Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Hepatite C: 7 coisas que você precisa saber quando descobre que tem a doença (fique atento à última)

Antes de ler esse artigo, entenda porque ter um resultado de anti-HCV reagente não significa ser portador de hepatite C. Se você acabou de ter a confirmação de seu diagnóstico, talvez também queira ler: Meu exame de hepatite C deu positivo, e agora? 

7 coisas que você precisa saber quando descobre que é portador de hepatite C




1. A hepatite C é uma doença grave, apesar de às vezes não apresentar sintomas por décadas.

Sim, você pode sentir-se completamente saudável mesmo estando infectado. No entanto, as complicações da hepatite C podem comprometer sua qualidade de vida e levar à morte.
Isso quer dizer que você não deve negligenciá-la: faça consultas com seu médico regularmente e realize todos os exames que ele solicita, mesmo que você esteja se sentindo forte como um touro. Com essa doença, não se brinca.

Leia também: Hepatite C crônica: exames necessários



2. É preciso ter cuidado para não infectar outras pessoas, mas sem neurose.




Não precisa ficar lunático achando que infectará alguém. Basta ter cuidado com situações que envolvam seu sangue.

Não compartilhe aparelhos perfuro-cortantes (alicate de cutícula, aparelho de gilette, seringas etc), nem escova de dente.

A transmissão sexual acontece muito raramente e, possivelmente, apenas quando há sangue envolvido. Não há consenso de recomendação para que casais monogâmicos usem preservativo, mas você pode optar por usar se quiser.

Mas lembre-se que agora você sabe que tem uma doença grave e PRECISA proteger-se para não ser co-infectado com outros vírus como HIV e HPV. Nesse caso, você teria um problema ainda maior. Portanto, previna-se!

Leia também: Hepatite C é uma doença sexualmente transmissível? 



3. O tratamento com interferon e ribavirina é agressivo e cheio de efeitos colaterais, mas nada que a gente não sobreviva.




O ser humano evita sofrimento e, obviamente, ninguém gosta de ficar meses passando mal. Mas se isso é para acabar com o vírus e, consequentemente, manter-nos vivos, a gente aguenta. Pode parecer que nunca acabará, mas acaba. Portanto, não baixe a cabeça, persista. Somos mais fortes do que isso.

Leia também: Hepatite C: Diário do meu tratamento




4. Há muito investimento em pesquisas de remédios para hepatite C por parte da indústria farmacêutica.




A medicina já avançou muito e estão chegando ao mercado muitos medicamentos com mais eficácia e menos efeitos colaterais. Alguns, inclusive, que dispensam o uso de interferon. Isso quer dizer que a perspectiva de cura dos portadores de hepatite C nos próximos anos é muito animadora!

Fala-se, inclusive, que daqui a algum tempo a hepatite C será uma doença que não existirá mais. Isso não é lindo?

Leia também: Novo tratamento da hepatite C cada vez mais próximo



5. O vírus está agredindo seu fígado, e, enquanto você estiver infectado, não há como evitar que ele faça isso.


No entanto, você consegue fortalecer seu organismo para dificultar o trabalho dele. "Ah, vírus da hepatite C, está querendo me matar, né? Então deixa eu ficar forte para você ver se é fácil acabar comigo". ;)

Opte por uma alimentação saudável, com baixa ingestão de gordura e ZERO álcool.



Faça exercícios físicos regularmente. Por exemplo, uma caminhada de 30 minutos, todos os dias, é uma grande aliada contra a esteatose (gordura no fígado).

Não existe uma recomendação específica para portadores de hepatite C: siga as orientações do que qualquer ser humano deveria fazer para ter uma vida saudável.

Leia também: Hepatite C e estratégias para manter-se saudável

Está animado para entrar na onda da corrida de rua e não sabe como começar? Esse treinamento em áudio MP3 pode ajudar e custa bem mais barato que um personal trainer. ;)  [link afiliado]


6. Você não precisa ter vergonha de ter hepatite C.



Você não é sujo, não fez nada de errado, nem está sendo castigado por algo. Qualquer um pode ser infectado com um vírus como a hepatite C, porque todos nós fomos expostos a várias situações de risco, especialmente na década de 80.

Se você tem hepatite C, isso apenas significa que você é humano. Podia ser com qualquer um.

Por isso, você não precisa envergonhar-se.

Algumas pessoas terão preconceito? É possível que sim. Mas eu, particularmente, gosto de contar para saber logo quem são essas pessoas e deixar de relacionar-me com elas. Não me fazem falta.

Mas fique atento ao item 7.

Leia também: Existe preconceito contra hepatite C?



7. Você não precisa contar a ninguém que tem hepatite C, se não quiser.

É recomendado, logicamente, que você compartilhe com seus familiares mais próximos. Lembra do item anterior? Não há razão para vergonha. A honestidade faz parte das relações saudáveis e o apoio das pessoas queridas é muito importante na luta contra essa doença. Não passe por isso sozinho!



Mas você não precisa contar no seu trabalho, nem para aquele parente chato, nem para aquela pessoa que não gosta de você.

Você não precisa contar no dentista, nem na endoscopia, nem no salão de beleza, nem no tatuador etc, porque todos esses profissionais tem OBRIGAÇÃO de tomar as medidas necessárias para evitar transmissão de doenças de um cliente para outro. Mesmo porque mais da metade dos infectados com hepatites nem sabem que estão infectados mesmo e, portanto, não teriam como avisar coisa alguma.

Mas você tem a obrigação de escolher lugares sérios e é recomendável checar com os profissionais se eles agem de acordo com as normas de segurança. Mas aí eles não desconfiarão? Não, possivelmente acharão que você é uma pessoa super preocupada com a sua própria saúde e com medo de ser infectada com algo - o que também é verdade.

Leia também: Devo contar que tenho hepatite C


8. Hepatite C não significa o fim - Oito? Esse item vem de BÔNUS!

Pode ser que a gente fique desesperado na hora em que é diagnosticado, o que é natural. Mas essa sensação deve ser substituída pelo desejo de viver.

A hepatite C pode ser um divisor de águas em sua vida: você pode aproveitar essa experiência para rever os caminhos que tem trilhado, suas escolhas e repensar o que quer ou não em sua vida.
E, a partir daí, fazer as mudanças que precisam ser feitas.



Não é para "pirar o cabeção" e sair por aí fazendo o que quiser, no estilo "o que você faria se só te restasse um dia?". Mas uma oportunidade para refletir como gostaria de viver sua vida e agir para isso.

É o que tenho feito e vocês acompanham aqui no blog Animando-C. Quem vem comigo?


Leia também: Hepatite C e o seu precioso tempo


Já curtiu o Animando-C no Facebook para ficar sempre
por dentro das últimas notícias? Te espero lá! 

9 comentários:

  1. Descobri que tenho a hepatite C ontem e ainda esta tudo muito confuso pra mim..Obrigado pelas informações postadas no Blog.Tenho certeza que vão me ajudar muito.

    Abraços,
    Souza

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ter artigos tão informativos para saber como lidar com a doença. http://www.planodesaude.net/

    ResponderExcluir
  3. Tenho hepatite c e estou em tratamento esta sendo difícil pra mim devido os medicamentos que são muitos fortes, mais não vou desiste e estou muito agradecida a Deus pois a cada dia ele tem mim dado graça para seguir em frente e sei que vou ser uma vencedora!

    ResponderExcluir
  4. fiz meu tratamento em 2013,finalizando em outubro do mesmo ano,hoje depois de 1 ano,ainda me lembro dos momentos difíceis que passei,hoje estou curado,pois descobri a hepatite c no começo,a minha carga viral era baixa,e o genótipo era 3,valeu o sofrimento.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    O trabalho que realiza no blogue é lindo!! Existem tantas pessoas procurando por informação e aqui elas encontrarão a informação certa!!
    Venho pessoalmente te convidar para participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
    Ficarei feliz com a sua presença novamente!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada, Luminha! Farei o possível para participar novamente. Só não confirmei ainda pq estarei viajando no período. Mas tentarei!

      Excluir
  6. Parabéns pela sua disposição e amor com essa causa!! Acompanho sempre,pois acabei de tratar e meu marido tmb...uma coisa que quero saber...um pouco do efeito que tive foi a queda de cabelo...caiu 70% tinha muito,muito...comprido enfim...ele está fraco demais...como nunca e caindo um pouco logo apos 2 mes sem tomar os remedios...quanto tempo o seu melhorou?Fez algo?Deus de ajude sempre!!Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Seja sempre bem-vinda! Eu demorei 6 meses após o final do tratamento para voltar ao normal. É assim mesmo! Força! Daqui a pouco vc estará 100%!

      Excluir
  7. Oi ana descobri a doença em agosto de 2014 e fiquei arrassada querendo morrer,mas minha força interior dizia pra eu lutar.Ainda não comecei o tratamento estou esperando pelo sus ja fiz todos os tramites.Estou com muito medo do tratamento pq todos relatam ser horrivel,e espero começar o tratamento com essas novas medicações e não ter tantos efeitos colaterais!!!

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?