Uma em cada 12 pessoas no mundo pode ter hepatite B ou C, sem saber. Não há sintomas e o vírus não é detectado em exames de rotina. Tem certeza que você não tem? Faça o exame, é gratuito.

sábado, 7 de maio de 2011

Nem todos os portadores de hepatite C usarão os novos medicamentos

Sempre falo com entusiasmo dos novos remédios para tratamento da hepatite C, que devem ser aprovados pelo FDA (agência americana que controla medicamentos) ainda neste mês. Segundo as pesquisas, eles aumentam muita a chance de cura da hepatite C, que com o tratamento disponível hoje é em média de 50% - percentual que varia de acordo com o genótipo do vírus.

Leia também:
Claudio Mangini - Flickr CC 

Apesar disso, eu não deverei fazer uso dos novos medicamentos assim que forem lançados.

Antes de eu explicar o motivo, é interessante que você saiba como agem esses medicamentos e sua diferença em relação aos anteriores. Resumidamente, os remédios hoje disponíveis - Interferon e Ribavirina - atuam no sistema imunológico, enquanto os inibidores de proteases a serem lançados em breve (Telaprevir ou Boceprevir) atuarão diretamente no vírus. Leia mais sobre isso aqui: Novos medicamentos são esperança na luta contra a hepatite C.


Indicação para uso dos novos medicamentos contra hepatite C


Se você ainda não conhece minha história (ou apenas lembrando, caso você já conheça), sou o que se pode chamar de não-respondedora ou respondedora nula, porque fiz o tratamento e durante os seis primeiros meses não obtive o resultado esperado:

  •  não negativei o vírus na 4ª semana de tratamento;
  • a quantidade de vírus não baixou 2 logs na 12ª semana;
  • o vírus continuava detectável na 24ª semana.

[No arquivo do blog:  24ª semana de tratamento]

Assim, teoricamente, eu seria uma das candidatas a realizar o novo tratamento, que inclui os remédios anteriores e mais um dos novos inibidores de proteases. Possivelmente, haveria outros efeitos colaterais pelo acréscimo de mais um medicamento (leia sobre efeitos colaterias no diário do meu tratamento), mas o tempo de tratamento seria reduzido (ufa!).   


Porque não farei novo tratamento por enquanto?

Como expliquei antes, o Telaprevir e Boceprevir serão os primeiros antivirais contra a hepatite C. A chance de cura com sua utilização é aumentada, mas ainda não é de 100%

Ou seja, existe a chance de não dar certo. E o que ocorre se realmente não der? Aumento significativo do percentual de resistência do vírus. Se não funcionar uma vez, nunca mais funcionará, pois o vírus ficará resistente aos inibidores de proteases - mesmo quando lançarem a segunda geração desses medicamentos.

Foi isso o que aconteceu com muitos portadores de HIV quando do lançamento do AZT. Fizeram tratamento com monoterapia (ou seja, apenas um antiviral) e quando novas opções foram lançadas e ministradas juntas (o famoso coquetel), eles foram prejudicados: como o AZT não fazia mais efeito, mais uma vez foram tratados com monoterapia, ou seja, apenas com o medicamento novo. Monoterapia = chance de cura reduzida.

Existem várias pesquisas promissoras em andamento, como as dos inibidores de polimerases. Embora não haja expectativa de lançamento desses medicamentos a curto prazo, quando isso ocorrer, eles comporão um coquetel para tratamento da hepatite C. E é desse coquetel que pretendo me beneficiar.

O que será preciso para que isso ocorra?
Como mencionei, não há expectativa de coquetel a curto prazo. Portanto, só poderá esperar por ele, quem ainda estiver com nível de comprometimento hepático relativamente baixo. Se o resultado de sua biópsia for F3 ou F4, não tenha dúvidas: você deverá usar o Telaprevir ou o Boceprevir o quanto antes. Se, como eu, o fígado ainda não tiver atingido tal grau de fibrose, pode esperar. 

Biópsia - Fígado cirrótico (Wikimedia CC Angeloleithold/1975)

Imagino que nem todos os médicos darão esse encaminhamento no caso dos não-respondedores, mas acredito que todos os infectologistas com grande experiência em HIV e hepatite C, como o meu médico, o farão. Lembrando: foi-se o tempo em que os pacientes eram pouco esclarecidos e seguiam piamente as orientações de um único médico. Se você discordar, pode procurar uma segunda, terceira, quarta opinião. Já compartilhei com vocês o que penso sobre a escolha do nosso médico assistente

Concluindo: não posso afirmar que não farei novo tratamento em breve. Quando os novos medicamentos para hepatite C forem lançados, farei nova biópsia, que mostrará se poderei esperar mais ou não. Se puder, certamente esperarei. 

A luta contra a hepatite C é uma verdadeira guerra - e sei bem o que é perder uma batalha, leia em O soldado que sorri. E, como tal, deve ser travada com estratégia: queria muito usar esses medicamentos logo, porque o que mais quero é ficar curada de uma vez,  No entanto, a estratégia agora é pensar friamente, embasar-se cientificamente, acompanhar a progressão do comprometimento hepático e, enquanto for possível, esperar. 


Fonte: Dr. José David Urbaez Brito, infectologista

38 comentários:

  1. Eu adorei seus posts você mostra que pessoas com hepatite tenque ser fortes que não se deve desanimar porque tem a doença mostra também que as pessoas que não conseguem ser curadas podem também viver uma vida normal.


    Eu sou uma aluna da professora que te segue no twiiter e que está fazendo um trabalho sobre a hepatite

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    Adorei a sua visita e fiquei feliz que você tenha comentado. Você e seus colegas são muito bem-vindos aqui no blog. Estejam à vontade para fazer as perguntas que quiserem, ok?

    Um abraço!
    Ana Flor

    Ps: Da próxima vez, escreva seu nome, para eu saber. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana é o Vinicius tudo bem, nossa li essa matéria e fiquei impressionado, quando eu li que se não der certo esse novo medicamento, o vírus cria resistência, se for ver foi até bom que não deu certo eu entrar no protocolo para tomar esse novo medicamento...Meu médico me ligou hoje vou começar o tratamento convencional na sexta, espero que corra tudo bem, uma boa semana..........

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, tudo bem?

    Por acaso você tem conhecimento se esses novos medicamentos estarão contemplados na portaria do Ministério da Saúde, para tratamento da Hepatite C ?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Vinicius,
    Espero que tenha corrido tudo bem em sua primeira aplicação hoje. Respondi seu contato por email.

    Olá, Daickson! Depois dos medicamentos serem aprovados pela Anvisa, ainda será necessária a revisão do protocolo para a sua inclusão no tratamento disponibilizado pelo SUS. Aí serão discutidos, por exemplo, os critérios de atendimento - possivelmente os novos remédios não estarão disponíveis para todos os portadores, como hoje o interferon peguilado não está.
    Quanto tempo levará todo esse trâmite? Não dá pra prever. Mas o certo é que, após a aprovação pela Anvisa, algumas pessoas deverão procurar a justiça solicitando que o Estado arque com o tratamento.
    Agora é esperar para ver - e pressionar se for preciso.

    ResponderExcluir
  6. oi ana adorei suas informaçoes,foi muito util para mim.tenho hepatite c e já fiz 3 tentativas com os medicamento e nao deu certo.cai minha imunidade e as plaquetas,ai tenho que parar .será que vai sair algum medicamento,que faça levantar a imunidade junto com o interferon e a ribavirina,muito obrigada meu nome é lilian

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, gostei muito desta matéria, pois esclareceu muito sobre o novo medicamento que está chegando no Brasil, sou portador da hepatite C com genótipo 1 e já passei pelo tratamento convencional por 1 ano e meio e meu organismo não respondeu como esperado e estou aguardando com ansiedade este novo medicamento.
    Gostaria de saber como elaborou essas informações?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde gostei da materia,mas fiquei mto pensativa.sou portadora da hepatitec genotimo1 eja passei por dois tratamentos,o primeiro foi 13 meses e o segundo de 5 meses.tive mais efeito colateral com a medicacao do que benefificios.agora repeti a biopsia e o resultado e estagio de fibrose deu f4, sinal que ja esta bem avancada.a medica ja fez um novo pedido de biopsia para comfirmar o grau da fibrose.nao gosto nem de imaginar ter que comecar o retratamento, eu fico mto mal. e minha saude e bem complicada.ja me curei de um cancer nos orgaos limfaticos cujo o nome limfoma de hodkins,deus me deu a vitoria depois de mta luta.so que devido ao cancer eu tive que tirar o baco.depois fiquei himpertensa,tirei a visicula por causa de pedra,enfim meu corpo e orgaos ja foi bem maltratados com drogas pesadas e medicacacao fortes, resumido estou bem desanimada e cansada de tanta medicacao, medico,stc...mas deus vai me dar forca,para mim e para todos.

      Excluir
  8. oi ana então meu marido tem a epatite c mais ñ quer se tratar ele ate começou mais paraou isso ja faz um ano ele tem a barriga garnde agora, tem fortes dores no corpo emagreceu uns 15 kilos , bebe mt ainda eu ja ñ sei mais o que fazer qual eo risco ou melhor tem mt tmp de vida uma pessoa que vive desse geito sei que vc ñ e deus pra saber mais vc pode me ajudar pq estou meia perdida com td isso obrigada meu nome e christina um bj

    ResponderExcluir
  9. julio cesar dos santos porto27 de dezembro de 2011 às 20:20

    meu nome é julio sou portador do virus c genótipo3a eu então não poderei utilizar o novo medicamento pois ele é para o genotipo 1 então os paciente que não respondem bem com interferon e ribavirina do genótipo2ou3 podem comprar o caixão e a cova no cemitério porque o medicamento não e indicado e o virus vai continuar agindo no seu organismo até te matar infelismente nimguem se preocupa

    ResponderExcluir
  10. julio cesar dos santos porto27 de dezembro de 2011 às 20:28

    os novos medicamentos são para o genótipo 1 eu sou genotipo 3 e estou no segundo tto conclusão os portadores da hepatite c com grnotipo 2e3 que não responderam ao tto com interferon e ribavirina contam com milagre para sobreviver se não pode comprar o caixão pois o virus continua ativo e só pode viver um vc ou o virus infelismente

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana, tbm fui infectada com a hepatite c quando tinha quatro anos descobri quando estava com 32 numa doação de sangue.Já fiz o tratamento por 4 meses,tive que interromper pois desenvolvi várias doenças psiquiatricas como depressão, sindrome de panico,transtorno bipolar,alucinações, delirios,visoes etc.Fiquei arrassada ainda quando a médica me disse que tinha tendencia á loucura por isso que a medicação me fez tão mal.Hoje estou me informando mais sobre a doença me dá esperança saber que tem outros medicamentos,quem sabe esse me ajude, e eu não precise ouvir mais que tenho tendencia á loucura como a médica me disse.Um bj e obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana , adorei os seus comentários , meu marido tem hepatite c e há 2 anos passou por um transplante de figado e agora em maio começará o tratamento com essa nova droga.Ele também tem o privilégio de ser tratado por um dos maiores médicos do Brasil , Dr. Sergio Mies.

    ResponderExcluir
  13. Pessoas portadoras de Hepatite c podem usar alpites (milho de passarinho) para melhorar a enfermidade do fígado, pois a gramínea produz hepatócitos.....eu e vários pessoas amigas portadoras de problemas renais e hepáticos estão tomando o leite de ensimas do alpistes e estão melhorando.....por favor pesquise sobre o assunto.....
    Gustavo

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Parabéns pela iniciativa de se engajar nesta causa, procurando tornar a vida das pessoas com Hepatite mais leve transmitindo mensagens de conforto e esperanca.
    descobri que tinham a doença em 2001, que deve ter começado na minha vida no nascimento, já que foi única época em que sofri transfusão de sangue.
    Já passei por 2 tratamentos, um com interferon e outro com interferon peguilado, ambos acompanhados com ribaverina. Negativei ao final do segundo tratamento mas os vírus retornaram 6 meses depois.
    Fui contemplado para estar iniciando novo tratamento com o Victrelis (Boceprevir)e devo estar iniciando no final de maio, quando conseguirei obter os demais remédios, interferon e ribaverina no sus.
    Desde 2007 não fiz nova biopsia, no entanto, já indicava F2. Como estou tendo esta oportunidade e existe uma maior possibilidade de cura vou enfrentar mais essa batalha com as esperanças redobradas de cura.
    Posso estar postando sobre o novo tratamento informando dos efeitos e respostas, ok!?
    Abraco, Gustavo

    ResponderExcluir
  15. sou portadora da hepatite c e vou ter que voltar ao tratamento ,pois o virus s voltarão.que devo fazer?

    Obrigada se responder-me.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Ana, tudo bem?
    Sou Katia, em 2006, descobri que tinha o virus Hepatite C, e a familia tambem fez exames, minha filha de 18 anos, tambem era positiva, foi um ano de tratamento duplo, ela negativou no 4 mes,semana passada, fez o quarto ano de negatividade, sempre um momento de júbilo, Graças a Obra Divina, fiquei ate agora esperando, pois para mim só os remédios novos.
    Comecei em março, ( Boceprevir) iniciando o segundo mes, há reações, mas não tão severas, pelo menos até agora, são 16 comprimidos por dia, contando com as 4 Ribaverinas, o que me fez mal, mais no inicio do que agora, foi o estômago.
    O resto, nenhuma novidade para quem ja fez 1 ano do outro tratamento.
    Se houver novidades, postarei em seu blog, pois creio que é sempre é uma ajuda. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  17. tenho hepatite C tipo(1) comecei o tratamento com interferon e ribavirina na sexta feira! boa sorte para nos abraço.

    ResponderExcluir
  18. Ola sou portador da epatite sub tipo 1 foi iniciado o tratamento
    a oito meses mas nao tive exito com a ribavirina e o interferom
    estou na fila dos novos medicamentos os tratamento com este tipo
    de remedio os proficionais devem ter mais cautela com os p acientes devido as medicoes afetam o pescologico das pessoas
    os medicos nao perderao os pacientes de epatite c mas perderao
    1por loucura e debilitacao o ministerio da saude sabe do surto da epatite c mas nesta terra de merda os pobres sao os mais afetados porque nao temos dinheiro para pagar os tratamento adquado mas como eu falo o pobre e que nem lombriga se sair da bosta morre.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia fiz o tratamento com ribavirina e interferon, mas a resposta a meu tratamento não foi positiva, terminei em agosto do ano passado sou portador do viruss tipo 1, gostaria de saber quanto tempo devo esperar para fazer o novo tratamento lançado neste mes. O boceprevir ou telaprevir. Fico grato pela atenção e aguardo ancioso pela resposta.
    Grato
    Godoy

    ResponderExcluir
  20. marly 30 de julho 2012 tenho hepatite c genotipo 1 mais fan + 1/160 ainda não fiz a biopicia esta marcada para o dia 14 deste mes gostaria de sua orientação em relação aõ tratamento devido eu ter o lupos obrigada

    ResponderExcluir
  21. OI Flor...vc pode nos dizer quem é seu médico? Gostaria de agendar uma consulta com ele.

    ResponderExcluir
  22. É um sofrimento saber que tem essa doenca muito ruim,estava tentando engravidar quando descobri que tenho hepatite c,estou aguardadndo a biopsia mas ando muito triste e deprimida,nao tive coragem de falar pro meu marido pois esta tao feliz com a supostab chegada do filho que nao sei como acabar com o sonho dele,fase triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO FIQUE TRISTE ,CONVERSE COM SEU MÉDICO E TENHA FÉ . TUDO VAI DAR CERTO TENHO CERTEZA. BEIJOS

      Excluir
  23. LUCIANA
    TENHO HET C GEN 1 ,NEGATIVEI EM 4 SEMANAS,MAS AS VEZES DA MEDO ,E QDO PARAR O TRATAMENTO O VIRUS VOLTAR ? ESTOU NA METADE DO TRATAMENTO ANDO SOFRENDO UM BOCADO ,MAS ESTOU TRABALHANDO E MINHA MÉDICA É UMA PESSOA MARAVILHOSA (DEUS A ILUMINE) , estou com anemia ,as vezes choro ,as vezes estou otima ,quase careca kkk, só emagreci 4k ,não aguento andar subir escadas ,mas trabalho e estou seguindo enfrente com medo incerteza ,as vezes esqueço a coceira que tive ,as feridas no nariz e ate os furunculos, febres e dores que vão e voltam,e aquelas boqueiras,hj ate acho que tudo só me fortaleceu e deu mais vontade de sarar.......... sabe eu tomava uma cerveja as vezes, e cheguei ate sonhar que saia pelo chuveiro e eu bebia kkkkkk agora so penso em minha saúde. hj é quinta e amanha é dia de agulhada ..........o legal é os pacientes sempre solidários e amorosos . BOA SORTE E QUE DEUS NOS ILUMINE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leandro
      gente descobri que tinha hepatite aos 24 anos e me deu a aguda, fui au medico e o mesmo me mandou tratar em casa .tomando um remedinho.
      depois de um mês ele me falou que eu estava curado e so nao podia doar sangue, eu muito inocente nem sabia que doença era essa sai feliz agradecendo o médico e segui minha vida.isso tudo foi em 2007.
      em 2013 estava na estaçao do metro bras e estavam fazendo o exame e fiz ela me falou que estava com hepatite c o meu mundo caiu gente nao vou fala muito pretendo escrever um livro sobre isso. mas iniciei o tratamento em 03/01/2016, na quarte semana eu negativei por fe em deus nossa senhora e sao jorge deus e maravinhoso deus e tudo e tenho serteza que ja me curei em nome de deus se auguem quiser trocar experiencias me chame no wtzap 011 981970379 sao paulo terei um enorme prazer em responder e trocar ideias tenham fé ela move montanha o remedio nem ta me fazento tanta reação.

      Excluir
    2. Muito bom amigo vou Fazer também obg

      Excluir
  24. Descobri que tenho hepatite c em agosto, já fiz todos os exames e não sei se começo o tratamento os espero pelos novos medicamentos que "devem sair em 2015" e gostaria da opinião de vcs. então vamos aos dados:

    tenho 45 anos - e acredito que tenho hepatite a 28 anos

    meu genótipo é o 3a
    carga viral baixa 43.368 un/ml
    minhas transaminases estão sempre em: tgo normal 33 e tgp 55 um pouquinho alterada.

    resultado da biopsia : f1 a1 com leve atividade

    se em 28 anos chegou nos niveis f1 a1 acredito que devo esperar. o que vcs acham?

    P.S Nestes ultimos 28 anos bebia todos os finais de semana consideravelmente. Somente agora que parei.

    ResponderExcluir
  25. O duro é esperar sem saber quanto tempo ira levar para que nos esteja disponível o medicamento mais novo, que vira depois do telaprevir e boceprevir que ainda será lançado.

    ResponderExcluir
  26. estou ansiosa e esperançosa por este tratamento.

    ResponderExcluir
  27. estou ansiosa, aguardando o remédio pra a cura,eu creio,estou confiante.

    ResponderExcluir
  28. tenho hepatite c auto himuni,estou aguardando o novo interferon, o primeiro não deu certo não mato os virus,mais este vai dar e mais forte,eu creio.

    ResponderExcluir
  29. Olá li seus documentario e cada vez que leio algo sobre essa doença .. fico mau á 8 meses descobrir que tenho hepatite c.. graças a deus meu marido ñ pegou .. já fiz os exames ..e o meu genotipo é o 1 .e a garga muito muito muito baixa ao ponto de ñ precisar do tratamento .. mas mesmo assim fico com meus medos .. todos os depoimentos que vejo pessoas que tem o genetipo 1 fazem o tratament e ñ responde .. fico em panico. tenho huma filha e ñ tive coragem de saber se ela tem ou ñ ..pois ñ sabemos como obtive isso .. já pensamos de tudo e nada vem .. sou casada e bem casada e isso abalou muito minha vida! tinha planos em gravidar daqui 2 anos mas qd tive essa noticia me desanimou muito tenho novos exames para daqui a dois meses para saber se preciso ou ñ fazer o tratamento mas com os plnos para hum novo menbro .. na familia já ñ sei mas . O que faço meu medo é fazer o tramento se for preciso e ñ resultar . me ajude.. mesmo depois do tratamento tenho condiçoes de ter hum filho normal? ou tem perigo de o feto ter algo .. são tantas as duvidas. são tantos os medos. brigado . tmdc.Me responda por favor logo que der.

    ResponderExcluir
  30. descobri que tinha hepatite c em setembro de 2012,fiz todos os exames e comecei o tratamento a uma semana com interferon e ribavirina,minha genotipagem é 3 e devido ao meu estilo de vida,altura e peso,o meu médico disse que a possibilidade de cura é de mais de 80%,pois os meu exames deram todos ok,não precisei nem fazer biopsia,devido ao exame dopler abdominal,meu figado estava do tamanho normal com nenhuma anomalia,espero só não sentir efeitos colaterais,um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  31. Oi flor fui infectada aos 18 anos no parto e descobri que tinha HC tipo1 f1 aos 44 anos,hoje com 50 vou fazer minha segunda biopsia.Quando eu descobri 6 anos atras, procurei uma medica que indicou ribavirina e interferon eu quis uma segunda opiniao e procurei outra que me explicou ser um tratamento muito agressivo, que ainda nao havia necessidade , e poderia aparecer nesse tempo um outro tratamento sem tantos efeitos colaterais.Estou fazendo acompanhamento com exames apenas, e a espera desse resultado para ver no que vai dar.Tenho uma duvida muito grande. Sera que fiz a escolha certa ? o que voce teria feito.Por favor me responda e muito importante.

    ResponderExcluir
  32. Eu fiz exatamente a mesma escolha que você no início. Tudo depende apenas do resultado das biópsias. Se o seu grau de fibrose aumentar, possivelmente sua médica mudará a orientação e lhe indicará o tratamento. Mas enquanto estiver F1, eu concordo PLENAMENTE que não há porque passar pelo tratamento com interferon e ribavirina, diante de tantas pesquisas promissoras com medicamentos menos agressivos.

    Boa sorte com seu resultado!

    Um abraço,
    Ana Flor

    ResponderExcluir
  33. ola boa tarde descobri que tenho hepatite c genotipo 3 porem ainda não comecei o tratamento pois tenho um retorno dia 6 de agosto para receber as ultimas recomendaçoes medicas para ver qual os tratamentos queros saber e quanto custa o tratamento da hepatite c

    ResponderExcluir
  34. ola boa tarde descobri que tenho hepatite c genotipo 3 porem ainda não comecei o tratamento pois tenho um retorno dia 6 de agosto para receber as ultimas recomendaçoes medicas para ver qual os tratamentos queros saber e quanto custa o tratamento da hepatite c

    ResponderExcluir

Oi! Que legal que vc vai escrever alguma coisa! Assim, vc ajuda a "dar alma" ao blog.
Gostou? Não gostou? Quer dar sua opinião? Acrescentar mais alguma coisa? Compartilhar sua experiência? Será muito bem-vindo!
Um abraço!


PS: Fique atento que os comentários são indexados pelo Google. Portanto, se você quiser permanecer anônimo, não comente usando sua conta do Google, mas sim como "anônimo" ou com um nome fictício, ok?