico

Imagem: WikiMedia Commons 
Em nossos cuidados com a saúde, devemos dar a importância devida à prevenção. Portanto, não podemos focar exclusivamente a hepatite C e esquecer todo o resto que compõe o nosso corpo. Lembro aqui da importância dos exames preventivos, inclusive do câncer de mama. E atenção, meninos: esse papo é com vocês também! Fiquem espertos. 

Leia também:

Como portadores de hepatite C, a consulta periódica com seu médico especialista para a realização de exames de acompanhamento é essencial. Lembre-se que qualquer alteração deve ser imediatamente analisada e, se necessário, tratada. Então, nada de preguiça ou de querer economizar tempo e dinheiro quando se trata de sua saúde: se seu médico pede pra lhe ver uma vez por ano, esteja lá. Se for de seis em seis meses (como é o caso do meu), esteja lá também.    

Leia também:


2. Alimentação saudável

Imagem: WikiMedia Commons

Diz o ditado que a gente é o que a gente come e eu levo isso muito a sério. Se minha alimentação é a ideal? Está longe de ser. Mas me esforço bastante e o importante é minha consciência tranquila de que estou a caminho: subindo um degrau por vez, dentro das minhas limitações.

Não deixe de ler o que escrevi sobre isso:


3. Rotina de exercícios físicos
Imagem: WikiMedia Commons

Tenho de confessar: acho muito chato fazer atividade física, mas não tenho escolha se desejo fortalecer meu organismo. Várias pesquisas mostram o impacto direto de uma rotina de exercícios físicos na saúde. Os estudam mostram também (graças a Deus!) que você não precisa ser um super-atleta ou maratonista para beneficiar-se com isso: uma caminhada moderada de 30 minutos por dia é suficiente. 

Se você está acima do peso, tem o dobro de motivos para encarar a atividade física e nem preciso discorrer aqui sobre os motivos, né? Já estamos cansados de saber o que o sobrepeso ocasiona à nossa saúde. 

Eu, mesmo magrinha (exibida!), tenho esteatose, que é o depósito de gordura no fígado. Isso é um problema grave e cada vez mais comum em nossa sociedade pós-moderna, que pode ocasionar distúrbio metabólico, aumento das transaminases, resistência à insulina e diabetes do tipo 2. Que droga, né? Não havendo tratamento com medicamentos, a única coisa a fazer é restringir o consumo de frituras e... dá-lhe atividade física, porque essa gordura não pode ficar lá no nosso amado fígado.

Falando nisso, você conhece a importância do fígado para nosso organismo? Leia em: Você tem fígado? 

4. Pensamento positivo

Imagem: WikiMedia Commons

Já falamos muito sobre o assunto, mesmo porque isso faz parte da origem deste blog - leia mais sobre a origem e objetivos do Animando-C aqui.
"Mens sana in corpore sano" (Mente sã em corpo são)
Dá pra ser otimista sendo portador de hepatite C? Eu acredito que isso é uma escolha que podemos fazer, sobre a qual você pode ler mais em: Otimismo todo dia.  


Aproveito este post para agradecer aos amigos e leitores que têm sentido minha falta aqui no blog e nas redes sociais. Adivinhem o que eu ando fazendo? Cuidando mais de mim! Há alguns meses venho investindo mais na atividade física e no cuidado com minhas horas de sono, o que diminui bastante o meu tempo disponível para o blog. Sorry!

Além disso, estou me dedicando mais à vida offline. Assistam ao vídeo que publiquei no Apenas Mulheres de Verdade e vejam do que estou falando. Tenho certeza que todos entenderão e desculparão a pouca interação e a demora nas respostas.

Hakuna matata!
Não sabe o que significa Hakuna Matata? Leia na Wikipedia


Para saber mais sobre a importância da atividade física, você pode consultar os seguintes artigos da Agência de Notícias das Hepatites, mantida pelo Grupo Otimismo:

7 comentários:

  1. Olá Ana,

    Entregar-se jamais.. sabemos que para que o corpo funcione em harmonia (mesmo estando sob impacto de uma enfermidade grave como o meu e teu caso) temos que nos reorientar e reprogramar.

    A vida não pode parar e nem podemos deixar isto acontecer..

    Vamos em frente..

    Paz e Luz para ti sempre nesta tua jornada de luta..

    Estamos aqui para ajudar e ser ajudados..

    E pode contar comigo..

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso sim é muito importante você manter a mente em ordem,desenvolver hábitos que a muito tempo você quer fazer
      Agora você tem uma força a mais,
      Tratando a hepatite C como uma aliada já que você adquiriu essa merda vamos bola pra frente e seja o que DEUS quiser

      Excluir
  2. Vou sentir falta de você na blogosfera, mas seu motivo é maravilhoso! Dedique-se a vc e a sua princesinha de corpo e alma e, quando puder, passe por aqui e nos mantenha atualizados de sua saúde, perseverança e otimismo!! bjs e saudades, SHeyla

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de orientação venho sendo monitora a oito meses depois de um acidente ocupacional.

    No sexto mês de alterado meu exame de hepatite b afirmando que tinha vírus circulando mais tinha anti-corpo combatendo a infecção.

    Depois de dois meses repeti o exame e deu hepatite c como pode dar soro reativo para hepatite C se alteração era na hepatite B depois de oito meses de monitoramento.

    Peço Orientação.

    ResponderExcluir
  4. Vc é uma guerreira. Obrigada por compartilhar.
    Angel Brus- SBCAMPO -SP.

    ResponderExcluir
  5. eu fiz o tratamento em 2013,com interferon e ribavirian,foi difícil,mas consegui vencer o vírus,graças a Deus,tive uma boa resposta ao tratamento,e negativei logo nas primeiras injeções,foram meses difíceis,mas de aprendizado,tive apoio da minha família,esposa,filhos,pais,irmãos,e alguns amigos

    ResponderExcluir
  6. Abandonei o tratamento a alguns anos e agora to retornando sou marinheiro de esporte e recreio não tenho me sentido forte ultimamente tenho 58 mas ativo nado mto bm mas preciso voltar ao tratamento

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?